segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

O que fazer com os computadores na escola

O que fazer com os computadores na escola

RISCHBIETER, Luca. O que fazer com computadores na escola. In___: Pátio Revista Pedagógica. Porto Alegre: Artes Médicas Sul. V. 1, n. 47, ago/out. 2008.

Resumo[1]

Por:

Roberlene Gomes, Gilvanei Xavier, Ana Técia Oliveira, Juciene Oliveira, Digney Sousa[2]

Segundo as informações apresentadas pelo seguinte texto, foi analisando a importância e a diferença que a tecnologia traz. Para que uma escola se torne diferenciada e eficaz em seus ensinamentos, se torna necessário sai dos estudos tradicionais, tendo como foco só o livro didático, e se especializar quanto ao uso adequado da tecnologia e seus programas educacionais. A tecnologia vem de certa forma facilitar e melhorar o ensino e o desenvolvimento intelectual do aluno serve também de grande ajuda para os professores renovar métodos e sues projetos, como também suas metodologias, tornando mais objetivo e criativo, transformando em uma escola mais eficiente, criativas e atrativas para todos. Em alguns critérios importantes da tecnologia a mesma favorece um bom desempenho quanto á aprendizagem e desenvolvimento entre as crianças jovens e adolescentes. Nas escolas que tem esses recursos tecnológicos é bastante visível o avanço na educação. Quanto ás escolas que não disponibilizam esses recursos necessários, logicamente não é tão visível assim esses avanços que se faz necessário a educação, tomamos como exemplo a realidade das escolas dos nossos municípios, em que enfrentam problemas com alunos que não tem conhecimento e habilidade em redes sociais que venham desperta informações nos currículos tecnológicos, pratico e teórico. Por isso o setor educativo antes de equipar as escolas se faz necessário capacitar os profissionais da educação para facilitar seu desempenho e desenvolvimento tecnológico.




[1] Trabalho solicitado em Seminário Temático pelo Profº Esp. Charles Maycon de Almeida Mota.
[2] Graduandos do 5º do curso de Pedagogia da Faculdade Regional de Riachão do Jacuípe – FARJ.  

8 comentários:

  1. Realmente a tecnologia vem acrescentar no ensino, tornando a aula mais interessante motivando e melhorando o desenvolvimento intelecto do aluno,porém para se tornar possível não basta apenas computadores em perfeito estado e sim espaço físico adequado e profissionais qualificados.

    Por Rosângela Santana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Além de tudo isso que foi citado, é necessário um bom planejamento.

      Excluir
  2. Com certeza, o uso das novas tecnologias só vem agregar praticas e técnicas ao modo de ensinar. Um ponto que acho importante, é que, varias biblioteca fornecem seus conteúdos online e muitos deles gratuitos. Por exemplo, você pode ler uma obra exclusiva que só está disponível em um continente do mundo ou um artigo de qualquer universidade do mundo, mesmo sem saber o idioma em que foi postado, a tecnologia hoje em dia oferece excelentes ferramentas para traduzir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Vanuza, devemos tornar esta tecnologia uma aliada constante às nossas aulas.

      Excluir
  3. Os recursos tecnológicos hoje oferecido em algumas escolas de boa qualidade traz grandes avanços e oferece aos seus alunos uma melhor condição para adquirir uma boa formação acadêmica e preparando os para o mercado de trabalho.

    Por Leopoldina Silva

    ResponderExcluir
  4. E o que podemos fazer para que os recursos tecnológicos existentes em nossas escolas sejam utilizados de fato com tecnologia educacional?

    Gostei de seu comentário Leopoldina.

    ResponderExcluir
  5. O uso desses avanços tecnológicos são muito importantes quando são bem utilizados e se tem acesso livre pra todos, mas realmente falta capacitação para se levar adiante esse tipo de necessidade, não adianta ter computadores nas escolas se vivem trancados em salas sem poder ser utilizados por falta de profissionais qualificados.

    ResponderExcluir
  6. Diante das novas tecnotogia podemos ter uma aula prazerosa facilitando oaprendizado do aluno.
    por Fransueli

    ResponderExcluir