quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Informática para todos

Tema: Informática para todos[1]

Justificativa

Com os avanços tecnológicos mundialmente, ainda encontram-se espaços escolares onde, a acessibilidade à informática é limitada, e mesmo assim é precária. Em algumas localidades escolares é possível encontrar equipamentos armazenados, por falta de espaço físico adequado, em outras com equipamentos e espaços disponíveis, mas, não há um profissional qualificado para determinada função.
Devido a essa problemática, foi criado esse projeto afim de que seja solucionado, para que todos os alunos façam parte de inclusão digital.

Objetivos

Geral

Proporcionar a todos os alunos o acesso e aprendizagem adequada a informática.

Específicos

·       Disponibilizar de espaço físico adequado;
·       Organizar os equipamentos em perfeita condições de uso, devidamente instalados;
·       Contratar de profissionais qualificados;
·       Direcionar todos os alunos ao acesso à informática.

Metodologia

Diagnosticar as escolas que tenham tais necessidades através de visitas e entrevistas aos gestores, verificar se a realidade condiz com os relatos.
Fiscalizar como estão sendo e aplicada as verbas que são direcionadas para esse fim. Apresentar aos gestores uma contra proposta de como utilizar os métodos apresentados.

Referência

CORRÊA, Juliane. Educação a distância e contextos educativos. In___: Pátio Revista Pedagógica. Porto Alegre: Artes Médicas Sul. V. 1, n. 41, fev/abr. 2007.


KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias também servem para fazer educação. ___In: Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. 2 ed. Campinas, SP: Papirus, 2007. p. 43 – 62.


PECK, Patrícia; SLEIMAN, Cristina. O uso ético e legal da tecnologia dentro e fora da sala de aula. In___: Pátio Revista Pedagógica. Porto Alegre: Artes Médicas Sul. V. 1, n. 44, nov 2007/jan. 2008.


RAMAL, Andrea. Quem mexeu na minha sala de aula? In___: Pátio Revista Pedagógica. Porto Alegre: Artes Médicas Sul. V. 1, n. 50, mai/jul. 2009.


RISCHBIETER, Luca. O que fazer com computadores na escola. In___: Pátio Revista Pedagógica. Porto Alegre: Artes Médicas Sul. V. 1, n. 47, ago/out. 2008.


SARTORI, Ademilde Silveira; MOREIRA, Patrícia Justo. Museus e ciberespaço. In___: Pátio Revista Pedagógica. Porto Alegre: Artes Médicas Sul. V. 1, n. 48, nov 2008/jan 2009.




[1] Atividade produzida pelos graduando do curso de Pedagogia Aline Lopes, Claudinete Argolo, Edvelter Santana, Liliane Oliveira, Luana Sousa, Maria Aparecida e Rosângela Santana, solicitada na disciplina Mídias e Educação pelo Prof. Esp. Charles Maycon de Almeida Mota.

2 comentários:

  1. eu gilvanei xavier da silva, gostei bastante do coméntario das meninas de gavião, é importante que esses profissionais passem por este processo tecnologico de forma contínua, trazendo para os alunos grandes conhecimentos nessa aprendizagem.

    ResponderExcluir
  2. com os avanços tecnológicos, é de suma importância que os profissionais se adequem a esses tipos de avanços e que sejam inclusos em salas de aulas para que todos tenham acesso livre a tecnologia.

    ResponderExcluir