Tema: Como usar os computadores na
escola.[1]
Justificativa
Podemos
perceber que em muitas escolas existem computadores e que os mesmos não estão
sendo utilizados por falta de profissionais capacitados para desenvolver um
trabalho produtivo na área da tecnologia, ou por falta de interesse da
Administração Pública para um desenvolvimento eficaz.
Nesse sentido,
notamos a importância do uso dos computadores nas salas de aula, e de
profissionais capacitados para desenvolver métodos e que tenham metodologia
diferenciada, para que os alunos venham ser beneficiados e capazes de
desenvolverem seu intelecto. Para isso acontecer se faz necessário que todos os
profissionais que trabalham no estabelecimento escolar, como também, os pais e
os alunos, estejam unidos nessa missão, cobrando, discutindo de que maneira
cada um pode ajudar para que a tecnologia esteja ao alcance de todos, enfim, que
todos continuem unidos, empenhados tendo o mesmo objetivo.
Diante dessas
demandas, desenvolveremos este projeto Como usar os computadores na escola.
Objetivos
Geral
Possibilitar
o uso dos computadores na sala de aula de forma eficaz.
Específicos
· Proporcionar aos profissionais a capacitação adequada para o uso
tecnológico dos computadores.
· Refletir sobre um local específico para montar o laboratório de
informática.
· Proporcionar uma reflexão referente a importância da tecnologia e seu avanço.
Metodologia
Promover uma
parceria entre a escola e o poder executivo para trazer um profissional na área
da tecnologia com o objetivo de capacitar os profissionais da educação, para
que esses aprendam a manusear os computadores, para que a instituição educacional
desfrute dos programas educacionais.
Quanto aos
computadores, os mesmos devem estar em um local apropriado em que todos os
alunos tenham acesso aos mesmos.
Apresentaremos
vídeo com tema referente a tecnologia e seu avanço, utilizando computador,
retroprojetor, dvd, facilitando os trabalhos durante a capacitação que será
desenvolvida. Em seguida aplicaremos atividade teórica e prática envolvendo os
assuntos abordados.
CORRÊA,
Juliane. Educação a distância e
contextos educativos. In___: Pátio Revista Pedagógica. Porto Alegre: Artes Médicas
Sul. V. 1, n. 41, fev/abr. 2007.
KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias também servem para fazer educação. ___In: Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. 2
ed. Campinas, SP: Papirus, 2007. p. 43 – 62.
PECK,
Patrícia; SLEIMAN, Cristina. O uso ético
e legal da tecnologia dentro e fora da sala de aula. In___: Pátio Revista Pedagógica. Porto Alegre: Artes Médicas Sul. V. 1, n.
44, nov 2007/jan. 2008.
RAMAL,
Andrea. Quem mexeu na minha sala de
aula? In___: Pátio Revista Pedagógica. Porto Alegre: Artes Médicas
Sul. V. 1, n. 50, mai/jul. 2009.
RISCHBIETER,
Luca. O que fazer com computadores na
escola. In___: Pátio Revista Pedagógica. Porto Alegre: Artes Médicas
Sul. V. 1, n. 47, ago/out. 2008.
SARTORI,
Ademilde Silveira; MOREIRA, Patrícia Justo. Museus e ciberespaço. In___: Pátio Revista
Pedagógica. Porto Alegre: Artes Médicas Sul. V. 1, n. 48, nov 2008/jan 2009.
[1] Atividade produzida pelos graduando
do curso de Pedagogia Roberlene Gomes,
Gilvanei Xavier, Ana Técia Oliveira, Juciene Oliveira, Digney Sousa, solicitada
na disciplina Mídias e Educação pelo Prof. Esp. Charles Maycon de Almeida Mota.
Ainda estamos muito carentes de profissionais capacitados para executar tal tarefa, o ideal seria promover um curso de capacitação para os professores poderem ter facilidade em lidar com os recursos tecnológicos, esse projeto lançado acima é uma ótima sugestão.
ResponderExcluirNa verdade o que precisamos é de pessoas qualificadas , muitas vezes temos computadores e falta a qualificação.
ResponderExcluirpor Fransueli