quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Como usar os computadores na escola

Tema: Como usar os computadores na escola.[1]

Justificativa

Podemos perceber que em muitas escolas existem computadores e que os mesmos não estão sendo utilizados por falta de profissionais capacitados para desenvolver um trabalho produtivo na área da tecnologia, ou por falta de interesse da Administração Pública para um desenvolvimento eficaz.
Nesse sentido, notamos a importância do uso dos computadores nas salas de aula, e de profissionais capacitados para desenvolver métodos e que tenham metodologia diferenciada, para que os alunos venham ser beneficiados e capazes de desenvolverem seu intelecto. Para isso acontecer se faz necessário que todos os profissionais que trabalham no estabelecimento escolar, como também, os pais e os alunos, estejam unidos nessa missão, cobrando, discutindo de que maneira cada um pode ajudar para que a tecnologia esteja ao alcance de todos, enfim, que todos continuem unidos, empenhados tendo o mesmo objetivo.
Diante dessas demandas, desenvolveremos este projeto Como usar os computadores na escola.

Objetivos
                 
Geral

Possibilitar o uso dos computadores na sala de aula de forma eficaz.

Específicos

·     Proporcionar aos profissionais a capacitação adequada para o uso tecnológico dos computadores.
·     Refletir sobre um local específico para montar o laboratório de informática.
·     Proporcionar uma reflexão referente a importância  da tecnologia e seu avanço.

Metodologia
Promover uma parceria entre a escola e o poder executivo para trazer um profissional na área da tecnologia com o objetivo de capacitar os profissionais da educação, para que esses aprendam a manusear os computadores, para que a instituição educacional desfrute dos programas educacionais.
Quanto aos computadores, os mesmos devem estar em um local apropriado em que todos os alunos tenham acesso aos mesmos.
Apresentaremos vídeo com tema referente a tecnologia e seu avanço, utilizando computador, retroprojetor, dvd, facilitando os trabalhos durante a capacitação que será desenvolvida. Em seguida aplicaremos atividade teórica e prática envolvendo os assuntos abordados.

Referências

CORRÊA, Juliane. Educação a distância e contextos educativos. In___: Pátio Revista Pedagógica. Porto Alegre: Artes Médicas Sul. V. 1, n. 41, fev/abr. 2007.


KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias também servem para fazer educação. ___In: Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. 2 ed. Campinas, SP: Papirus, 2007. p. 43 – 62.


PECK, Patrícia; SLEIMAN, Cristina. O uso ético e legal da tecnologia dentro e fora da sala de aula. In___: Pátio Revista Pedagógica. Porto Alegre: Artes Médicas Sul. V. 1, n. 44, nov 2007/jan. 2008.


RAMAL, Andrea. Quem mexeu na minha sala de aula? In___: Pátio Revista Pedagógica. Porto Alegre: Artes Médicas Sul. V. 1, n. 50, mai/jul. 2009.


RISCHBIETER, Luca. O que fazer com computadores na escola. In___: Pátio Revista Pedagógica. Porto Alegre: Artes Médicas Sul. V. 1, n. 47, ago/out. 2008.


SARTORI, Ademilde Silveira; MOREIRA, Patrícia Justo. Museus e ciberespaço. In___: Pátio Revista Pedagógica. Porto Alegre: Artes Médicas Sul. V. 1, n. 48, nov 2008/jan 2009.


[1] Atividade produzida pelos graduando do curso de Pedagogia Roberlene Gomes, Gilvanei Xavier, Ana Técia Oliveira, Juciene Oliveira, Digney Sousa, solicitada na disciplina Mídias e Educação pelo Prof. Esp. Charles Maycon de Almeida Mota.

2 comentários:

  1. Ainda estamos muito carentes de profissionais capacitados para executar tal tarefa, o ideal seria promover um curso de capacitação para os professores poderem ter facilidade em lidar com os recursos tecnológicos, esse projeto lançado acima é uma ótima sugestão.

    ResponderExcluir
  2. Na verdade o que precisamos é de pessoas qualificadas , muitas vezes temos computadores e falta a qualificação.
    por Fransueli

    ResponderExcluir