terça-feira, 17 de dezembro de 2013

O uso ético e legal da tecnologia dentro e fora da sala de aula

O uso ético e legal da tecnologia dentro e fora da sala de aula

PECK, Patrícia; SLEIMAN, Cristina. O uso ético e legal da tecnologia dentro e fora da sala de aula. In___: Pátio Revista Pedagógica. Porto Alegre: Artes Médicas Sul. V. 1, n. 44, nov 2007/jan. 2008.

Resumo[1]
Por:
Fransueli Almeida da S. Souza, Leopodina S. Silva, Maria Neide S. Carvalho, Marcilon S. da Visitação, Vanuza dos R. Silva.[2]

O presente texto estudado tem como objetivo discutir a importância do uso ético e legal da tecnologia dentro e fora da sala de aula. Percebemos que é de fundamental importância o uso tecnológico, mas requer muito cuidado e, nem sempre é usado de maneira adequado, é preciso conscientizar os jovens de que as boas maneiras existem, não estão fora de moda e se aplicam na comunidade virtual seja qual for a situação. É necessário esta atento, pois temos que utilizar e incentivar o uso correto das tecnologias lembrando que o mau uso pode causar danos como por exemplo pessoas que nega sua identidade e fica iludindo os jovens  a cometer crimes nas redes sociais. Cabe as instituições, professores, e pais orientar os jovens a ter uma boa conduta diante do uso ético e legal da tecnologia. Por tanto, o professor tem o papel muito importante neste novo cenário, além de ser muitas vezes um modelo para o aluno ele tem o contato direto na formação dos mesmos. Diante de tudo isso pais, professores e instituições deve deixar claro para os jovens o que é crime eletrônico e suas consequências, ou seja, o que nas redes pode ser considerado como crime. Essa abordagem deve gerar uma reflexão sobre o que é certo e o que é errado, e o que é perigo, e o que é uma simples brincadeira, e o que pode virar uma ação judicial.     



[1] Trabalho solicitado na disciplina Mídias e Educação pelo Prof. Esp. Charles Maycon de Almeida Mota.
[2] Graduandas do 5º Semestre do Curso de Pedagogia pela Faculdade Regional de Riachão do Jacuípe – FARJ. 

4 comentários:

  1. Realmente, os pais e professores são pessoas que mais tem contato com as crianças e os jovens, tornando assim de suma importância que os mesmos orientem como eles devem usar as redes sociais, tendo muito cuidado quanto as informações dadas , as palavras que devem usar e também o que postar. Os pais necessitam estabelecer horário quanto ao tempo gasto diante ao computador.

    Por: Roberlene Gomes

    ResponderExcluir
  2. A segurança é primordial, no mundo virtual não é diferente.A segurança da criança e adolescente deve ser zelado principalmente, por pais e professores,conscientizado,orientando e acompanhado sempre que possível.Deve ser analisando bem o que vai ser postado, pois pode causar prejuízo e transtornos muitas vezes irreparáveis na vida de quem posta ou da quem foi citado.E quem souber quem comete algum crime e não denuncia torna-se conivente, contribuindo sua propagação e a não punição.
    Por: Rosangela Santana

    ResponderExcluir
  3. Devemos estar muito atento em relação aos avanços tecnológicos, pois sabemos que da mesma forma que nos trazem benefícios podem também ser muito maléficos e trazer grandes consequências para a vida do ser, portanto temos que saber conscientizar nossos alunos ao bom e mal uso desses recursos.

    ResponderExcluir