segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Museus e Ciberespaço



Museus e Ciberespaço

SARTOR, Ademilde Silveira; MOREIRA, Patrícia Justo. Museus e Ciberespaço. In-: Pátio Revista Pedagógica. Porto Alegre: Artes Médicas Sul. V.1, n.48, nov. 2008/ jan. 2009.

Resumo[1]

Por:

Claudinete Argolo, Luana Sousa e Rosângela Santana[2]

 O texto apresenta o significado da palavra museu que, é de origem do vocabulário latino Museum, derivado do grego (mouseion), um local “templo” dedicado a deusa Mnemósine a deusa da memória e das artes, filha de Gaia “Terra” e “Urano” “Céu”, a qual teve nove filhas musas. A princípio a memória era formada somente por meios de cantos e músicas, os gregos usavam a escrita para guardar e proteger sua cultura. Com o passar do tempo o museu passou a usar objetos saqueados para exposição, no final do século XVII, foram usados objetos de coleções particulares por motivos financeiros e status sociais, aberto ao público, com a finalidade de coletar, conservar e pesquisar.Com o crescimento da tecnologia, surgiu a necessidade de facilitar o acesso de maior número de pessoas, ocupando assim as páginas da internet, criando o ciberespaço, museu virtual, sendo o espaço cultural e de comunicação possibilitando qualquer pessoa em qualquer lugar e hora a buscar o conhecimento e aprendizagem, conhecendo histórias e culturas. Apreciamos o texto, porque ele nos mostra que é, imprescindível que também como educandos e educadores, estejamos de mente aberta para termos visão ampla, para sermos adeptos ao novo, sendo de utilidade usarmos o ciberespaço como instrumento pedagógico.



[1]  Trabalho solicitado em Seminário Temático pelo Profº Esp. Charles Maycon de Almeida Mota.
2 Graduandos do 5º do curso de Pedagogia da Faculdade Regional de Riachão do Jacuípe – FARJ. 

7 comentários:

  1. É muito importante guardar e conservar objetos e informações de tempos remotos e também da atualidade que um dia se tornará passado. Hoje não é necessário a pessoa se deslocar para um museu com o objetivo de conhecer e explorar cultura diferente, graças a internet cada um que deseja esses conhecimento tem o livre acesso para ter essas informações. Por: Roberlene Gomes

    ResponderExcluir
  2. É extremamente importante o trabalho que os museus tem, preservando documentos e obras artísticas que a nossa humanidade acumulou, hoje em dia vários amantes da tecnologias aderiram as artes antigas, o Google por exemplo iniciou o Art Project, onde você pode ver várias peças de arte importante da história.

    ResponderExcluir
  3. Não podemos deixar que os avanços da nossa era venham apagar os recursos utilizados no passado, afinal mesmo sendo recursos inferiores comparados com os da atualidade tiveram seus fundamentos importantes naquela época, então é onde entram os museus preservando a história da evolução tecnológica.

    ResponderExcluir
  4. Sabemos que a evolução tecnologica veio para ampliar nossos conhecimentos no campo da pesquisa.
    Fransueli

    ResponderExcluir
  5. O acesso a informação é imprescindível na vida de qualquer ser humano e isso vem a cada dia mais se tornando realidade na vida de muitos, devido ao aparato tecnológico disponível e de baixo custo que a internet, o maior conglomerado de redes de comunicação em escala mundial que oferece informação aberta e de qualidade para o uso de todos. Esse mundo de acesso indiscriminado abre uma série de obrigações para todos uma política de esclarecimento e bom uso desta ferramenta tão preciosa mas dê grande poder para atos maliciosos. Por fim a reunião de informações é imprescindível, mas a veiculação dela é fundamental para que o conhecimento seja levado a todos.

    Por Leopoldina Silva.

    ResponderExcluir