sábado, 22 de fevereiro de 2014

Educação a distância e contexto educativo

CORRÊA,Juliana.Educação a distância e contexto educativo.In_:pátio Revista pedagógica. Porto Alegre: Artes Médicas sul.V.1,n.41,fev/abr.2007.

Resumo[1]

Por:

Cristina Rita Nunes, Jacenilda Alves, Marileide Maria da Silva, Patrícia Moreira, Renata Ferreira, Sidna Vanessa Silva, Telma Mendes, Valdiziane Santos e welliton Lima.[2]

Embasado no texto de Juliana Corrêa, o ensino a distância (EAD) hoje é uma realidade educacional, tanto no campo acadêmico quanto no ensino médio, percebe-se que essa tendência de ensino tem sido adotada por vários segmentos: graduações, pós-graduações, mestrado e doutorado. O ensino a distância no Brasil ainda sofre certa resistência devido à cultura de aula presencial, por isso, é necessário um olhar atento destituído de todo e qualquer tipo de preconceito ou crítica ao indivíduo que está ingresso nesta nova modalidade de ensino (EAD) o educador deve estar na vanguarda tecnológica, pois a realidade atual não permite atuar em sala de aula ou no campo da educação sem estar familiarizado e capacitado para lidar com os recursos tecnológicos e a velocidade de comunicação e informação. Diante dessa afirmação, percebe-se que o ensino a distância é uma realidade crescente e positiva no Brasil dando oportunidade aos desfavorecidos financeiramente, descentralizando dos grandes centros urbanos e ao que podemos chamar de excluído índios, negros, pardos entre outros.



[1] Pelo professor Charles Maycon de A. Mota na disciplina Mídias e Educação.
[2] Pelas graduandas do curso de pedagogia VI semestre pela Faculdade Regional Riachão do Jacuípe – FARJ.
Museu e Ciberespaço

SARTOR, Ademilde Silveira; MOREIRA, Patrícia Justo. Museus e Ciberespaço. In-: Pátio Revista Pedagógica. Porto Alegre: Artes Médicas Sul. V1, n.48, nov.2008/jan.2009.

Resumo [1]

Por:

Adriana Nascimento de Jesus, Ceilza dos Anjos Souza, Nilzete da Silva Batista, Odete Terezinha Carneiro de Lima, Soraia de Sousa Carneiro.[2]

Segundo o autor, no final do século XVIII, o museu passou a ser concebido como um espaço voltado à comunicação de massa. Coletar, conservar e pesquisar era as principais funções, mas a função expositiva passou a ser predominante à medida que a instituição museológica tornou-se pública. Os museus configuram-se como importantes recursos para flexibilizar a ação da escola.  Diante das mudanças culturais, os museus adquiriram possibilidades interativas de intervenção. Possibilitar o acesso a um museu de modo virtual é uma estratégia de divulgação e de pesquisa que contempla a memória e a produção de conhecimento, o que implica processos de produção, circulação e difusão de bens culturais históricos e educacionais por meio do ciberespaço. Ao disponibilizar seu acervo virtualmente, o museu pode estar em diversos espaços ao mesmo tempo e levar a eles história e cultura, possibilitando a aprendizagem em espaços informais para pessoas em qualquer lugar. Um museu virtual pode ser um instrumento pedagógico importante para educadores e educandos, pois coloca o universo das artes e da ciência à disposição do aluno, de forma que este se movimente, navegue pelas obras e pelos documentos utilizando os periféricos de interface e obtenha informações relevantes para a sua aprendizagem. Compreendendo a importância dos museus, verifica-se que a prática em sala de aula torna-se mais dinâmica, pois além de motivar os alunos à pesquisa da arte e da cultura, desperta a curiosidade para os demais conteúdos, favorecendo a interação entre os sujeitos inseridos nesse processo.   


[1] Trabalho realizado na disciplina de Mídias e Educação, pelo professor Charles Maycon, para fins avaliativos.
[2] Graduandas do 6º semestre do curso de Pedagogia da Faculdade Regional de Riachão do Jacuípe – FARJ.

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

O uso do computador na sala de aula como ferramenta de pesquisa na área de ciências

TEMA: O uso do computador na sala de aula como ferramenta de pesquisa na área de ciências[1]

Justificativa

O presente projeto visa usar os computadores nas aulas de ciências como fonte de informação para que venha possibilitar aos educandos uma visão ampla e mais eficaz que valorize seus conhecimentos de forma criativa.
Por isso, os educadores precisa esta atenta aos meios tecnológicos para que venha proporcionar aos alunos de maneira clara e objetiva, fazendo com que os mesmos saibam manusear de forma adequada, prazerosa e valorizando assim o seu aprendizado.
Vate salientar que este projeto tem como finalidade proporcionar a inserção dos alunos no meio digital contribuindo para uma aprendizagem significativa que se adequei as novas tecnologias.

Objetivos

Geral

Possibilitar o uso dos computadores na sala de aula como ferramenta de pesquisa na área de ciências.

Especifico

·       Utilizar os computadores como ferramentas de apoio na sala de aula;
·       Orientar os alunos na elaboração de suas pesquisas;
·       Possibilitar novos conhecimentos sobre os animais nativos de sua região;
·       Inserir os alunos no mundo tecnológico;
·       Incentivar o uso de computadores na elaboração de seus trabalhos escolares;

Metodologia

Este trabalho será desenvolvido da seguinte forma, no primeiro momento os alunos serão convidados para participar de uma conversa informal, ao qual estaremos colhendo dados sobre os conhecimentos prévios acerca do uso do computador. Em seguida iremos utilizar os computadores com internet do espaço educativo para alunos realizarem pesquisa sobre os animais nativos de sua região.
Após as pesquisas os alunos sistematizarão suas descobertas na confecção de um livro, em seguida irão fazer colagens, desenhos e pinturas para realizar as suas produções.
Ao término das produções dos alunos iremos realizar uma exposição e convidar toda a comunidade escolar para conhecer e apreciar todos os trabalhos produzidos a execução do projeto.
 
Referência

CORRÊA, Juliane. Educação a distância e contextos educativos. In___: Pátio Revista Pedagógica. Porto Alegre: Artes Médicas Sul. V. 1, n. 41, fev/abr. 2007.


KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias também servem para fazer educação. ___In: Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. 2 ed. Campinas, SP: Papirus, 2007. p. 43 – 62.


PECK, Patrícia; SLEIMAN, Cristina. O uso ético e legal da tecnologia dentro e fora da sala de aula. In___: Pátio Revista Pedagógica. Porto Alegre: Artes Médicas Sul. V. 1, n. 44, nov 2007/jan. 2008.


RAMAL, Andrea. Quem mexeu na minha sala de aula? In___: Pátio Revista Pedagógica. Porto Alegre: Artes Médicas Sul. V. 1, n. 50, mai/jul. 2009.


RISCHBIETER, Luca. O que fazer com computadores na escola. In___: Pátio Revista Pedagógica. Porto Alegre: Artes Médicas Sul. V. 1, n. 47, ago/out. 2008.


SARTORI, Ademilde Silveira; MOREIRA, Patrícia Justo. Museus e ciberespaço. In___: Pátio Revista Pedagógica. Porto Alegre: Artes Médicas Sul. V. 1, n. 48, nov 2008/jan 2009.




[1] Atividade produzida pelos graduando do curso de Pedagogia Fransueli Almeida da S. Souza, Leopodina S. Silva, Maria Neide S. Carvalho, Marcilon S. da Visitação, Vanuza dos R. Silva, solicitada na disciplina Mídias e Educação pelo Prof. Esp. Charles Maycon de Almeida Mota.

Informática para todos

Tema: Informática para todos[1]

Justificativa

Com os avanços tecnológicos mundialmente, ainda encontram-se espaços escolares onde, a acessibilidade à informática é limitada, e mesmo assim é precária. Em algumas localidades escolares é possível encontrar equipamentos armazenados, por falta de espaço físico adequado, em outras com equipamentos e espaços disponíveis, mas, não há um profissional qualificado para determinada função.
Devido a essa problemática, foi criado esse projeto afim de que seja solucionado, para que todos os alunos façam parte de inclusão digital.

Objetivos

Geral

Proporcionar a todos os alunos o acesso e aprendizagem adequada a informática.

Específicos

·       Disponibilizar de espaço físico adequado;
·       Organizar os equipamentos em perfeita condições de uso, devidamente instalados;
·       Contratar de profissionais qualificados;
·       Direcionar todos os alunos ao acesso à informática.

Metodologia

Diagnosticar as escolas que tenham tais necessidades através de visitas e entrevistas aos gestores, verificar se a realidade condiz com os relatos.
Fiscalizar como estão sendo e aplicada as verbas que são direcionadas para esse fim. Apresentar aos gestores uma contra proposta de como utilizar os métodos apresentados.

Referência

CORRÊA, Juliane. Educação a distância e contextos educativos. In___: Pátio Revista Pedagógica. Porto Alegre: Artes Médicas Sul. V. 1, n. 41, fev/abr. 2007.


KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias também servem para fazer educação. ___In: Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. 2 ed. Campinas, SP: Papirus, 2007. p. 43 – 62.


PECK, Patrícia; SLEIMAN, Cristina. O uso ético e legal da tecnologia dentro e fora da sala de aula. In___: Pátio Revista Pedagógica. Porto Alegre: Artes Médicas Sul. V. 1, n. 44, nov 2007/jan. 2008.


RAMAL, Andrea. Quem mexeu na minha sala de aula? In___: Pátio Revista Pedagógica. Porto Alegre: Artes Médicas Sul. V. 1, n. 50, mai/jul. 2009.


RISCHBIETER, Luca. O que fazer com computadores na escola. In___: Pátio Revista Pedagógica. Porto Alegre: Artes Médicas Sul. V. 1, n. 47, ago/out. 2008.


SARTORI, Ademilde Silveira; MOREIRA, Patrícia Justo. Museus e ciberespaço. In___: Pátio Revista Pedagógica. Porto Alegre: Artes Médicas Sul. V. 1, n. 48, nov 2008/jan 2009.




[1] Atividade produzida pelos graduando do curso de Pedagogia Aline Lopes, Claudinete Argolo, Edvelter Santana, Liliane Oliveira, Luana Sousa, Maria Aparecida e Rosângela Santana, solicitada na disciplina Mídias e Educação pelo Prof. Esp. Charles Maycon de Almeida Mota.

Como usar os computadores na escola

Tema: Como usar os computadores na escola.[1]

Justificativa

Podemos perceber que em muitas escolas existem computadores e que os mesmos não estão sendo utilizados por falta de profissionais capacitados para desenvolver um trabalho produtivo na área da tecnologia, ou por falta de interesse da Administração Pública para um desenvolvimento eficaz.
Nesse sentido, notamos a importância do uso dos computadores nas salas de aula, e de profissionais capacitados para desenvolver métodos e que tenham metodologia diferenciada, para que os alunos venham ser beneficiados e capazes de desenvolverem seu intelecto. Para isso acontecer se faz necessário que todos os profissionais que trabalham no estabelecimento escolar, como também, os pais e os alunos, estejam unidos nessa missão, cobrando, discutindo de que maneira cada um pode ajudar para que a tecnologia esteja ao alcance de todos, enfim, que todos continuem unidos, empenhados tendo o mesmo objetivo.
Diante dessas demandas, desenvolveremos este projeto Como usar os computadores na escola.

Objetivos
                 
Geral

Possibilitar o uso dos computadores na sala de aula de forma eficaz.

Específicos

·     Proporcionar aos profissionais a capacitação adequada para o uso tecnológico dos computadores.
·     Refletir sobre um local específico para montar o laboratório de informática.
·     Proporcionar uma reflexão referente a importância  da tecnologia e seu avanço.

Metodologia
Promover uma parceria entre a escola e o poder executivo para trazer um profissional na área da tecnologia com o objetivo de capacitar os profissionais da educação, para que esses aprendam a manusear os computadores, para que a instituição educacional desfrute dos programas educacionais.
Quanto aos computadores, os mesmos devem estar em um local apropriado em que todos os alunos tenham acesso aos mesmos.
Apresentaremos vídeo com tema referente a tecnologia e seu avanço, utilizando computador, retroprojetor, dvd, facilitando os trabalhos durante a capacitação que será desenvolvida. Em seguida aplicaremos atividade teórica e prática envolvendo os assuntos abordados.

Referências

CORRÊA, Juliane. Educação a distância e contextos educativos. In___: Pátio Revista Pedagógica. Porto Alegre: Artes Médicas Sul. V. 1, n. 41, fev/abr. 2007.


KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias também servem para fazer educação. ___In: Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. 2 ed. Campinas, SP: Papirus, 2007. p. 43 – 62.


PECK, Patrícia; SLEIMAN, Cristina. O uso ético e legal da tecnologia dentro e fora da sala de aula. In___: Pátio Revista Pedagógica. Porto Alegre: Artes Médicas Sul. V. 1, n. 44, nov 2007/jan. 2008.


RAMAL, Andrea. Quem mexeu na minha sala de aula? In___: Pátio Revista Pedagógica. Porto Alegre: Artes Médicas Sul. V. 1, n. 50, mai/jul. 2009.


RISCHBIETER, Luca. O que fazer com computadores na escola. In___: Pátio Revista Pedagógica. Porto Alegre: Artes Médicas Sul. V. 1, n. 47, ago/out. 2008.


SARTORI, Ademilde Silveira; MOREIRA, Patrícia Justo. Museus e ciberespaço. In___: Pátio Revista Pedagógica. Porto Alegre: Artes Médicas Sul. V. 1, n. 48, nov 2008/jan 2009.


[1] Atividade produzida pelos graduando do curso de Pedagogia Roberlene Gomes, Gilvanei Xavier, Ana Técia Oliveira, Juciene Oliveira, Digney Sousa, solicitada na disciplina Mídias e Educação pelo Prof. Esp. Charles Maycon de Almeida Mota.

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

O uso ético e legal da tecnologia dentro e fora da sala de aula

O uso ético e legal da tecnologia dentro e fora da sala de aula

PECK, Patrícia; SLEIMAN, Cristina. O uso ético e legal da tecnologia dentro e fora da sala de aula. In___: Pátio Revista Pedagógica. Porto Alegre: Artes Médicas Sul. V. 1, n. 44, nov 2007/jan. 2008.

Resumo[1]
Por:
Fransueli Almeida da S. Souza, Leopodina S. Silva, Maria Neide S. Carvalho, Marcilon S. da Visitação, Vanuza dos R. Silva.[2]

O presente texto estudado tem como objetivo discutir a importância do uso ético e legal da tecnologia dentro e fora da sala de aula. Percebemos que é de fundamental importância o uso tecnológico, mas requer muito cuidado e, nem sempre é usado de maneira adequado, é preciso conscientizar os jovens de que as boas maneiras existem, não estão fora de moda e se aplicam na comunidade virtual seja qual for a situação. É necessário esta atento, pois temos que utilizar e incentivar o uso correto das tecnologias lembrando que o mau uso pode causar danos como por exemplo pessoas que nega sua identidade e fica iludindo os jovens  a cometer crimes nas redes sociais. Cabe as instituições, professores, e pais orientar os jovens a ter uma boa conduta diante do uso ético e legal da tecnologia. Por tanto, o professor tem o papel muito importante neste novo cenário, além de ser muitas vezes um modelo para o aluno ele tem o contato direto na formação dos mesmos. Diante de tudo isso pais, professores e instituições deve deixar claro para os jovens o que é crime eletrônico e suas consequências, ou seja, o que nas redes pode ser considerado como crime. Essa abordagem deve gerar uma reflexão sobre o que é certo e o que é errado, e o que é perigo, e o que é uma simples brincadeira, e o que pode virar uma ação judicial.     



[1] Trabalho solicitado na disciplina Mídias e Educação pelo Prof. Esp. Charles Maycon de Almeida Mota.
[2] Graduandas do 5º Semestre do Curso de Pedagogia pela Faculdade Regional de Riachão do Jacuípe – FARJ. 

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

O que fazer com os computadores na escola

O que fazer com os computadores na escola

RISCHBIETER, Luca. O que fazer com computadores na escola. In___: Pátio Revista Pedagógica. Porto Alegre: Artes Médicas Sul. V. 1, n. 47, ago/out. 2008.

Resumo[1]

Por:

Roberlene Gomes, Gilvanei Xavier, Ana Técia Oliveira, Juciene Oliveira, Digney Sousa[2]

Segundo as informações apresentadas pelo seguinte texto, foi analisando a importância e a diferença que a tecnologia traz. Para que uma escola se torne diferenciada e eficaz em seus ensinamentos, se torna necessário sai dos estudos tradicionais, tendo como foco só o livro didático, e se especializar quanto ao uso adequado da tecnologia e seus programas educacionais. A tecnologia vem de certa forma facilitar e melhorar o ensino e o desenvolvimento intelectual do aluno serve também de grande ajuda para os professores renovar métodos e sues projetos, como também suas metodologias, tornando mais objetivo e criativo, transformando em uma escola mais eficiente, criativas e atrativas para todos. Em alguns critérios importantes da tecnologia a mesma favorece um bom desempenho quanto á aprendizagem e desenvolvimento entre as crianças jovens e adolescentes. Nas escolas que tem esses recursos tecnológicos é bastante visível o avanço na educação. Quanto ás escolas que não disponibilizam esses recursos necessários, logicamente não é tão visível assim esses avanços que se faz necessário a educação, tomamos como exemplo a realidade das escolas dos nossos municípios, em que enfrentam problemas com alunos que não tem conhecimento e habilidade em redes sociais que venham desperta informações nos currículos tecnológicos, pratico e teórico. Por isso o setor educativo antes de equipar as escolas se faz necessário capacitar os profissionais da educação para facilitar seu desempenho e desenvolvimento tecnológico.




[1] Trabalho solicitado em Seminário Temático pelo Profº Esp. Charles Maycon de Almeida Mota.
[2] Graduandos do 5º do curso de Pedagogia da Faculdade Regional de Riachão do Jacuípe – FARJ.