quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

REFERÊNCIA:

PASQUINI, Adriana Salvaterra; PREVIATO, Marcia Maria de Souza. Núcleo de Educação a distância: Gestão escolar e organização do trabalho pedagógico na educação básica. CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ. Maringá, PR, 2012.

Resumo[1]
Por:

Crenilda, Erilma, Jamine, Marineide, Robeilton, Rosenalia[2]

Planejamento e Trabalho Coletivo
Desde os tempos dos primórdios quando os povos primitivos iriam executar algumas atividades, como por exemplo, caçar animais ferozes, eles se reuniam coletivamente e faziam seus planejamentos que eram indispensáveis em suas vidas.
 Ao iniciar o ano letivo é de fundamental importância analisar e organizar o planejamento. O profissional que se deixa levar pelo improviso acaba não contribuindo com o bom desenvolvimento da escola, pois o planejamento é a chave de um trabalho realizado com dedicação, precisão e motivação da escola.
O texto inicialmente vem abordando o tema em questão; buscando mostrar a importância do planejamento pedagógico, dando destaque também em qual está sendo o papel da escola quando formador de sujeitos críticos e históricos.
Desse modo, percebe-se que a educação vem sendo mudada e compreendida através das relações sociais formando pessoas aonde venha a atender as necessidades de cada época. Com isto, naquele tempo as coisas já eram voltadas para a coletividade, onde em uma tribo cada um tinha a sua função, porem os resultados obtidos não privilegiava nenhum dos trabalhadores, sendo dividido igualitariamente com todos os membros do grupo.
Com o passar do tempo essa realidade começou a ser mudada, muitas coisas sendo modificada, e uma delas foi às formas de trabalho, onde a sociedade passou a ser “obrigada” a substituir a propriedade comum pela propriedade privada, obtendo assim as relações sociais, onde a sociedade era marcada pela coletividade, começa a ser mandado por outro poder, as redes privadas.
É importante ressaltar que com tanta desigualdade, e com a expansão do capitalismo, o surgimento de maquinas foi obrigando a sociedade a tentar se adequar a esses avanços. Com isso a educação também foi assumindo uma função, que era de preparar as pessoas para o mercado de trabalho. Onde seguindo o autor, esse não é o principal objetivo da educação e sim na compreensão como pratica social, por esse motivo o autor Vitor Henrique ainda ressalta que o grande erro da escola está sendo de serviço ao capital, pois a escola está contribuindo mais para o mercado de trabalho do que para a formação de um indivíduo. Ao planejar é preciso perguntar o que meu aluno está necessitando aprender.
CELSO VASCOCELOS (2001) afirma que a elaboração do planejamento necessita de alguns elementos básicos que todos profissionais da educação precisa ter conhecimentos; 1º Finalidade; 2º Realidade; 3º Plano de Ação.
Pensando em planejamento coletivo é de certo modo, contemplar os diferentes olhares que constituem o espaço escolar; o que requer organização e participação de todos os envolvidos nesse processo. O planejamento não deve ser entendido como uma ação unilateral, mas sim como um processo que se caracteriza através da interatividade e de flexibilidade. Através destes conceitos o planejamento assume tais finalidades como a realidade que nos sugerem conhecer e identificar nossas inquietudes, analisar de maneira consciente e objetiva os obstáculos presentes na instituição.
Os fins dizem respeito aos objetivos a serem alcançados sendo claro os objetivos apresentados, acredita-se ser nesse sentido de pensar a educação como ato sempre em movimento necessitando de planejamento e reflexão onde entra em cena a função do PPP Projeto Político Pedagógico para que ele aconteça é necessário pensar, diagnosticar, analisar e programar futuras ações, vinculadas ao coletivo, e o coordenador pedagógico faz parte desta construção sendo dele a função de mobilizar a interação entre o grupo de docentes e os demais da instituição.
Podemos afirmar que o planejamento está envolvendo a uma ação burocrática, a conduta de planejar tem um valor de extrema importância, pois está bem mais profundo do que imaginamos ser só um pedaço de papel rabiscado, pois será um momento que toda equipe será instruída, os quais objetivos a instituição, exprime e detalhando suas finalidades.
Ao notarmos a pratica com relação ao planejamento educacional. PARO (2006) explica dois posicionamentos: 1º prática espontânea, e 2º práxis reflexiva; A prática espontânea é denominada para solucionar problemas imediatos, sem pensar no que pretende; e práxis reflexiva é pensada na prática responsável nas condições individuais e coletivas no processo de ensino e aprendizagem, conhecendo as condições e como realmente ela acontece.
A prática educativa escolar não pode ser aleatória, ela deve ser intencional, isto é há necessidade de si pensar como serão efetivadas as ações educativas. Assim pensa no campo educacional está intimamente ligada ao ato de planejar, nessa perspectiva planejar significa prever algo, organizar situações antecipadamente. O planejamento é uma das etapas, mas importante do processo pedagógico, sem ele o professor corre sérios riscos de suas práticas caírem na rotina, desestimulando aqueles que estão mais envolvidos no processo educativo.
Quando o assunto é educação, o planejar é de extrema importância, onde em pleno século XXI com tantas novidades e desenvolvimento tecnológicos, seria um grande erro um profissional de educação deixar o planejamento para improvisar. Assim não estaria contribuindo corretamente para a função escolar. No entanto é através do planejar que os resultados obtidos podem ter mais eficácia podendo beneficiar futuramente o s outros. Mas para isso é preciso saber qual o objetivo, aonde se quer chegar. Por isso o profissional tem que ter uma finalidade, a realidade onde será aplicado e um plano de ação.
Nesse planejamento o projeto político-pedagógico é muito importante, pois é através dele que é mostrado o trabalho da escola. Também devem ser levados em consideração vários fatores entre ele, alfabetização, conselho de classe, etc.
Segundo a revista “nova escola” é vários requisitos que a escola tem que fazer para ter um bom desenvolvimento dos alunos, onde eles completem os alunos que precisam de apoio a ser chamados para participar das aulas e se envolva com a leitura, sendo papel da escola se reorganizar, para atender esses leitores nos diversos horários de funcionamento da instituição. Garantir a alfabetização e dando importância a provinha Brasil e outros projetos.
Refletir sobre os resultados e formar professores, também são algumas medidas que ajudam na evolução da educação, com uma boa coordenação pedagógica, e assim alfabetizando e tirando as dificuldades dos educadores.
Com isso percebe-se que o planejar é muito importante para a comunidade escolar, e quando se tem todo um acompanhamento e norteamento do PPP, seguindo de parcerias competentes, tudo se avança. É muito importante o apoio de todos que participam daquela formação, seja pais de alunos ou até mesmo os companheiros de trabalho e através do conjunto de ações que se têm bons resultados na educação.
Deixando claro para todos os profissionais da educação os benefícios do trabalho em equipes, de nada adianta Profissional planejar isolado e fragmentado, pois o coletivo cria situações que favorecem o desenvolvimento mutuo entre todos.  A escola deve ser concebida como um local de integração onde a diversidade compõe sua estrutura, consequentemente o trabalho deve ser planejado e executado de forma coletiva.





[1]Trabalho solicitado na disciplina de Coordenação Pedagógica II pelo professor Charles Maycon de Almeida Mota.
[2]Graduandos do 7º semestre do Curso de Pedagogia pela Faculdade Regional de Riachão do Jacuípe (FARJ).

6 comentários:

  1. É de suma importância o planejamento em todas as áreas, principalmente na área educacional, pois, qualquer requisito de trabalho só terá exito se houver planejamento, no qual envolva a participação de todos os profissionais trabalhando de maneira coletiva e participativa.
    Discentes: Eliâne, Lucimaura e Raquel.

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  2. O planejamento é portanto,um modo de ordenar nossa ação tendo em vista os fins almejados, pois a atividade é o momento de planejar o pedagógico tendo em base o trabalho coletivo, devido ao ato de que o ensino- aprendizagem, é uma ação coletiva.O planejamento participativo é uma forma de envolver todos nas decisões sobre aonde se quer chegar e como chegar lá.
    Discentes:Crenilda, Erilma,Jamine,Marineide,Robeilton e Rosenália.

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  3. Ao falarmos de planejamento, nos comprometemos a necessidade de registrar as decisões tomadas em documentos e instrumentos que nortearão o fazer educacional, assim, o ato de planejar, no campo de planejamento escolar de natureza coletiva, torna-se ainda mais significativo quando assentados nas dimensões : filosófica,política e pedagógica que, juntas integram as ações educativas as quais carregam importantes aspectos da existência dos sujeitos sociais que compõem e produzem o universo escolar.
    Discentes: Adeilsa, Cláudia, Izabela, Marilene, Vanessa

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  4. A chamada ao coletivo é um dos passos essenciais para mudança, pois sinaliza a mudança da democracia no interior da escola, vários são os motivos que contribuem para que o planejamento seja visto como mecanismo de fortalecimento para o ensino de modo a focalizar esses novos desafios, a escola deverá concientizar a comunidade escolar no sentido de refletir, descobrir e promover os verdadeiros valores que precisam e devem fazer parte de nossas vidas.
    Discentes: Elenilda, Josenilde, Suzane

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  5. O planejamento pedagógico é um momento muito importante, em que a partir de um diagnóstico identificamos as necessidades, dificuldades e problemas de cada aluno e traçamos metas e objetivos para solucioná-los ao longo do ano letivo, e deve ser feito de forma coletiva para que sejam criadas situações que proporcionem um bom desenvolvimento de todos os profissionais.
    Discentes: Natielma, Naticleia, Patricia, Jaciane e Vilane.

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  6. A relevância do ato do planejamento, na vida pessoal e profissional do ser humano, para alcançar um objetivo com eficiência é crucial num mundo, onde as mudanças e transformações são, cada vez mais, constantes. Como o resumo sobre planejamento expõe, no meio educacional não é diferente. O planejamento da prática ou do trabalho pedagógico é indispensável para a qualidade do processo de ensino-aprendizagem. Assim, esse planejar escolar não pode ser unilateral, isolado ou autoritário, mas sim coletivo, participativo e reflexivo envolvendo o PPP, Projeto Político Pedagógico da escola como um norteamento nas tomadas de decisões relacionadas aos objetivos, caminhos, ações e finalidades do trabalho educativo. Porém, é lamentável quando em algumas situações o PPP permanece engavetado e abandonado nos armários das escolas ou das secretarias de educação.

    Discentes: Adinoam, Karina, Maria Luiza, Maria Bispo, Raimunda Arlete e Rosinelia

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