REFERÊNCIA:
PASQUINI, Adriana Salvaterra; PREVIATO, Marcia Maria de Souza. Núcleo de Educação a distância: Gestão
escolar e organização do trabalho pedagógico na educação básica. CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ. Maringá, PR, 2012.
Por:
Jaciane
Silva, Natielma Almeida, Naticleia Almeida, Patrícia Reis, Vilane Reis[2]
O projeto Político Pedagógico é o principal instrumento de uma
instituição consolidar uma educação de qualidade, por isso a responsabilidade
da construção do mesmo é papel de toda equipe escolar, cujo principal objetivo é
criar mecanismo para melhorar a educação da instituição em um trabalho coletivo. Por ter tantas informações relevantes, ele o (PPP) se configura numa
ferramenta de planejamento e avaliação que todos os membros das equipes gestora
e pedagógica devem consultar a cada tomada de decisão.
Para que o Projeto Político Pedagógico , seja realmente cumprido e não fique
apenas na teoria, existem nas instituições, o Conselho
de Escola, concebido como instância máxima no processo de tomada de decisão, de
participação e de representação dos diversos segmentos da escola, que é
formada por diretor pedagógico, secretários, pais e alunos do estabelecimento
escolar, essa equipe deve está capacitada para realizar atividades coletivas além da participação em todas as etapas do Projeto
Político Pedagógico.
A coordenação pedagógica ou pedagogo tem a responsabilidade nas práticas
pedagógicas articulando, a todos dos segmentos da escola para que as essas
metas da instituição, seja realmente cumpridas, eles devem está sempre abertos
a discussões, para que toda equipe escolar seja ouvida principalmente na construção
do Projeto Político Pedagógico que vai depender da realidade de cada escola, cada
um assume um perfil, portanto não apresenta um modelo fiel, considera que a
construção do mesmo não é responsabilidade apenas do coordenador pedagógico,
mas de toda equipe escolar, o coordenador ele tem a finalidade de fazer com que
toda a equipe escolar participe da elaboração ou reformulação do Projeto
Político Pedagógico, formando um momento dinâmico com a participação de todos.
Além disso cabe ao coordenador pedagógico
ou pedagogo, estimular e criar situações para que se realizem debates, discussões
e palestras para buscar definições sobre a estrutura da escola e seu
funcionamento. Lembrando que a construção do Projeto Político Pedagógico,
não é tarefa fácil, gerando uma grande dificuldade na elaboração ou
reformulação, com a participação da comunidade escolar como: comodismos, falta
de interesse, e falta compromisso. O que pode ocasionar o fracasso na elaboração
e na prática do mesmo. Por isso a importância da conscientização da
responsabilidade de cada um para que o processo se desenvolva e alcance bons
resultados é necessário que o diálogo seja aberto e ocorra
dentro do espaço escolar, deixando de lado as disputas políticas e a busca de
um suposto poder, tornando assim um momento único para que sejam realmente
tomadas decisões. Considera que, o Projeto Político Pedagógico faz parte da
gestão democrática, sendo uma forma de garantir a participação da equipe
gestora, pais, alunos, professores, e demais funcionários. Um projeto político-pedagógico
é voltado para construir e assegurar a gestão democrática se caracteriza por
sua elaboração coletiva e não se constitui em um agrupamento de projetos
individuais, ou em um plano apenas construído dentro de normas técnicas para
ser apresentado às autoridades superiores. Diante disso Projeto Político
Pedagógico não é um documento de gaveta ele deve estar presente no cotidiano
escolar, para que todos tenham acesso. Sendo distribuído em todos os lugares da
escola desde a secretaria até a sala de professores, pois vai além da dimensão
pedagógica, pois também engloba a questão financeira e administrativa da
escola.
Portanto o texto: A construção do
projeto político pedagógico mostra na verdade que, o projeto político
pedagógico, expressa a realidade em que a escola está inserida, a cultura,
valores, crenças, significados, assim como um modo de pensar e agir de todos
que ali fazem parte, tendo que colaborarem com sua elaboração. E também deve
ser um caminho para que todos possam mostrar suas habilidades e enriquecer essa
instituição.
Os autores sempre mostram maneiras para que esse processo seja realizado
ressaltando que, o Projeto Político Pedagógico, não tem uma forma especifica de
ser formado, vai depender de cada ambiente escolar, no entanto, a participação
de todos é obrigatória para assim formar uma gestão democrática e
participativa. Sendo assim responsabilidade do coordenador pedagógico ou
pedagogo motivar o momento da reconstrução, criando um momento dinâmico, com
reuniões e muito dialogo para que assim possa reformular o mesmo de forma participativa.
Porem sabemos que esse momento é o mais difícil, que é fazer com que todos deixe
de lado situações competitivas no ambiente escolar, e promover um ambiente que
se pense apenas em metas que a nossa escola deve atingir.
Por fim, na verdade sabemos que esse momento não acontece em muitas
escolas, pois a maioria das pessoas que fazem parte dessa equipe escolar não se
envolve, e às vezes acabam atrapalhando esse momento, achando eles que o
Projeto Político Pedagógico é apenas um simples documento que deve ficar engavetado,
e a função da reformulação é responsabilidade da gestão escolar, destruindo
assim a gestão democrática tão sonhada das escolas Públicas.
No entanto faz se necessários momentos de estudos com palestras,
reuniões e seminários para mostrar que, hoje a escola é um ambiente que todos
devem participar da tomada de decisões, porém sabemos que na prática isso dificilmente
acontece.