quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017


REFERÊNCIA:

PASQUINI, Adriana Salvaterra; PREVIATO, Marcia Maria de Souza. Núcleo de Educação a distância: Gestão escolar e organização do trabalho pedagógico na educação básica. CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ. Maringá, PR, 2012.

Resumo[1]
Por:
Jaciane Silva, Natielma Almeida, Naticleia Almeida, Patrícia Reis, Vilane Reis[2]
O projeto Político Pedagógico é o principal instrumento de uma instituição consolidar uma educação de qualidade, por isso a responsabilidade da construção do mesmo é papel de toda equipe escolar, cujo principal objetivo é criar mecanismo para melhorar a educação da instituição em um trabalho coletivo. Por ter tantas informações relevantes, ele o (PPP) se configura numa ferramenta de planejamento e avaliação que todos os membros das equipes gestora e pedagógica devem consultar a cada tomada de decisão.
Para que o Projeto Político Pedagógico , seja realmente cumprido e não fique apenas na teoria, existem nas instituições, o Conselho de Escola, concebido como instância máxima no processo de tomada de decisão, de participação e de representação dos diversos segmentos da escola, que é formada por diretor pedagógico, secretários, pais e alunos do estabelecimento escolar, essa equipe deve está capacitada para realizar atividades coletivas além da participação em todas as etapas do Projeto Político Pedagógico.
A coordenação pedagógica ou pedagogo tem a responsabilidade nas práticas pedagógicas articulando, a todos dos segmentos da escola para que as essas metas da instituição, seja realmente cumpridas, eles devem está sempre abertos a discussões, para que toda equipe escolar seja ouvida principalmente na construção do Projeto Político Pedagógico que vai depender da realidade de cada escola, cada um assume um perfil, portanto não apresenta um modelo fiel, considera que a construção do mesmo não é responsabilidade apenas do coordenador pedagógico, mas de toda equipe escolar, o coordenador ele tem a finalidade de fazer com que toda a equipe escolar participe da elaboração ou reformulação do Projeto Político Pedagógico, formando um momento dinâmico com a participação de todos.
Além disso cabe ao coordenador pedagógico ou pedagogo, estimular e criar situações para que se realizem debates, discussões e palestras para buscar definições sobre a estrutura da escola e seu funcionamento. Lembrando que a construção do Projeto Político Pedagógico, não é tarefa fácil, gerando uma grande dificuldade na elaboração ou reformulação, com a participação da comunidade escolar como: comodismos, falta de interesse, e falta compromisso. O que pode ocasionar o fracasso na elaboração e na prática do mesmo. Por isso a importância da conscientização da responsabilidade de cada um para que o processo se desenvolva e alcance bons resultados é necessário que o diálogo seja aberto e ocorra dentro do espaço escolar, deixando de lado as disputas políticas e a busca de um suposto poder, tornando assim um momento único para que sejam realmente tomadas decisões. Considera que, o Projeto Político Pedagógico faz parte da gestão democrática, sendo uma forma de garantir a participação da equipe gestora, pais, alunos, professores, e demais funcionários. Um projeto político-pedagógico é voltado para construir e assegurar a gestão democrática se caracteriza por sua elaboração coletiva e não se constitui em um agrupamento de projetos individuais, ou em um plano apenas construído dentro de normas técnicas para ser apresentado às autoridades superiores. Diante disso Projeto Político Pedagógico não é um documento de gaveta ele deve estar presente no cotidiano escolar, para que todos tenham acesso. Sendo distribuído em todos os lugares da escola desde a secretaria até a sala de professores, pois vai além da dimensão pedagógica, pois também engloba a questão financeira e administrativa da escola.
Portanto o texto: A construção do projeto político pedagógico mostra na verdade que, o projeto político pedagógico, expressa a realidade em que a escola está inserida, a cultura, valores, crenças, significados, assim como um modo de pensar e agir de todos que ali fazem parte, tendo que colaborarem com sua elaboração. E também deve ser um caminho para que todos possam mostrar suas habilidades e enriquecer essa instituição.
Os autores sempre mostram maneiras para que esse processo seja realizado ressaltando que, o Projeto Político Pedagógico, não tem uma forma especifica de ser formado, vai depender de cada ambiente escolar, no entanto, a participação de todos é obrigatória para assim formar uma gestão democrática e participativa. Sendo assim responsabilidade do coordenador pedagógico ou pedagogo motivar o momento da reconstrução, criando um momento dinâmico, com reuniões e muito dialogo para que assim possa reformular o mesmo de forma participativa. Porem sabemos que esse momento é o mais difícil, que é fazer com que todos deixe de lado situações competitivas no ambiente escolar, e promover um ambiente que se pense apenas em metas que a nossa escola deve atingir.
Por fim, na verdade sabemos que esse momento não acontece em muitas escolas, pois a maioria das pessoas que fazem parte dessa equipe escolar não se envolve, e às vezes acabam atrapalhando esse momento, achando eles que o Projeto Político Pedagógico é apenas um simples documento que deve ficar engavetado, e a função da reformulação é responsabilidade da gestão escolar, destruindo assim a gestão democrática tão sonhada das escolas Públicas.
No entanto faz se necessários momentos de estudos com palestras, reuniões e seminários para mostrar que, hoje a escola é um ambiente que todos devem participar da tomada de decisões, porém sabemos que na prática isso dificilmente acontece.




[1]Trabalho solicitado na disciplina de Coordenação Pedagógica II pelo professor Charles Maycon de Almeida Mota.
[2]Graduandos do 7º semestre do Curso de Pedagogia pela Faculdade Regional de Riachão do Jacuípe (FARJ).