terça-feira, 10 de novembro de 2015

Reflexões e considerações sobre o filme "Homens de honra"


Referência: JR. George Tillman. Homens de honra. [Filme – vídeo] Produção de [Filme – vídeo] Produção de 20th Century fox, direção de George Tillman Jr. 2001. 1 DVD. 128 min. Drama.

A partir das reflexões sobre o Filme "Homens de honra" apresente suas considerações relacionando alguns dos pontos de discussões abaixo com perfil de um/a gestor/a escolar.


  • A capacidade de sonhar; 
  • Capacidade de enfrentar adversidades e obstáculos; 
  • Capacidade de auto-superação; 
  • O que o movia nos momentos mais difíceis; 
  • Flexibilidade; 
  • Capacidade de automotivação; 
  • Clareza de propósito de vida; 
  • Disposição de assumir riscos para realizar o sonho; 
  • Capacidade de conviver em ambientes hostis, sem se desviar do propósito treinamento e desenvolvimento de pessoal; 
  • Planejamento de carreira; 
  • Avaliação de desempenho; 
  • Liderança; 
  • Ética e responsabilidade social corporativa.

7 comentários:

  1. O filme “Homens de Honra”, conta a história de vida de Carl Brashear, garoto esse que veio de uma família simples, vivia na zona rural. O garoto amava mergulhar e ainda jovem se alistou na marinha, porém naquele tempo na marinha norte americana o preconceito falava mais alto e os negros jamais adquiria uma posição de destaque em um órgão daquele tipo, pois nem por isso ele se desanimou, não foi fácil enfrentar os desafios, sofria a todo momento com a descriminação, mas o sonho que ele tinha de se tornar mergulhador fazia com que ele se tornasse forte e corajoso a cada dia. Em seu percurso de vida encontrou grandes obstáculos mas, se apresentava com ética e responsabilidade social e corporativa, ao se lembrar dos conselhos que seu pai tinha lhe dado, fazia com que se movesse nos momentos difíceis.
    Portanto, um aspecto bastante relevante na relação entre gestão e o filme entre outros é a clareza dos propósitos de vida, assim como o jovem teve bastante clareza nos seus propósitos o gestor precisa ser bastante objetivo, pois sem os propósitos bastante claros a gestão fica dificultada devido ele ter que realizar muitas ações ao mesmo tempo. Sempre ser bastante flexível devido as coisas não saírem exatamente como planejado, tendo assim que ter o discernimento de tomar atitudes independente das condições em que estejam.
    A capacidade de acreditar nos seus sonhos o movia a sempre buscar crescer dentro da corporação, o gestor deve ter sempre o sonho de fazer melhor a cada dia, vendo escola como realização além de profissional pessoal, superando suas dificuldades aprendendo cada vez mais.
    Por: Érica Oliveira, Eujane Gomes, Jaqueline Silva, Jaquiele Oliveira, Maria Isleide Pereira e Regiane Oliveira.

    ResponderExcluir
  2. O filme "Homens de Honra'' vem contando a história de vida de um jovem filho de agricultor que desde garoto sonhava em ser mergulhador da Marinha e com o apoio do seu pai Brashear saiu de casa para se alistar na Marinha, na perspectiva de se tornar mergulhador, mas ele sofreu muito preconceito por ser negro, mas não desistiu, Brashear era um homem com muita honra, que sabia o que sabia o que queria e onde queria chegar, apesar de todos os obstáculos segue em frente, vencendo as dificuldades mostrando sua capacidade nas provas e nos momentos mais difíceis da sua vida, Brashear da a volta por cima se superando e realizando o seu sonho de se tornar chefe da Marinha.
    O filme serviu para aprofundar os nossos conhecimentos,refletindo ,como um gestor escolar, deve lidar com certas situações no decorrer da sua carreira profissional. O filme fala sobre motivação e determinação, onde uma pessoa determinada pode vencer todos os obstáculos e jamais desistir de alcançar o seu sucesso profissional,um gestor tem que ter iniciativa e firmeza para realizar ações, e não ter medo dos obstáculos que vem a enfrentar, tem que ter atitude de inovar dentro da escola, ter seus próprios objetivos e pensar nos objetivos da entidade, conquistar seus sonhos como profissional, ter persistência e não desistir dos seus objetivos metas e propósitos,a gestão tem que conhecer seus limites e saber lidar com clareza, procurando melhorar suas habilidades.
    É uma lição de vida que nos leva a refletir sobre o quanto devemos ser justos com os profissionais e devemos valorizá-los, dar toda autonomia para que eles possam evoluir independente de aparência ou grupo social, temos que ter o máximo de cuidado para não apagar o brilho desses profissionais.
    Por: Ademaura Matos, Ailma Lima, Anailde Nery, Elizabete Lima, Iranilde Mendes, Maria Leidimar Jesus.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Esse filme é ótimo, muito bom mesmo. O principal tema abordado por ele é o racismo, pois conta a história de um jovem sonhador e muito determinado a alcançar seus sonhos, chamado Carl, que se tornou marinheiro e tinha como objetivo se tornar um bom mergulhador de missões, da marinha dos Estados Unidos. Porém, por mais que estude e se esforce para alcançar seu objetivo, Carl teve por todo filme, dois grandes empecilhos em sua frente. Primeiro, o fato dele ser negro e querer subir na vida dentro de uma instituição racista como a Marinha. Segundo, a presença do desequilibrado professor e comandante Sunday, disposto a tudo para barrar os caminhos do jovem Carl.
    Homens de Honra é um duelo entre dois personagens obstinados e dois atores talentosos. Carl representa a liberdade, a mudança de ares de um rígido esquema militarista, a força de vontade. Sunday veste a camisa de uma Marinha antiquada, racista e reacionária, personificando a intolerância até o limite do insuportável.
    Por fim Carl Brashear, tornou-se o primeiro marinheiro chefe, patente maior na marinha dos Estados Unidos conseguida por um negro.
    Como eu disse acima esse é um filme lindo, é comovente ver a determinação de uma pessoa quando realmente tem um propósito na vida, dar tudo de si para conseguir.
    É um filme onde o homem coloca sua honra acima de qualquer coisa, e prova a todos que todos somos capazes.
    Uma belíssima história de luta, persistência, garra e determinação.
    Cristina e Danila.
    Desculpa repetir o comentário, e que não saiu os nomes.

    ResponderExcluir
  5. O filme Homens de Honra conta uma bela história de superação e persistência. Conta a história de um garoto pobre que vivia na zona rural. Apesar da vida sofrida, seu pai sempre lhe aconselhou a estudar e lutar pelos seus sonhos e objetivos, e assim o garoto cresceu, seguindo os conselhos do pai. O garoto gostava de mergulhar e ainda bem jovem se alistou na marinha, sem sequer uma chance de se destacar na corporação, por ser negro, pois naquela época o preconceito predominava.
    Carl Brashear não desistiu daquilo que ele sonhava e acreditava que era possível, mesmo em meio a tantos obstáculos, seguiu em frente com ética e responsabilidade, e foi assim que ele venceu barreiras e se tornou forte e respeitado pela corporação.
    Assim, também, deve um gestor acreditar em seu potencial; ser flexível e jamais desistir daquilo que acredita ser possível diante as dificuldades. A escola é uma porta aberta para uma vida inteira.
    Esse filme é uma lição de vida, e nós adoramos assisti-lo. Serviu e vai continuar servindo de incentivo para que nunca pensemos em desistir dos nossos sonhos.

    Ana Lúcia, Agnoelia, Normeide, Milena, Irani, Tânia e Aline.

    ResponderExcluir
  6. O filme Homens de Honra conta a história de um jovem negro no início dos anos 40, chamado Carl Brashear de origem humilde que sonhava em se alistar na marinha para se tornar um grande mergulhador. Seu pai mesmo sendo um simples agricultor em sabias palavras o ensinou: a nunca desistir e ser sempre o melhor. Carl deixa a casa de seus pais para servir a marinha em busca do seu sonho, sofrendo muito preconceito e humilhação. Mas não desiste mostrando que a disposição de assumir riscos para realizar o seu sonho é maior que todos os obstáculos onde seu planejamento de carreira não era ser um simples cozinheiro da marinha. Assim ele começa quebrando regras mostrando suas habilidades sendo o melhor nadador daquele lugar, conseguindo ser transferido para escola de mergulho da marinha, onde é tratado com desprezo racismo por todos principalmente pelo oficial responsável pela formação dos mergulhadores. Carl não desvia seu proposito, avalia seu desempenho buscando estudar se preparando para alcançar seus objetivos. Conhecendo uma jovem negra que li motiva tornando-se uma alegria em meio a tanta dificuldade, nesse tempo chega a noticia da morte de seu pai onde Carl mostra a capacidade de auto superação que o movia ainda mais nos momentos mais difíceis, enfrentado tudo buscando ser sempre o melhor mesmo que custasse a vida. Começa então desperta o respeito e admiração de alguns quando em um acidente de trabalho perde uma perna enquanto ajudava seus companheiros, em meio a tanta dor tristeza ele não desistiu do seu sonho resolvendo amputar sua perna para continuar lutando mesmo indo contra a sua família. A marinha tentou provar sua incapacidade em voltar a exercer suas funções más, ele provou na justiça ser capaz voltando ao trabalho, chegando a mais alta patente da marinha realizando o seu grande sonho.
    Mostrando uma grande lição de determinação, humildade, planejamento, responsabilidade, ética, outo estima, companheirismo, solidariedade ensinando que temos capacidade de sonhar e realizar nossos sonhos em meio a tantas dificuldades.
    Mauricia santos Costa

    ResponderExcluir
  7. Um filme surpreendente, numa história marcada pelo preconceito racial, que prende o telespectador do início ao final.
    Mostrando que nós somos o autor do nosso destino, e que podemos transformar sonhos em realidade, sabendo que, se algo maior atrapalhar, insista rumo ao alvo. O filme mostra que o que determina o sucesso de um homem não é a cor da sua pele e sim o código de honra que ele traz dentro de si mesmo sem ferir ou machucar ninguém.

    Tânia Regina

    ResponderExcluir