quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

REFERÊNCIA:

PASQUINI, Adriana Salvaterra; PREVIATO, Marcia Maria de Souza. Núcleo de Educação a distância: Gestão escolar e organização do trabalho pedagógico na educação básica. CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ. Maringá, PR, 2012.

Resumo[1]
Por:
Adinoam da Silva Cunha, Karina dos Santos Gomes, Maria Bispo Cunha, Maria Luíza Carvalho, Rosinelia de Souza Cunha, Raimunda Arlete[2]

Tendo como base o texto “Contextualização Histórica da Gestão Escolar no Brasil” percebemos a importância de analisar e refletir sobre esse assunto para compreender o percurso e o papel do pedagogo na gestão escolar na educação brasileira atual.
Embora a década de 80 tenha se tornado uma época relevante para democratização da educação e da gestão escolar om a Constituição Federal de 1988, a melhoria da qualidade do ensino público não foi de imediato, como se pensou durante muito tempo.
Assim, percebemos que a organização e a gestão educacional escolar, principalmente das escolas públicas, são influenciadas pelas demandas e exigências do mundo do trabalho presentes em um determinado momento pelo qual a sociedade passou e\ou passa. Nos anos 90, por exemplo, é o neoliberalismo que influencia no tipo de formação do homem que as escolas e os profissionais da educação devem proporcionar.
Analisando a atuação do pedagogo em diferentes períodos históricos, percebemos também que essa atuação sofreu influencias ao longo tempo até à contemporaneidade. Após o período de 1964 e om auxílio da Lei 5540\68 e do parecer nº 252|69 a formação do pedagogo ganha espaço e destaque. Porém, a função desse profissional era voltada somente para a direção e controle do processo escolar de forma centralizada. Isso devido ao contexto histórico e o modelo de produção pelo qual a sociedade passava em um país, onde a manutenção da ordem era prioridade e o paradigma de produção taylorista\fordista influenciava na educação e nas políticas educativas.
Om os anos 90 e a contribuição da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, LDB nº 9394\96, o papel do profissional de pedagogia passa por transformações. Esse profissional, segundo o texto citado anteriormente, “deixa de ser um especialista em supervisão ou orientação escolar e assume a função de coordenar todo o trabalho de organização do trabalho pedagógico e também administrativo sem dissociar sua atuação do caráter formativo”.
Nesse momento a organização do trabalho escolar passa a ser mais flexível e coletivo com o planejamento escolar e menos centralizada, om o pedagogo atuando em diferentes funções.
Com o processo de redemocratização e descentralização na sociedade, influenciado pelas orientações do modelo de produção neoliberal, a educação e a função dos seus profissionais passam por reformas para atender o discurso da gestão democrática, coletiva e participativa para proporcionar uma educação de qualidade para todos.
O papel e atuação do pedagogo em nosso país perpassou, e ainda perpassa, por influências geradas pelos paradigmas de organização das relações do mundo do trabalho contidos na sociedade. Nesse sentido, não é difícil compreender que o modelo de gestão escolar que temos na atualidade é fruto do modelo de produção e das relações de trabalho que ao longo da história influenciaram na organização do contexto educacional.
Desta forma, a gestão escolar passando pelo período da ditadura militar, do capitalismo, do tecnicismo, do sistema taylorista\fordista e do neoliberalismo, da democratização e redemocratização apresentou mudanças significativas. Passou de uma gestão centralizada e autoritária para democrática e participativa.
Dentro desse contexto, não cabe mais ao pedagogo uma atuação individualista, vertical e centralizada de planejar, controlar e avaliar o trabalho escolar, onde o educador apenas executa tarefas pré-estabelecidas, mas sim uma atuação democrática e coletiva, proporcionando assim, a participação ativa e construtiva de professores, alunos, funcionários e pais junto ao trabalho de planejamento e organização do trabalho educacional. Assim, esse profissional estará promovendo um trabalho pedagógico capaz de superar conflitos, dificuldades e demandas, comprometido com o papel social da educação e com a qualidade da mesma para todos. 




[1]Trabalho solicitado na disciplina de Coordenação Pedagógica II pelo professor Charles Maycon de Almeida Mota.
[2]Graduandos do 7º semestre do Curso de Pedagogia pela Faculdade Regional de Riachão do Jacuípe (FARJ).

5 comentários:

  1. Compreende-se que na década de 80 o papel do pedagogo era restrito somente a sala de aula. Nos dias atuais houve um avanço significativa nessa área, abrangendo outros setores dando acesso ao pedagogo
    atuar tanto na sala de aula como fora dela.
    Discentes: Eliâne, Lucimaura e Raquel.

    ResponderExcluir
  2. Concluímos que a atuação do pedagogo vem sofrendo alterações continuas na forma de organização do trabalho,por tanto hoje o cenário dos novos pedagogos é colaborar com a democratização do ensino no país, pois em um passado não muito distante o pedagogo era privado de transmitir seus conhecimentos em outras áreas.
    Discentes:Crenilda,Erilma,Jamine,Marineide,robeilton e Rosenália.

    ResponderExcluir
  3. Falar de organização remete-se um acompanhamento e controle que objetiva detalhar as metas e prioridades dentro do trabalho doscente.
    É importante pontuar que a organização do trabalho pedagógico se dá em dois níveis: na escola como um todo, com seu projeto político pedagógico e na sala de aula incluindo as ações dos professores.
    Discentes: Elenilda Josenilde e Suzane

    ResponderExcluir
  4. O papel e atuação do pedagogo influenciado pelo modelo de produção, sofreu muitas transformações ao longo do tempo no Brasil, e transitou de um modelo autoritário para uma gestão democrática, em que o pedagogo desenvolve um trabalho pedagógico com a participação de todos os envolvidos nos processos escolares.
    Discentes: Natielma, Naticleia, Patricia, Jaciane e Vilane.

    ResponderExcluir
  5. Intende-se que o papel do coordenador tem grande influencia na educação, levando em conta que nos anos 80 era restrito a sala de aula, hoje temos um trabalho mais flexível e coletivo com o planejamento escolar podendo abranger a diferentes funções. Onde encontrávamos gestões autoritárias hoje temos uma gestão mais democrática levando em consideração a democratização com mudanças significativas.
    Adeilsa, Vanessa, Claudia, Marilene e Isabela.

    ResponderExcluir