quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

REFERÊNCIA:

PASQUINI, Adriana Salvaterra; PREVIATO, Marcia Maria de Souza. Núcleo de Educação a distância: Gestão escolar e organização do trabalho pedagógico na educação básica. CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ. Maringá, PR, 2012.

Resumo[1]
Por:
Adeilsa, Claudia, Marilene, Vanessa, Isabela [2]

A DEMOCRACIA

realmente existe democracia em vários setores de trabalho principalmente na área de educação pois ainda existe este tipos de críticas entre ambos infelizmente, mesmo em uma nação denominada democrática percebemos o autoritarismo na realidade observamos diretores, professores e funcionários que muitas vezes atuam de um modo pouco democrático a cidadania expressa um conjunto de direitos que dá a pessoa a possibilidade de participar da vida social e da tomada de decisões ficando numa posição de inferioridade dentro do próprio grupo social e importante ressaltar que o foco da escola é o conhecimento cientifico desse modo todo.
Principais atribuições do conselho classe.
As funções do conselho de classe é compreender a relação que os alunos desenvolve com o conhecimento e como eles levam a vida escolar para, quando necessário, propor as intervenções adequadas. A contribuição da coordenação do conselho de classe é mediar as discussões encaminhar as ações, ajudar a equipe a compreender as questões cognitivas afetivas e sócias que afetam a aprendizagem juntos a orientar e os docentes para que posso definir os encaminhamentos que levem a melhoria da qualidade da produção dos estudantes, considerando que muitas vezes os bons resultados na aprendizagem aparecem apenas após a mudança nas estratégias de ensino. O conselho de classe e um momento de auto avaliação do professor e do aluno, portanto é uma reflexão conjunta da ação pedagógica na vida da escola.
A intolerância é em si uma forma de violência e um obstáculo do desenvolvimento do verdadeiro espirito democrático.
A gestão democrática preza pela participação efetiva dos vários segmentos da comunidade escolar, pois professores estudantes e funcionários em todos os aspectos da organização da escola. O sucesso de uma gestão está entre outros fatores em compreender alguns princípios que são determinados no desenvolvimento e gerenciamento dos processos característicos de cada escola.
‘Gestão democrática é sinônimo de participação coletiva.’ Para se efetivar a gestão democrática na escola e necessário garantir que todos compreendam seu papel e sua responsabilidade nesse processo isso resulta o comprimento de práticas que favorecem o desenvolvimento da cidadania e o exercício da democracia que origina-se do grego (DEMOKRATIA ou ‘governo do povo’), uma sociedade não é democrática apenas pela simples afirmação de valores, mas também pela construção e práticas cotidianas dos mesmos. Para um bom andamento da gestão democrática fez se necessário a articulação da escola com a comunidade sendo este o espaço das instancia colegiadas onde as decisões são tomadas com o aproveitamento de experiências diferenciadas contudo o conselho escolar configura-se como um grupo de inclusão que interage insistentemente discursão, acompanhamento e a liberação na qual se busca incentivar uma cultura democrática participativa e cidadã.
Enquanto instituição colegiado, manifesta um relevante avanço ao garantir um espaço de participação discursão e negociação, decisão sobre as demandas educacionais, sempre de acordo com os interesses da comunidade local, isso contribui muito para melhoria da qualidade de ensino e consequentemente impulsiona a desejada transformação social.

ROTEIRO SIMPLIFICADO PARA IMPLANTAÇÃO DA APMF

É necessário comunicar a comunidade sobre as coisas que serão implantadas na escola. E para propor a criação de uma APMF (Associação de Pais, Mestres e Funcionários) é fundamental a presença de todos os representes que representará a escola.
*Eleição da Diretoria: Mediante a foto secreto.
*Aprovação do Estatuto: Será feito através de Assembleia Geral extraordinária, com registro em ata.
* Legalização da APMF: Registro do Estatuto da APMF em cartório de títulos e documentos. Registro da APMF na Receita Federal: Após o Registro da APMF, procede-se a inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), junto ao ministério da Fazenda - Receita Federal.
* Providenciar um carimbo, conforme o modelo padrão determinado pelo Ministério da Fazenda, após inscrição no CNPJ.
* Proceder abertura de Conta Bancária da APMF (em nome da Associação de Pais, Mestres e Funcionários).

GRÊMIO OS ESTUDANTIL

Grêmio estudantil é uma organização sem fins lucrativos que representa o interesse dos estudantes e que tem fins cívicos, culturais, educacionais, desportivos e sociais. O grêmio é o representante dos estudantes nas escolas, ele é independente da direção da escola e deve ser um mecanismo democrático, sendo constituído por meio de eleições. Ele é a favor do exercício da cidadania não se preocupa apenas com festas e eventos, e sim com a melhoria da qualidade da escola em todos.

ATRIBUÍÇÕES E OBJETIVOS DO GRÊMIO Estudantil

Cultura: organizar semanas culturais, concursos literários, exposições de desenhos, pintura, escultura, eventos musicais, festas, montagens de peças teatrais e danças, gincanas culturas, passeios, excursões e outros;
Social: formar grupos para discutir temas como preconceito, desigualdade social, violência, ética; trabalhar a estética da escola (murais, painéis, jardinagem...).
*Representar condignamente o corpo discente;
*Defender os interesses individuais e coletivos dos alunos do colégio;
*Incentivar a cultura literária, artística e desportiva de seus membros;
*Promover a cooperação entre administradores, funcionários, professores e alunos no trabalho escolar buscando seus aprimoramentos;
*Realizar intercâmbio e colaboração de caráter cultural e educacional com outras instituições de caráter educacional, assim como a filiação às entidades gerais umes (união municipal dos estudantes secundaristas), UPES (união paranaense dos estudantes secundaristas) e UBES (união brasileira dos estudantes secundaristas);
*Lutar pela democracia permanente na escola, através do direito de participação nos fóruns internos de deliberação da escola.






[1]Trabalho solicitado na disciplina de Coordenação Pedagógica II pelo professor Charles Maycon de Almeida Mota.
[2]Graduandos do 7º semestre do Curso de Pedagogia pela Faculdade Regional de Riachão do Jacuípe (FARJ).

7 comentários:

  1. Todos os setores de trabalho precisam trabalhar de maneira democrática; principalmente na educação por ser um setor que favorecem a formação de conduta e caráter do indivíduo, respeitando e valorizado a forma de pensar e de agir de cada um, na perspectiva da construção de uma educação democrática, visando assegurar com maior eficiência os processos educativos.
    Discentes: Eliâne, Lucimaura e Raquel.

    ResponderExcluir
  2. Gestão numa perspectiva democrática não envolve apenas tomar decisões de maneira coletiva, mas também a participação ativa dos envolvidos nas atividades propostas,não podendo haver separações de grupos ao contrario disso, todos devem ter o compromisso com a democracia, participando ativamente das tomadas de decisões e na aplicação das mesmas.
    Discentes:Crenilda,Erilma,Jamine,Marineide,Robeilton e Rosenália.

    ResponderExcluir
  3. A democracia no campo da educação ressalta a importância do empenho das comunidades escolares na busca pelo direito de decidir os rumos da educação com um ensino de qualidade para todos.
    Discentes: Adeilsa, Cláudia, Izabela, Marilene, Vanessa

    ResponderExcluir
  4. É visto que nas sociedades modernas são bastante reduzidas as possibilidades de participação direta, de todos os cidadãos dado o número e a complexidade das diversas instituições e dos assuntos públicos em geral.
    No âmbito educacional muito se fala em gestão democrática defendida como dinâmica a ser efetivada nas unidades escolares, visando a garantir processos coletivos de participação e decisão.
    Discentes: Elenilda, Josenilde e Suzane

    ResponderExcluir
  5. O colegiado escolar é importante mecanismo para que a democracia seja efetivada na gestão escolar, uma vez que o colegiado escolar pode participar das decisões, acompanhar e fiscalizar as ações pedagógicas e os recursos financeiros.
    Discentes: Natielma, Naticleia, Patricia, Jaciane e Vilane.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Na sociedade, na maioria das vezes, preconceituosa e excludente que vivemos fala se muito em democracia, inclusão e cidadania. No meio educacional, o foco é para uma gestão escolar mais democrática, onde o trabalho, para a qualidade do processo de ensino-aprendizagem, possa ocorrer de forma coletiva. Porém, é bom lembrar que a gestão escolar democrática não se resume somente a uma participação passiva e omissa dos envolvidos com a busca da qualidade do ensino. Assim, não basta apenas abrir espaço para criar grêmios estudantis, associação de pais e mestre, conselhos de classe e escolar, se tudo fica só no papel e/ou na atuação passiva. Pois, ainda é comum, em algumas escolas, a falta de eleição para direção escolar e de mobilização do profissional de pedagogia para a participação ativa e coletiva, tornando assim, o trabalho educativo isolado e fragmentado, onde cada um, por falta de formação ou interesse, prefere fazer apenas sua parte individual fugindo do compromisso e da responsabilidade com a qualidade da educação.
    Discentes: Adinoam, Karina, Maria Luiza, Maria Bispo, Raimunda Arlete e Rosinelia

    ResponderExcluir