quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

REFERÊNCIA:

MARQUES, L. R.. Gestão democrática da educação: os projetos em disputa. Retratos da Escola, v. 8, p. 463-471, 2014.

Resumo[1]
Por:

ELIÂNE OLIVEIRA SILVA, LUCIMAURA PETRONILIA DE MACEDO, RAQUEL OLIVEIRA SILVA[2]

Gestão Democrática da Educação

O País vem passando por várias transformações ao decorrer dos tempos atingindo vários setores, no qual a escola é alvo de constaste mudanças. Foi realizada em 28 de março a primeiro de abril de 2010 a primeira Conferência estadual e municipal da educação, cujo objetivo foi a criação do Plano Nacional de Educação (PNE) composto por 20 metas sancionadas, visando o avanço e desenvolvimento na qualidade do ensino. Neste contexto problematiza a meta 19 do PNE que valoriza a gestão democrática relacionado a cooperação e colaboração coletiva no sentido de defender a democracia como cultura nas gestão das escolas e dos sistemas educacionais, com a participação efetiva dos conselhos escolares.
Essas mudanças necessita acontecer de maneira coletiva, onde os problemas existente no âmbito escolar seja discutido por todos da comunidade, com o objetivo de melhor o avanço na qualidade de ensino, foi pensando neste contexto que a execução da Gestão Democrática implica no repensar da estrutura de poder na escola, tendo em vista a democracia.
A Gestão Democrática da Educação é um projeto que foi criado para melhor desenvolvimento da instituição escolar, possibilitando a participação de todos os membros da comunidade escolar. É indispensável mencionar que a mesma necessita da atualização de seus profissionais em todo o setor pedagógico de forma que a gestão solicite a participação coletiva na escola, só assim conseguiremos a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem de todos os educandos.
No entanto a participação da comunidade é de suma importância no desenvolvimento do trabalho pedagógico transparente nas tomadas de decisões, com a finalidade de propiciar uma educação que conduza a cidadania, valorizando a participação entre todos aqueles que convivem nesse espaço. É importante mencionar  que isso acontece quando existe participação ativa e coletiva destes profissionais da escola: diretor, professores, estudantes, coordenadores pedagógicos, auxiliares de secretaria, merendeiras, zeladoras, porteiros, desde que todos se comprometam em buscar uma educação de qualidade transformadora, democrática e participativa na perspectiva de alcançar uma educação que possibilite a participação de todos nas tomadas de decisões de interesse coletivo contribuindo para democratização de toda a comunidade escolar.
Enfim, uma gestão democrática acontece quando é constituída a partir do trabalho coletivo visando integrar todos os membros da comunidade escolar, de forma que participem da elaboração de projetos voltado para a realidade vivenciada pelos educandos buscando a melhoria na qualidade da educação.





[1]Trabalho solicitado na disciplina de Coordenação Pedagógica II pelo professor Charles Maycon de Almeida Mota.
[2]Graduandos do 7º semestre do Curso de Pedagogia pela Faculdade Regional de Riachão do Jacuípe (FARJ).

6 comentários:

  1. A disciplina de Coordenação Pedagógica II, ministrada pelo professor Charles Maycom, na turma H, na faculdade FARJ contribuiu de forma satisfatória para aprimorar o conhecimento dos educandos como o conteúdo Gestão democrática da educação. Ficou nítido que para se construir uma Gestão democrática e eficaz na Instituição Escolar, faz-se necessário a participação de todos os membros da comunidade, buscando o trabalho de forma coletiva, agregando a tomada de decisões de todos; constituindo assim, uma Gestão participativa de qualidade.
    Discentes: Eliâne, Lucimaura e Raquel.

    ResponderExcluir
  2. Ao analisarmos o texto acima percebemos que uma escola que prime pela gestão democrática,precisa envolver a comunidade nas articulações colegiadas dando oportunidades a ouvir e respeitar os pensamentos diferenciados.
    Discentes:Crenilda,Erilma,Jamine,Marineide,Robeilton e Rosenália.

    ResponderExcluir
  3. De acordo com o autor o tema gestão democrática refere-se ao comprometimento politicamente com a construção de uma escola e uma sociedade democrática onde todos os indivíduos são envolvidos,é o caminho para reconstruir uma escola de qualidade.O sucesso de uma gestão está, entre outros fatores,em compreender alguns princípios que são determinantes no desenvolvimento e gerenciamento dos processos característicos da escola.
    Discentes: Adeilsa,Cláudia,Izabela,Marilene, Vanessa

    ResponderExcluir
  4. A gestão democrática baliza o relacionamento entre os profissionais, na busca por valores e crenças organizacionais como, generosidade, transparência, comportamento, e participação.
    Não é possível pensar na participação da comunidade sem garantir os mecanismos de integração e envolvimento que possibilitem, de fato, que o poder de decisão e ação na escola seja compartilhada e a prática da gesão democratica experimentada por todos os autores da escola.
    No entanto, é importante que se tenha a concientização da construção de práticas e decisões coletivas, consolidandoum projeto que seja político no sentido de assumir responsabilidades com o social.
    Discentes: Elenilda, Josenilde, Suzane

    ResponderExcluir
  5. A gestão democrática escolar se constrói a partir da integração entre todos os segmentos da comunidade escolar, e é de fundamental importância para que haja de fato êxito na educação, haja visto que a gestão democrática promove o envolvimento da comunidade no processo escolar e permite que a gestão seja participativa e transparente.
    Discentes: Natielma, Naticleia, Patricia, Vilane e Jaciane.

    ResponderExcluir
  6. O resumo expõe claramente sobre um novo paradigma que vem influenciando a sociedade e o meio educacional, que é a gestão coletiva, reflexiva e participativa. A educação vem perpassando por dificuldade e a gestão democrática, que envolve uma participação coletiva dos sujeitos participantes do processo de ensino-aprendizagem, vem como uma das ferramentas fundamentais para a melhoria da qualidade da educação. Porém, esse tipo de gestão escolar não pode ficar apenas no papel e na teoria, é preciso praticar. Assim, é necessário que o coordenador pedagógico trabalhe também com o envolvimento ativo e responsável, de todos que fazem parte do meio educacional nas tomadas de decisões relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem.

    Discentes: Adinoam, karina, Maria Luiza, Maria Bispo, Raimunda Arlete e Rosinelia.

    ResponderExcluir