Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação
KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias também servem para fazer educação. ___In: Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. 2 ed. Campinas, SP: Papirus, 2007.
Apresentem os comentários sobre o texto utilizado na aula nº 2.
Olá professor, o blog é muito bom, parabéns, espero aprender mais e de maneira diferenciada e divertida!!
ResponderExcluirSucesso...
Por: Suzane da S. Souza
Muito obrigado!
ExcluirO blog é uma maneira diferenciada de aprendizagem.
A tecnologia é um instrumento indispensável na vida de cada ser humano, por conta disso a mesma se encontra diretamente associada no nosso dia a dia. Entretanto, ela carrega consigo uma deficiência que acaba prejudicando a vida dos seus usuários. Entende- se que, nem tudo é perfeito no uso da tecnologia que apesar dos grandes avanços alcançados não é totalmente confiável, ou seja, segura; pois temos como exemplos explicitam os hackers e os vírus, como também contribuiu para a distância que infelizmente existe entre as pessoas. Porem, apesar dessa negatividade, a tecnologia é um instrumento de suma importância para o desenvolvimento e a vida do ser humano.
ResponderExcluirPor: Eliâne, Claudia, Lucimaura e Raquel.
De acordo como texto “se de perto é complicado, de longe então”...
ResponderExcluirPercebemos que estamos vivendo em mundo totalmente globalizado, onde o conhecimento é passado com muita rapidez, as mídias de informação e comunicação proporciona o repensar do processo ensino e aprendizagem.Os grandes profissionais em tecnologia criaram cursos virtuais ,achando eles que poderiam ensinar qualquer conteúdo ,mas esses cursos não atende as necessidades doa alunos,ocorrendo uma grande numero de evasão, onde os alunos acabam colocando a culpa na tecnologia
Mas na verdade a grande culpa está nos professores, que para mudar essa realidade não basta apenas o uso da tecnologia em sala, é preciso um planejamento articulado das ações pedagógicas, ele deve esquecer das aulas tradicionais e usar a nova tecnologia de maneira criativa e dinâmica.
Por: Marilene, Marineide, Natielma, Patrícia, Robeilton.
“Problemas nas relações entre mídias e processos educacionais’.
ResponderExcluirO uso das mídias tais como os dvd´s e cd´s já vem sendo utilizado durante muitas décadas na área educacional, tendo utilidade em vídeos circunferências no treinamento de alfabetizadores. Muitos educadores não procuram se capacitar em termo de tecnologia usando as apenas para passar seus conteúdos e não deixam que os educandos explorem as mesmas, esquecem –se portanto, a real finalidade da educação que é a de oferecer as melhores condições para que ocorra a aprendizagem de todos os alunos. Lembrando também que muitas escolas não tem a utilização de meios tecnológicos, pois os educadores preferem continuar com aulas monótonas e não utilizam estes meios, deixando-os apenas como enfeite, evitando assim participar de treinamentos para sua capacitação e manuseio do mesmo.
Adeilsa Meneses e Vanessa Coelho
Mídias e educação: mediações e movimentações
ResponderExcluirPercebemos que falta muito para que aconteça uma melhoria educacional, principalmente porque falta a qualificação dos profissionais da educação para manusear esses recursos tecnológicos que estão chegando a todas as escolas, pois, não basta ter toda essa tecnologia se os professores não sabem como manuseá-los para melhorar sua prática educativa. Visto que hoje quem domina a tecnologia tem o poder e o conhecimento em suas mãos, fica bem claro nesse texto que o desafio maior é esse, fazer uma educação mediada pelas novas tecnologias, pois, a tecnologia sozinha não educa ninguém, é preciso parceria entre o homem e a máquina, entre o aluno e o professor, porque somos parte integrante dessa sociedade que vive hoje vinte e quatro horas conectada com todo o mundo através das novas tecnologias e dessa forma o conhecimento é acessível a todos os que estão abertos a recebe-los.
Por:
Adinoam da Silva
Karina Gomes
Maria Luiza
Maria Bispo
Rosinelia Souza
Raimunda Arlete
As redes digitais e as rupturas no ensinar, aprender e viver.
ResponderExcluirO texto relata os aspectos dos avanços tecnológicos na qual a educação precisa está inserida de forma em que os profissionais precisam atualizar-se constantemente seus conhecimentos para garantir um bom desempenho profissional. Mas perante a nossa realidade quando referida a tecnologia na educação está parada de forma estranha, pois os profissionais não estão preparados para encarar os novos avanços ou até mesmo não tem acesso. Necessitamos de uma compreensão muito mais ampla por parte de todos os envolvidos no processo que envolve as novas mídias, para superar a qualidade da visão linear tradicional unidirecional, pois no momento atual os avanços são os mais novos redentores do estudo.
Por: Crenilda, Erilma, Jamine e Rosenália.
É preciso refletirmos mais sobre as contribuições que as novas tecnologias tem oferecido ao campo educacional, de modo que possamos compreender o quanto ela poderá acrescentar no desenvolvimento de aulas dinâmicas, bem como, se tornar um ambiente de aprendizagem.
ResponderExcluirNeste sentido, considero os comentários apresentados anteriormente com relevantes, mas necessitando de um maior aprofundamento em leituras para que vocês não se apeguem a discursos rasos.
Apartir de uma profunda analise sobre o texto abordado em sala, foi fácil compreender que as pessoas não têm demonstrado tanto interesse com relação à leitura. Tornando-se cada vez mais fragmentados seus conhecimentos, sua visão de mundo. Onde por muitas vezes somos, influenciados e até mesmo alienados por um bombardeio de informações lançados pela mídia através de cores imagens e movimentos tornando cada vez mais nossos saberes e conhecimentos, atrofiados, tornando nossa visão superficial e fragmentada da realidade.
ResponderExcluirDesse modo compreendemos a importância de um olhar mais profundo voltado para os diferentes saberes e forma de conhecimento através das tecnologias onde, ora trás beneficios ora trás malefícios.
Por:
Suzane da S. Souza
Vilane Reis
Jaciane Silva Nascimento
Josenilde Rosa da Silva
Reflexões bem pertinentes.
ExcluirAnálise do Filme “Eu Robô”
ResponderExcluirVivemos em um mundo globalizado onde o uso das tecnologias é indispensável, conforme os relatos apresentados no filme Eu Robô, no qual as tecnologias permeiam todos os ramos das atividades humanas.
Entende-se como necessidade a evolução dos tempos que levou os indivíduos a construir robôs para auxiliá-las em diversas tarefas do dia-a-dia.
Vemos que nos últimos anos as novas tecnologias tornaram-se ferramentas poderosas capazes de ampliar as chances de aprendizagens dos humanos, desenvolvendo habilidades de se pensar criticamente, comunicar-se e resolver problemas no nosso cotidiano.
Os construtores de robôs não pensam nas conseqüências que podem está trazendo para a sociedade, como por exemplo, trouxe também desvantagens, a maior delas talvez seja o desemprego. Diretamente as empresas vêm substituindo homens e mulheres por máquinas inteligentes como robôs, indiretamente as indústrias dos países pobres ou em desenvolvimento perdem a concorrência para a dos países ricos e os pobres acabam falidos.
O robô é uma obra de experiência mais evoluída para a futura geração.
Por: Crenilda Dantas Queiroz
Reconhecemos que o avanço da tecnologia, constantemente tem ocasionado a substituição da mão-de-obra humana pelas “máquinas inteligentes”, em diversas áreas da atividade humana, entretanto, em meu ponto de vista, no imaginário social, os robôs não irão dominar o mundo, mas não é pelo fato de sermos inteligentes que vamos pensar que somos únicos no universo como afirmou Descartes, “penso, logo existo”. Imagine se as máquinas chegarem a essa conclusão algum dia. Mas vejamos bem, para um complemento de melhoria de vida em sociedade, a máquina e o homem se complementam, pois a máquina precisa do homem no seu manuseio e alimentação de dados, e o homem precisa da máquina na ordenação, armazenamento, distribuição e utilização dos dados e informações técnicas precisas e específicas. Tecnologia e sociedade, a produção de tecnologia é o resultado de esforços conscientes e dirigidos de grupos específicos.
ResponderExcluirEmbora use conceitos aplicáveis no futuro, ele peca como sempre na insistência paranoica de muitos que a tecnologia irá dominar o homem. Mas se há algo positivo no filme, creio que é a mensagem de que em tudo há limites, inclusive no uso da tecnologia que pode ser perfeitamente boa, mas maléfica se usada de forma irresponsável.
vanessa coelho
O filme em questão, nos remete a uma sociedade idealizada pelo autor de maneira que a tecnologia_empregada em robôs_toma conta do mundo e ocupa o lugar do ser, que já foi o mais importante de nossa sociedade: O ser humano.Pondo em risco milhares de empregos .
ResponderExcluirDesse modo o filme busca enfatizar o crescimento do desenvolvimento tecnológico e os impactos positivos e negativos causados pelos mesmos.Sendo eles, na maioria das vezes uma preocupação para aqueles que tem dificuldades em acompanhar as mudanças inesperadas e radicais que interferem diretamente no modo de vida da população. Obrigando-os assim, a se adaptarem ou ficarem para trás.
Por outro lado, esses avanços tem facilitado e melhorado bastante a vida das pessoas,visto que, são os principais interessados ,ou melhor, beneficiados por essas intervenções tecnológicas.
Assim sendo haverá sempre um elo entre o bom e o ruim, o novo e o antigo.
Por Marilene Abreu de Brito
O filme nos mostra a confiança que os humanos têm com os robôs, pois eles possuem um código de programação chamado Lei dos Robóticos que impede que faça mal aos humanos, depois que o Doutor Milles apareceu morto eles ainda continua acreditando nestas leis:1ª nenhum robô pode ferir um ser humano...; 2ªum robô tem que obedecer as ordem que lhe forem dadas...;2ªa obrigação de cada robô é preservar a própria existência...,mesmo assim o robô Sonny continuava sendo o principal suspeito. A parti dai a uma preocupação com estas maquinas se iria da certo ou não, o interessante é que Sonny sempre falou a verdade e ele continuou ajudando os humanos a descobrirem onde havia o erro, ate que eles encontram, foi então uma grande luta para acabar com os robôs, mas o filme não poderia ter um rumo diferente, a não ser o grande movimento, que já é característica da sua própria atuação por ser algo novo, tudo que é novo é movimentado e estranho e assustador, gostei do filme ele preocupa com a sociedade e as novas tecnologia do homem.
ResponderExcluirPessoal, o comentário sobre o filme não deveria ser postado nessa publicação.
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