ANNAUD, Jean-Jacques. Guerra do Fogo. [Filme-vídeo] produção de J. H. Hosny. França. 1981. 1 DVD, duração de 120 min. Ficção científica.
Diante da ficção "Guerra do fogo", o que poderíamos relacionar entre as lutas travadas no decorrer do filme com a evolução do conhecimento?
O filme ''a guerra do fogo''.
ResponderExcluirO empreendimento da evolução humana, em busca do conhecimento, não se da de forma pacifica nem branda, como o filme nos mostra se da de forma violenta e perigosa. Esse mesmo perigo e o que faz com que o homem como ser capaz de evoluir procure meios para proteger sua fragilidade no mundo animal, criando e conhecendo meios que proporcione tal evolução.
A Guerra do Fogo
ResponderExcluirO Conhecimento faz parte do ser humano, seja nos mais simples do saber, ou a busca pelo poder. O Filme nos mostra a busca predominante e o desejo do homem pelo conhecimento, essa necessidade em descobrir o novo, seja na mais pequena ou na maior descoberta, é algo que se consegue com o tempo, com esforço dedicação e como nos mostra o filme em meio a "lutas"; lembrando que sozinho o homem não chega a lugar nenhum.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO filme "Guerra do Fogo"
ResponderExcluirFilme retrata a incassavel busca do homem pelo conhecimento.O conhecimento faz parte do homem por isso o ser humano busca algo novo que preenchar esta sensação do vazio, e o filme nos mostra como o homem evolui e se adpata para sobreviver.
O filme "Guerra do Fogo"
ResponderExcluirO filme retrata bem a necessidade que o homem tem de poder,o conhecimento faz parte da vida humana,o ser humano vivi em uma constante busca de descobertas, e está sempre se reinventando.
Ao assisti o filme percebi que desde o período pré-histórico o homem faz guerra atras de seus objetivos, mas também percebo, diante da ficção, que depois do conhecimento o homem passa a amadurecer e não ter mais tantos esforços para conseguir determinado objetivo. A bíblia sagrada diz no livro de Oseias que o povo esta sendo destruído por falta de conhecimento, o mesmo pode ser observado nas ações das tribos que não tinham conhecimento sobre a arte do fogo.
ResponderExcluirA interação entre espécies diferentes favorece a transmissão de conhecimentos diferentes de forma mais fluente. Uma tribo por si só possuía determinado método para a obtenção/manutenção do fogo, depois de uma longa viagem em busca de um novo fogo e interação com espécies menos e mais evoluídas uma nova visão do mundo (como um lugar muito maior) foi formada, dessa interação foi absorvido experiências sobre a interação(amigável e conflituosa) com outras novas espécies, a intenção de fala (diálogo), a alimentação, o riso, os sentimentos, as vestimentas, o ato sexual, etc.
ResponderExcluirTudo isso influenciando profundamente na cultura de tais indivíduos, favorecendo a evolução e elevando a espécie para um âmbito mais técnico e sentimental e menos selvagem e instintivo.
O filme relata a luta num período em que o "fogo" era tido como uma riqueza e quem o tinha precisava de esforços para mante-ló. Está foi uma época de descobertas onde a busca do "fogo" foi também a busca de conhecimento através do contato com individuo mais selvagem como também especie mais evoluída do que eles ao invés de mante o fogo eles aprenderam a domina-ló. Hoje temos o conhecimento e com ele evoluímos, estamos sempre atras de novas descobertas e de novos desafios assim como eles fizeram.
ResponderExcluirO filme aborda um período histórico onde as primeiras espécies viviam em cavernas e saiam em busca de alimentos para sua sobrevivência , tripos se confrotavam pela posse do fogo , que para eles era tido como riqueza (a maior riqueza) e quem o possuía obtinha poder. Segundo o que relata o filme as espécies que perderam o fogo, ao sair em sua procura vivenviaram experiências novas através do contato com outras espécies que lhes transmitiram além de tudo conhecimento.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA evolução sempre foi motivo de disputa e interesse particulares ou de conjunto,e sempre ao alcança seus interesse traz certa tranquilidade. Esse filme nos mostra isso,pois vimos os benefícios que o fogo levava para as tribos naque época.
ResponderExcluirO filme nos revela como o conhecimento e ,as descobertas ,geram evolução e da poder ao homem .
ResponderExcluirO filme retrata um período na pré-história, que quase não se diferência dpor não ter fala e se comunicar através de gestos, é pouco evoluído e acha que o fogo é algo sobrenatural por não dominarem ainda a técnica de produzi-lo; o outro grupo é mais evoluído e tem uma comunicação e hábitos mais complexos, como a habilidade de fazer o fogo. Esses dois grupos entram em contato quando o fogo da primeira tribo é apagado em uma guerra com uma tribo de hominídeos mais primitivos, que disputam pela posse do fogo e do território. Do contato com uma mulher do outro grupo, os três caçadores do fogo aprendem muitas coisas novas, . percebem que há uma maneira diferente de viver.
ResponderExcluirO filme " A guerra do fogo ", mostra os primórdios da raça humana, logo após a descoberta do fogo, que é desejado por todas as tribos que veem como símbolo de poder. Trata de dois grupos de hominídios pré-históricos : um que cultivava o fogo como algo sobrenatural e o outro que dominava a tecnologia de fazer o fogo . Na primeira cena temos , uma tribo que teme o desconhecido e necessita manter a chama acessa para sua própria sobrevivência . Na outra cena uma nova tribo que domina o fogo e está pronta para o desenvolvimento e continuidade das espécies.
ResponderExcluirCOMENTÁRIO SOBRE O FILME
ResponderExcluir“A GUERRA DO FOGO”
Imaginando-se a origem do homem pelo conceito evolucionista, compreende-se que esta espécie animal sentiu desde os tempos remotos o desejo de conhecer o desconhecido. E desde então o interesse pelo novo gerou busca pelo “ter” e gerou guerra entre tribos, ainda sem concepção de guerra... A história da humanidade pressupõe os três exemplos básicos para a sua estruturação até os dias atuais: o medo, o misticismo e a ciência. O filme “A Guerra do Fogo” revela a criatura (o homem) como o sujeito que se estranha na luta contra o medo da própria vida, a qual se torna um obstáculo para a sobrevivência na busca de uma superação inexplicável. O fogo surgiu em meio a tantas atenções e pensamentos como o elemento inaudito num tempo ainda sem o conhecimento do óbvio; foi algo divino (ainda sem o entendimento da divindade) e precioso, surgindo desse momento o misticismo do homem para com os atributos da natureza – o homem estando como o sujeito na classe animal buscando conhecer a essência da matéria (o fogo) como objeto fenomenal para a vida. O vento, o céu, a lua, as montanhas... Tudo acontecera subjetivamente ao olhar inocente da criatura. A história trata de por o homem como um ser que se revoluciona para construir a evolução do conhecimento. Depois de ele sentir medo e adotar o misticismo, passa a entender a vida como um risco em movimento e, a ciência precisaria existir para que o processo da evolução fosse acompanhado através dela como um instrumento de promover o desenvolvimento da mente humana no conhecimento do homem sobre o homem e seu estágio de civilização. Na busca pela conquista do fogo, o homem passou a compreender que a vida seria mais preciosa e que por trás desse imenso mundo selvagem haveria um poder supremo na ordem maior para se dá atenção ou buscá-lo como um ser superior. Esse homem começou a exprimir os seus sentimentos: paixões, amor, ódio, ambição, prazer e até o riso encontrou no descuido de seu comportamento. Percebeu que era necessário estar solidário e viver em tribo, e conviver como sociedade; percebeu o amor como algo muito forte, sentiu prazer pelo sexo de tal maneira que na ação da libido agiu por instinto como qualquer um animal inadestrado. Essa criatura em processo de evolução sofreu com a vida e sentiu um medo significante da morte. Talvez o homem contemporâneo não consiga entender a mente do homem da caverna na descoberta do fogo. Alguma coisa se sabe, a história deduziu os fatos, a ciência estudou a matéria e o homem moderno ainda não se redescobriu como um ser humano dotado de grande poder para o bem. O fogo pode expandir suas chamas para a visão antropológica de um mundo obscuro de idéias, como também, expandir sua descoberta como preâmbulo de um estudo para o conhecimento do homem sobre si mesmo.
Reinaldo Oliveira Vilas Boas
Aluno de Administração da FARJ
o filme consta a pré historia como iniciou a vida do homem a cerca de 80.000 anos atrás a evolução das descobertas e costumes riquíssimos imagens de habitações culturais e ritos que denotam a maior grau de complexidade de um grupo para outro,e também podemos observa que havia diferentes tribos com diferentes hábitos sendo a maioria rivais.ao descobrir fogo mostravam lutas constante para manter a posse de uma chama de fogo ,que era disputada como algo primordial,além de possibilitar a ingestão de alimentos também combatia o frio e espantava alcateia de lobos.
ResponderExcluirwilka tatiane
O filme relata a vida do homem e o meio ambiente a cerca de 80.000 anos atrás,onde os seres humanos eram primitivos ,suas moradias eram cavernas,organizados em grupos nômades,conviviam com animais pré-históricos,ex: tigre,mamute,entre outros,os quais o filme aborda.
ExcluirO mesmo filme revela como foi a descoberta do fogo.os grupos primitivos travavam brigas constante por alimentos ,sem diálogos falados ,usavam a linguagem e ruído para se comunicarem.
Jaqueline dos santos ferreira
O filme relata a incansável busca do homem pelo conhecimento tendo que travar diversas batalhas com diferentes tribos e aprendendo diversas formas de culturas.
ResponderExcluirÉ no convívio com a natureza selvagem ele precisa adquirir diversas experienciais para cada vez mais evoluir seus conhecimentos e repassar para sua tribo.
Podemos perceber que para haver essa união, houve interesse por parte do homem, e foi neste grupo que ele aprendeu como gera o tão desejado fogo, que é o símbolo muito poderoso.
O filme relata a incansável busca do homem pelo conhecimento tendo que travar diversas batalhas com diferentes tribos e aprendendo diversas formas de culturas.
ResponderExcluirÉ no convívio com a natureza selvagem ele precisa adquirir diversas experienciais para cada vez mais evoluir seus conhecimentos e repassar para sua tribo.
Podemos perceber que para haver essa união, houve interesse por parte do homem, e foi neste grupo que ele aprendeu como gera o tão desejado fogo, que é o símbolo muito poderoso.
Rosimaure Souza Santos
O presente filme aborda uma real ideologia da espécie humana baseando-se na contemporaneidade, na evolução e aprimoramento aos conhecimentos e capacidade humana, tornando-os cada vez mais tecnológico. Ressalta a concepção para desenvolvimento e conhecimento humano, voltado para os costumes, ritos e cultura, venerando assim o fogo no qual foi a principal descoberta.
ResponderExcluirEntretanto o filme é uma ficção que pretende ilustrar uma realidade de nosso passado pré-histórico.
Fernanda Campos de Carvalho
O Filme “a guerra do fogo”, relata a pré-história retratando como decorreu a vida do homem há 80.000 anos, quando a terra era habitada por seres primitivos, vivendo em cavernas, observando sua evolução ao longo do tempo, suas descobertas e costumes, tendo como objetivo, de acordo com o nome do filme, revelar como decorreu a descoberta do fogo. O filme também mostra uma briga entre pequenos grupos tribais para manter a posse de uma chama de fogo, que é disputada como algo vital, pois além de oferecer a possibilidade da ingestão de alimentos, em forma de assados, ajudava também, a combater o frio e a espantar principalmente os lobos. Percebemos como eram as coisas há 80.000 anos que para nós, parece ser tão antigo, mais para eles, era tudo tão novo.
ResponderExcluirEriedson Ferreira da Cunha
Filme a Guerra do Fogo
ResponderExcluirO filme é a busca pelo fogo, uma tribo pouco desenvolvida tinha a posse do fogo, porem não tinham conhecimento de como produzi-lo. O filme começa com uma tribo ainda menos desenvolvida, a ponto de possuírem o corpo coberto por pelos assemelhando a macacos, atacando à primeira nessa luta alguns conseguem fugir transportando uma pequena chama, porem a mesma acaba apagando, deparando-se com a falta do fogo, não tendo como se proteger de animais.
No caminho encontram animais nunca vistos antes por eles, como leões, ursos, dentre outros, também se deparam com outras tribos, uma delas na luta acabam salvando uma A mulher envolve-se com os homens, a principio a relação sexual é animalesca, mas após um tempo cria um vinculo maior com um deles, e passam a ter uma relação além de sexual, passam a ter sentimentos, e após um tempo ela os leva onde sua tribo vive Depois de um tempo na tribo, aprendendo seus costumes os três homens passam por um ritual, que fará deles membros da tribo. Agora podem aprender como produzir o fogo. Após aprenderem saem em viagem de volta a sua tribo, levando com si, não só a chama, mas também novos conhecimentos e costumes.
O desespero toma conta dos membros da tribo, que começam a brigar entre si, os recém-chegados, porém permanecem calmos e pedem atenção de todos os principio não conseguem e a tribo revolta-se novamente, eles pedem atenção novamente e continuam tentando, quando a mulher percebe que não irão conseguir toma-lhes os materiais e mostra-lhes como é e produz fogo.
No final do filme, mostra a formação da família, a mulher e seu companheiro abraçados à luz do luar, ela esta grávida e ele acariciando sua barriga.
O filme mostra a evolução dos sentimentos, da família, do sexo, e principalmente da dominação do fogo. O cruzamento entre as duas tribos, desenvolve um individuo ainda mais desenvolvido, nasce ai uma nova geração de homens das cavernas.
Macio Nei Cunha dos Santos
Curso de Administração
Faculdade Regional de Riachão do Jacuípe - FARJ
Cidade Polo/Capim Grosso
O filme relata a busca do homem pelo poder, fogo representava poder. As tribos brigavam entre si em busca de supremacia, embora nao houvesse uma lingua definida eles se conumicavam atraves de gestos e atos, ha tambem o desenvolvimento de sentimentos, no fim do filme forma-se uma familia
ResponderExcluirDeivson Matos
através dos pântanos e da neve,Naoh encontra três outras tribos, cada uma em um estágio diferente de evolução, caminhando para a atual civilização em que vivemos.
ResponderExcluirmarlon gérfison
O filme refere-se a evolução e a descoberta, tendo como objetivo central “revelar a descoberta do fogo”.Podemos perceber que estamos evoluindo em termos técnicos, e científicos. Os conflitos que eles tinham há 80.000 anos, ainda existem resquícios em pleno século XXI, a exemplo da busca pelo poder, onde Nações traçam guerras por posições políticas e econômicas, territoriais dentre outras. Como também os conflitos homofóbicos, familiares e crimes que nem o homem pré – histórico seria capaz de praticá-los.
ResponderExcluirO filme em questão nos possibilita a contemplação de como aconteceu a disputa de territórios e de vários outros elementos que simbolicamente representavam o poder, paralelo a isso, pudemos compreender que a evolução do conhecimento não se dá de maneira pacífica. Neste sentido, faz-se necessário nos aprofundarmos nas leituras sobre a História, Filosofia e Sociologia para que possamos ter um discurso coerente que não deturpe os fatos e os contextos em que cada situação se deu.
ResponderExcluirO filme vem com a intensão de mostrar como seria as tribos de seres “humanos” em evolução, de onde teoricamente surgiu o homem. Enfatizam os instintos básicos de sobrevivência, e desde o inicio fica evidente que existia uma espécie de sociedade ou grupo, onde eles se organizavam para melhorar suas chances de sobrevivência.
ResponderExcluirO ponto central é uma verdadeira aventura pelo fogo, onde macacos “quase humanos” (talvez fora do ponto ainda) travam verdadeiras batalhas, em sincronia e estratégia, por uma chama, tecnologia de ponta da época, 40000 AC.
Não só pelo fogo, a batalha contra monstros e feras terríveis faziam parte do dia a dia, finalmente a inteligência dos seres humanos primitivos foi superior a força e violências desses verdadeiros dinossauros da época.
Uiliam Alves