KENSKI,
Vani Moreira. Tecnologias também servem
para fazer educação. ___In: Educação e tecnologias: O novo ritmo da
informação. 2 ed. Campinas, SP: Papirus, 2007.
Mídias e Educação:
Mediações e movimentações
Resumo[1]
Por:
Deyjane Oliveira
Jayza Oliveira
kely Lopes
Normaci Cardeal[2]
Segundo
o autor, a imagem, o som e o movimento oferecem informações mais realistas em
relação ao que está sendo ensinado. Quando bem utilizados, provocam a alteração
dos comportamentos de professores e alunos, levando ao melhor conhecimento e
maior aprofundamento do conteúdo estudado. Por mais que as escolas usem
computadores e internet em suas aulas, estas continuam sendo seriadas, finitas
no tempo, definidas no espaço restrito das salas de aula, ligadas a uma única disciplina
e graduadas em níveis hierárquicos e lineares de aprofundamento dos
conhecimentos em áreas especificas do saber. Mais importante que as
tecnologias, que os procedimentos pedagógicos mais modernos é a capacidade de
adequação do processo educacional aos objetivos que levaram você, pessoa,
usuário, leitor, aluno, ao encontro desse desafio de aprender. As mediações
feitas entre seu desejo de aprender, o professor que vai auxiliar você na busca
dos caminhos que levem à aprendizagem os conhecimentos que são a base desse
processo e as tecnologias que vão lhe garantir o acesso e as articulações com
esses conhecimentos configuram um processo de interações que define a qualidade
da educação.
As
redes digitais e as rupturas no ensinar, aprender e viver
Resumo[3]
Por:
Edenilde Lima,Eliane Rios
Janaina Silva
Joseane Sousa
Marivania Sampaio[4]
A
autora traz uma abordagem clara sobre ensinar e aprender na rede, com a vivência
desse novo tempo tecnológico que tem sido de fundamental importância para a profissionalização
e vivencia. A partir de algumas tecnologias o indivíduo se amplia como ser
humano e se aperfeiçoa profissionalmente, onde a sociedade necessita cada vez
mais de novos aprendizados. Que através das redes sociais que o ser humano
adquire maior conhecimento, viabilidade, negócio e flexibilidade em todo
aspecto cotidiano.com a educação esse processo é lento, havendo uma geração de
educadores desqualificado para tamanha tecnologia. Assim os alunos tornam
professores e os mesmos tornam alunos, que a geração é privilegiada a ser capaz
de criar e executar programas, a ser concorrentes das grandes empresas
totalmente qualificada, tornando referencias profissionais sem ao menos uma
aperfeiçoamento a exemplo disso e quando um aparelho celular é lançado e chegam
ao mercado eles conseguem manusear sem dificuldades e a ousadia de descobrir
novos mecanismos, assim é essa nova geração que vem se destacando na era
digital.
Nem tudo são maravilhas no uso das tecnologias na
educação
Resumo[5]
Por:
Ana Kamila Miranda
Inara Sampaio
Katia Sampaio
Livia Rios[6]
Nem tudo são
maravilhas no uso das tecnologias na educação é o que traz a autora, o novo
ritmo da informação, onde defende que em meio a tantas tecnologias e a um
imenso leque de opções digitais, não queira dizer que estamos a salvo de tudo. Ainda,
segundo a autora, uma nova era se mostra a nosso alcance, trazendo com ela
grandes desafios, onde teremos que aprender a conviver com suas complexidades. As
tecnologias digitais são responsáveis pelos novos problemas na educação. Pois
se paga caro por programas que não rendem muito ou por softwares que não
produzem o que foi ofertado, por ser aculturados com uma realidade que não
convém aos nossos alunos. Sem falar nos altos custos em manutenção e segurança
que as instituições educacionais investem para manter as atividades on-line
intactas. Diante a tantos caos, Kenski traz ainda outro sério problema, o
acesso fácil que os alunos encontram nas tecnologias para a compra e venda de
trabalhos escolares on-line, pondo em xeque os valores fundamentais da função
da educação.
O que
não deu certo em educação
Resumo[7]
Por:
Amaria Sousa de Jesus
Edna do Rosário
Jozilda Araujo
Maria de Lourdes
Araujo
Taynara Santos[8]
De acordo com a autora, as tecnologias
avançam cada vez mais rápido por serem facilitadoras no nosso dia a dia, atraentes
e com isso nossos alunos interagem ainda mais em ambientes virtuais e
tecnológicos, prendem muito a atenção deles, porém os nossos profissionais não
conseguem acompanhar esses avanços, e em seus planejamentos procuram usar estes
meios porem com uma metodologia inadequada para trabalhar com esses recursos. O
educador deve ter o cuidado de não levar para sala, textos cansativos, mas sim
textos que apresentem uma linguagem de fácil compreensão, pois o educador
pesquisador deve desenvolver um trabalho que leve o aluno a raciocinar,
mediando conhecimentos que contextualizem com a realidade e a faixa etária de
cada um.
Problemas nas
relações entre mídias e processos educacionais
Resumo[9]
Por:
Ozileia
Jaciara
Edirlane Matos
Maria Louise[10]
O
autor nos esclarece sobre quais os tipos de problemas existentes entre a mídia
e a educação, o desfavorecimento do mau uso dessas tecnologias, onde muitas
vezes não obtendo o alcance de seus objetivos. No entanto a tecnologia é útil e
proveitosa, desde que saiba utilizá-la tornando-a como um auxílio e não como
passa tempo de toda a aula. Esses problemas são complexos, e existentes em
vários anglos como: Falta de conhecimento dos professores para o uso da mesma.
A não-adequação da tecnologia ao conteúdo que vai ser ensinando. A aprendizagem
só é realizada com a mediação de computadores, e entre outros. Sendo assim a
tecnologia tem suas especificidades, porém só precisam ser compreendidas.
Se
de perto é complicado, de longe então...
Resumo[11]
Por:
Celma Mota
Karine Santos
Marivânia Sampaio
Yvana Araujo[12]
O
autor aborda os problemas enfrentados pelos professores e alunos na educação a
distância, muitos profissionais com grandes conhecimentos tecnológicos acharam
que poderiam criar cursos a distância e aplicar qualquer conteúdo sem se
preocupar como os mesmos seriam absorvidos. O que desenvolveu em experiências
fracassadas, pois se pensava numa forma rápida de fazer educação... E, no
entanto os cursos a distância na maioria das vezes não consideram os mínimos
princípios pedagógicos onde oferecem conteúdos já existente em livros e
apostilas ou módulos on-line e CDs e realizações de testes de múltipla escolha.
O autor ainda aponta que o aluno não é considerado, o que realmente importa é o
serviço de entrega de conteúdos na forma de curso, além da educação a distância
existe outro exemplo, é a videoconferência uma ferramenta utilizada com
regularidade em projetos educacionais a distância que também tem seus
problemas. Portanto o que falta é uma equipe articuladora que venha sediar
planejamento pedagógico diferenciado e propostas adequados para essa modalidade
educacional.
[1] Trabalho solicitado
pelo Prof. Charles Maycon de Almeida Mota na disciplina Mídias e Educação.
[2] Graduandas do curso de Pedagogia pela
Faculdade Regional de Riachão do Jacuípe – FARJ.
[3] Trabalho solicitado
pelo Prof. Charles Maycon de Almeida Mota na disciplina Mídias e Educação.
[4] Graduandas do curso de Pedagogia pela
Faculdade Regional de Riachão do Jacuípe – FARJ.
[5] Trabalho solicitado
pelo Prof. Charles Maycon de Almeida Mota na disciplina Mídias e Educação.
[6] Graduandas do curso de Pedagogia pela
Faculdade Regional de Riachão do Jacuípe – FARJ.
[7] Trabalho solicitado
pelo Prof. Charles Maycon de Almeida Mota na disciplina Mídias e Educação.
[8] Graduandas do curso de Pedagogia pela
Faculdade Regional de Riachão do Jacuípe – FARJ.
[9] Trabalho solicitado
pelo Prof. Charles Maycon de Almeida Mota na disciplina Mídias e Educação.
[10] Graduandas do curso de Pedagogia pela
Faculdade Regional de Riachão do Jacuípe – FARJ.
[11] Trabalho solicitado
pelo Prof. Charles Maycon de Almeida Mota na disciplina Mídias e Educação.
[12] Graduandas do curso de Pedagogia pela
Faculdade Regional de Riachão do Jacuípe – FARJ.
É evidente que as novas tecnologias trouxeram novidades para a educação, quando as mesmas são utilizadas de formas planejadas, ajuda tanto aos professores quanto aos alunos a compreenderem os conteúdos trabalhados. No mundo em que vivemos está bem informado é preciso, a internet é de suma importância para que possamos buscar com esses recursos mas conhecimento e aprendizagem. Para as escolas essa rede podem ser grande aliada e melhorar no ensino aprendizagem.
ResponderExcluirAo falarmos sobre tecnologia, sentimos os avanços cada vez mais rápidos, com lados positivos e também pontos negativos, fortemente presentes na educação, onde além da falta de segurança e manutenção, a falta de responsabilidade e disponibilidade dos educadores em suas metodologias.
Com relação a mídias e processos educacionais, o que mais preocupa é a formação de professores para manusear e desenvolver um bom trabalho com esses recursos, a maioria dos profissionais ainda não sabem fazer isso, pois a tecnologia só é interessante quando satisfaz professor e aluno, a informação nem sempre é compreendida ou torna-se interessante. Ao pensarmos nos avanços dos processos educacionais a distância precisamos refletir sobre a metodologia usada, se com as aulas presencias há tantas dificuldades, imaginem a distância que mesmo usando meios tecnológicos avançados, tornaram-se aulas extremamente tradicionais, onde o professor fala e o aluno escuta. Ao usarmos meios tecnológicos precisa se levar em conta o dinamismo, a interação entre aluno e professor.
Graduandas:
Amaria Sousa de Jesus
Edna do Rosário
Jozilda Araújo
Maria de Lourdes Araújo
Taynara Santos
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPor: Deyjane Oliveira, Jayza Oliveira, Kely Lopes, Normaci Cardeal
ResponderExcluirA obra nos chama atenção para as necessidades de se atentar as novas formas de fazer educação, as possibilidades tecnológicas que ampliam novas aprendizagens, quando colocadas em prática deixa de ser apenas um elemento lúdico e passa ser uma necessidade de informação e comunicação, indispensável no desenvolvimento do ser humano.
As tecnologias estão avançando a cada dia, porém, precisamos alcançar esses avanços para sermos profissionais de êxito, já que na educação exigi-se muito de meios que dinamizem o aprendizado. Diante disso, as redes sociais desempenham um importante papel na educação, na profissionalização e na vivência em geral, pois só assim evitará o despreparo diante do concorrido mercado de trabalho. Mas, lembrando que, as tecnologias beneficiam quando usadas de forma útil e proveitosa, caso contrário, não passa de mais um instrumento pedagógico mal usado. É preciso agregar a tecnologia na educação de forma construtiva e não apenas restrita em salas de computadores, para serem usados apenas para se cumprir uma tarefa.
ResponderExcluirEm relação à Educação à distância, o texto traz claramente os problemas e dificuldades enfrentados por professores e alunos, mas precisamos destacar também suas importâncias e conveniências para quem reside longe de uma Universidade e/ou para quem não tem tempo disponível.
Por: Ana Kamila, Inara Sampaio, Katia Sampaio e Livia Rios.
Temos que nos adaptar as novas tecnologias sim, mas é preciso abrir mãos de certas coisas, o mundo cada vez mais se evolui e precisamos conviver com isso. Mas é preciso um olhar diferente para melhorar a educação junto com a tecnologia nas escolas, não basta ter computadores sem que os alunos e os professores não conseguiam se adaptar com o ensino e com o conteúdo. Quando bem utilizados em forma de ensino escolar os professores e alunos terão um elevado conhecimento na educação, mas quando os computadores são utilizados em breve momento isso não quer dizer que houve aprendizado e sim um conhecimento da máquina. É preciso sim usar as tecnologia dentro da sala de aula, professores principalmente tem que estar antenado, para que seus alunos tenham gostos de realizar as tarefas, e que sejam atraídos por conteúdos que chamem sua atenção, e não textos cansativos. Através novas formas de se aprender, creio que com o método a distância fica um pouco complicado por não esclarece todas as suas dúvidas e por ser a distância muitos não se dedicam como deveriam. Onde algumas pessoas não estão preparadas para esse desafio como esse, pois mal sabem utilizar as tecnologias.
ResponderExcluirPor: Edenilde Teles, Eliane Rios,Jjanaina Silva, Joseane Souza e Marivânia Sampaio.
Por: Celma Mota, Karine Santos, Marivânia Sampaio e Yvana Araujo.
ResponderExcluirSem dúvida nenhuma as novas tecnologias trouxeram mudanças para a educação, quando bem utilizadas transformam o ambiente escolar, tornando-o mais dinâmico e interessante para o aluno, melhorando assim o seu aprendizado. A obra nos chama atenção para as necessidades de se atentar as novas formas de fazer educação, as possibilidades tecnológicas que ampliam novas aprendizagens, quando colocadas em prática deixa de ser apenas um elemento lúdico e passa ser uma necessidade de informação e comunicação, indispensável no desenvolvimento do ser humano, o professor como mediador de conhecimento deve auxiliar o aluno para garantir que o uso das tecnologias seja eficiente e a aprendizagem realmente aconteça, pois vivemos numa constante necessidade de aperfeiçoamento, a sociedade em que estamos inseridos exige isso de nós, o trabalho requer qualificação, a internet exerce um papel social fundamental na movimentação das relações financeiras, culturais e de conhecimento.
Diante das considerações apresentadas acima, pode-se notar que as discussões no decorrer da disciplina foram muito ricas e proporcionaram diversas reflexões sobre a temática em questão. Os comentários são todos pertinentes.
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