Esse conceito de cidade educadora auxilia muito na construção de uma sociedade ativa que participa de forma geral e preza pela educação ajudando a escola exercer seu papel de transformadora da realidade saindo assim do comodismo e indo em busca de melhorias e mudanças valorizando os saberes e auxiliando na construção de novos conhecimentos. Liomara dos Santos
A cidade educadora propõe uma maneira inovadora de ensinar e também de aprender sendo um trabalho continuo para a formação de uma Educação de qualidade. É um grande desafio, pois para a cidade ser educadora ela precisa ser educada também, daí a suma importância da responsabilidade das escolas por meio de uma educação para a cidadania. Mercia Oliveira
A Cidade Educadora traz uma proposta inovadora, onde a escola e a sociedade caminham juntas por uma educação mais justa e igualitária, formando cidadãos conscientes e críticos capazes de tornar o lugar onde habitam em um lugar diferente, com ações que beneficias a existência de todos.Na concepção de Cidade Educadora ambas, escola e sociedade, tem um papel fundamental na formação dos educandos, onde atuando juntas a educação acontece de forma significativa. Adriana Nascimento de Jesus
A cidade Educadora nós mostra que é necessário escola e comunidade, ambas trabalharem juntas, que cada cidadão repeito o outro e seus limites, para que a sociedade possa nós proporcionar uma educação renovadora de novos conhecimentos. CEILZA DOS ANJOS SOUZA
Valquíria Silva: Essa proposta inovadora quer nos mostrar um novo modelo de educação, que ultrapasse os muros das escolas e envolve além dos educandos e educadores, a família, o bairro, a cidade e o poder público, para a construção de uma educação coletiva onde todos tenham participação ativa nesse processo e não atribua essa responsabilidade de educar somente a escola, e assim todos se empenhe em transformar o local onde habita em uma localidade renovadora e educada com direitos e deveres igualitários.
Essa proposta é muito boa, e deveria se exemplo para todas as cidades do Brasil e do Mundo, porque, a Cidade Educadora é uma cidade que busca a educação num sentido mais amplo. Não apenas na formação no ambiente escolar, mas também atender a comunidade como um todo, tendo em vista a melhoria da qualidade de vida comunitária. Para isso a Cidade Educadora desenvolve ações para o bem-estar da coletividade e também estimula atitudes individuais com foco no melhoramento de todos os habitantes.
Geovane A proposta da Cidade Educadora de unir instituições como a Escola, a Família e a Comunidade para juntas “trabalharem” pela transformação da sociedade que tem sido tão corrompida pela falta de limites em busca do progresso, é um grande desafio. Porém, se cada um fizer a sua parte, com certeza nossa cidade, nossa Escola, nosso país, enfim o mundo será melhor e todos poderão viver de forma mais justa e igualitária.
Uma Cidade Educadora preza pela educação num sentido mais amplo, onde escola e sociedade ambas, anseiam por uma educação de qualidade, formando cidadãos reflexivos e conscientes, capazes de tornarem o lugar onde vivem, com uma melhor perspectiva de vida e quando o todo junta-se, fica mais fácil desenvolver ações, lutar, conquistar e sanar as dificuldades, pois é o todo lutando coletivamente por um só objetivo. Elinete
Para que haja uma mudança é preciso elaborar bons projetos e mobilizar toda a comunidade, o que não é muito fácil pois porque é preciso muita perseverança e comprometimento para que o ser humano se conscientize de cuidar dos bens públicos e das grandes dádivas que foi deixada por Deus para nós, precisamos ter cidadãos conscientes e que respeite os direitos dos outros e da natureza. Começando pela educação, construindo novos espaços de aprendizagem ,onde possam envolver não só a escola mas toda comunidade
A ação educativa só acontece quando se parte de determinada intervenção.De nada adiantaria lutar por algo visualizando apenas como mecanismo informal.Na verdade,antes de qualquer ação requer conhecimento disponibilidade conscientização.É preciso termos certeza de que tal e qual projeto esteja na dimensão colaboradora onde todos possam se empenharem de forma coletiva na convicção de que os problemas e as resoluções são absolutamente meus mas de todos nos.Tanto o projeto quanto o vídeo nos faz compreender que não fazemos nada sós ,mas que uma iniciativa faz com que o individuo mude de atitude e se interesse em interagir de forma prazerosa, partindo de sua própria consciência com prendedora.
A filosofa Viviane Mosé, afirma que quem educa não é a escola e sim a comunidade em que ela estar inserida. É por meio da interação com comércio local, gráficas, com o pelotão do corpo de bombeiro e com outros atores da comunidade e da sociedade que o processo de educação e cidadania vai acontecer, no âmbito escolar promovendo uma ação transformadora em duplo sentido, ou seja, o individuo é transformado e futuramente ele será um agente transformador da sociedade e da escola em que estar inserido. É no espaço da comunidade que acontece as problemáticas sociais tais como racismo, drogas, fobias sociais, fome, vandalismo entre outros problemas de ordem moral, social e cultural que perturba a ordem e a paz das pessoas que estão inserida nas comunidades. É por meio da ação dos professores cujo a visão futurista e a sensibilidade para os sujeitos da comunidade e seus paradigmas que haverá uma total mudança social, cultural e moral. A parceria escola e comunidade gerarão individuou cujo a visão será mais sensível e empática aos demais indivíduos que ocupam o mesmo espaço na sociedade e na escola, com isto escola e comunidade serão uma só pessoa.
JÉSSICA REIS A proposta da cidade educadora é unir escola, e comunidade como um todo, com o objetivo de transformar a sociedade, tornando-a justa e igualitária, construindo um novo modelo de educação, enfatizando a coletividade e mostrando que a educação também de faz fora da escola.
Para que haja uma mudança e preciso elaborar bons projetos e mobilizar toda uma comunidade; O que não e muito fácil pois e preciso muita perseverança e comprometimento para que o ser humano se conscientize de cuidar dos bens públicos e das grandes dádivas que foi deixadas por Deus para nos é preciso ter cidadãos conscientes e que respeite os direitos dos outros e da natureza, e para que isso aconteça precisamos começar pela educação, construam dos nos espaços de aprendizagem, ou que possam envolver não só a escola mas toda à comunidade.
Uma cidade educadora como o próprio nome diz, trata-se de uma cidade que preza pela educação. Não objetiva apenas a formação no ambiente escolar, mas também atender a comunidade como um todo, visando a melhoria da qualidade de vida. Para isso a Cidade Educadora desenvolve ações para o bem-estar da coletividade e também estimula atitudes individuais com foco nesse bem comum. Quando se abrangem todas as partes interessadas terás sempre um bom resultado.
Elijane Santos A cidade educadora tem uma grande importância, pois os cidadãos tem o seu desenvolvimento na comunidade com seus direitos e deveres para obter respeito, praticando assim, com uma excelente participação coletiva, onde todos devem ajudar e compartilhar. As escolas e instituições tem a possibilidade de buscar projetos para promover eventos participativos na comunidade. Na verdade para ter uma organização na comunidade é preciso que os cidadãos participe colaborando com uma grande importância na sua vida cotidiana, onde todos devem preservar seu ambiente local com maior responsabilidade para que meio seja agradável.
A cidade educadora é aquela em que conscientiza os seus habitantes a exercerem a sua cidadania sabendo quais são os seus direitos e deveres para exercerem o execício da democracia como saúde, direitos pessoais, sociais e políticos, onde a cidade que educa os seus habitantes possuem as mesmas oportunidades de conhecimento dos valores educacionais do trânsito, do meio ambiente, sabe ajudar a transformar o seu espaço de vivência, enfim, um lugar onde há o respeito mútuo. Portanto, todos os habitantes da cidade tem o direito de refletir e participar da criação de programas educativos e culturais, dispondo dos instrumentos necessários que lhes permitem descobrir os valores e tudo aquilo que permite uma melhor qualidade de vida, de forma civilizada participando, assim, de um mesmo território.
É sabido que a Educação muda radicalmente a vida do ser humano e consequentemente modifica a realidade. O vídeo "cidade educadora", revela como a educação transforma o olhar dos sujeitos e desperta a consciência crítica frente às situações de cunho social. Esta visão contribui para a criação de ações governamentais, tais como aparece no vídeo, que resultam em gestos de solidariedade as quais, por sua vez, favorece o desenvolvimento pleno de todas as pessoas. Quando isto acontece, compreende-se, então, o verdadeiro significado do termo "cidade educadora", caracterizado nos pequenos gestos dos cidadãos que conscientemente assumem atitudes concretas que são capazes de transformar o meio em que estão inseridos e, assim, transformar o mundo.
É sabido que a Educação muda radicalmente a vida do ser humano e consequentemente modifica a realidade. O vídeo "cidade educadora", revela como a educação transforma o olhar dos sujeitos e desperta a consciência crítica frente às situações de cunho social. Esta visão contribui para a criação de ações governamentais, tais como aparece no vídeo, que resultam em gestos de solidariedade as quais, por sua vez, favorece o desenvolvimento pleno de todas as pessoas. Quando isto acontece, compreende-se, então, o verdadeiro significado do termo "cidade educadora", caracterizado nos pequenos gestos dos cidadãos que conscientemente assumem atitudes concretas que são capazes de transformar o meio em que estão inseridos e, assim, transformar o mundo.
O exemplo mostrado no vídeo é uma demonstração ampla do que realmente significa uma cidade ou um município educador, tendo em vista a melhoria da qualidade de vida não só de uma pessoa, uma família ou uma comunidade, mas refere-se às mudanças mais amplamente referentes à cidadania e à garantia do direito de cada um, o que acaba por consequente sendo um direito de todos. A preocupação inclusive de cada membro integrado num mesmo convívio social, é aparente também no que se pode considerar como ações para a garantia do progresso e convivência saudável tanto para os dias atuais como para as gerações futuras. Todos passam a partir de então a viver num ambiente saudável, propício a melhorias e preocupados com a preservação da vida e do meio ambiente em geral. Transformações essas adquiridas principalmente através da educação significativa.
Tanto neste vídeo quanto no texto, a escola representa o principal instrumento de mudanças e transformações radicais na vidas das pessoas. As transformações ocorridas são percebidas em cada ponto de acesso dos cidadãos, onde as práticas tanto individuais quanto coletivas se fazem presentes em cada momento demonstrado. Todos ao mesmo tempo engajados pela mesma causa: promover melhorias para a população em geral. Um direito garantido através do processo educativo aos quais esses indivíduos têm acesso. Mudanças essas que são de responsabilidade de todos e não apenas de um grupo ou de um indivíduo isoladamente.
Essa proposta tem a finalidade de fazer com que nosso povo acorde que os governante acorde que a população em geral percebe a importância de se educar.o nome A CIDADE EDUCADORA mostre que nosso BRASIL hoje tem um grande desafio pela frente procurar fazer com que nossa educação em todos os sentidos faça valer, uma educação de qualidade ampla que a população em geral possa trabalhar com união e coletividade visando o bem estar de todos .Será que podemos um dia sonhar com essa cidade que educar que se preocupa que vive em união e para o bem de todos? SIDNA VANESSA
A proposta da cidade educadora é ótima tem a finalidade de conscientizar as pessoas a exercerem a cidadania ,mas para que isso aconteça é necessário que a sociedade reveja seus atos a cada dia.Nessa concepção que a cidade educadora nos traz,a escola em conjunto com a sociedade tem o papel fundamental na formação dos educadores e é um grande desafio, quem sabe um dia podemos visualizar essas transformações e uma sociedade totalmente educada .
o texto e vídeo mostra de forma semelhante a necessidade da mobilização coletiva e individual para a preservação dos patrimônios existentes na comunidade. a escola educadora visa exatamente isso a luta de todos ao mesmo tempo na busca de um mesmo ideal, havendo uma interação entre educação e comunidade, a escola por sua vez deve criar projetos que desenvolva atitudes e praticas para que todos possam alcançar os objetivos proposto, buscando também resgatar valores e memória do mesmo. Marileide Mria.
CLEOMAR VILAS BOAS Uma cidade educadora, depende de todos os indivíduos que nela convive. A comunidade deve está caminhando lado a lado com a escola, ajudando, conscientizando as pessoas, buscando melhorias para a população em todas as áreas, dando a todos direitos igualitário, focadas em um só objetivo, tornando o mesmo, um processo de transformação continuo na sociedade.
A cidade educadora visa a interação entre educação e comunidade, essa é uma proposta inovadora mais que terá grande exito se houver a mudança de praticas e atitudes individuais e coletivas sendo todos responsáveis pela educação,e todos lutem juntos na busca de um mesmo ideal. valdiziane Matos dos Santos.
Tornar uma cidade educadora é um processo difícil e desafiador, pois exige antes de tudo a conscientização da população do seu papel enquanto cidadão, já que as pessoas associam que ser cidadão é simplesmente exercer o direito de votar, sendo que o significado de cidadania vai muito mais além. O texto e o vídeo analisados mostram a importância da participação popular na garantia dos seus direitos, todos devem está atento a tudo o que acontece a comunidade procurando cobrar do poder público melhorias de vida a população, no entanto cruzar os braços e apenas esperar soluções não é suficiente, mas sim todos devem se envolver no processo de transformação, caso contrário a população ficará sempre alienada nas mãos dos governantes que na maioria das vezes fazem o que querem. Portanto uma cidade só poderá ser mudada quando todos seus moradores participarem do processo da educação junto a escola ajudando a sanar os problemas existentes na mesma. pois assim afirma Paulo Freire em seu livro ação cultural para a libertação: “somente os seres que podem refletir sobre sua própria limitação é que são capazes de libertar-se, desde de que porém, a sua reflexão não se perca numa vaguidade descomprometida, mas se dê no exercício da ação transformadora da realidade”.(P.53). Marivania da Silva Medrado
Tornar uma cidade educadora é um processo difícil e desafiador, pois exige antes de tudo a conscientização da população do seu papel enquanto cidadão, já que as pessoas associam que ser cidadão é simplesmente exercer o direito de votar, sendo que o significado de cidadania vai muito mais além. O texto e o vídeo analisados mostram a importância da participação popular na garantia dos seus direitos, todos devem está atento a tudo o que acontece a comunidade, procurando cobrar do poder público melhorias de vida a população, no entanto, cruzar os braços e apenas esperar soluções não é suficiente, mas, todos devem se envolver no processo de transformação, caso contrário, a população ficará sempre alienada nas mãos dos governantes que na maioria das vezes fazem o que querem. Portanto, uma cidade só poderá ser mudada quando todos seus moradores participarem do processo da educação junto a escola ajudando a sanar os problemas existentes na mesma. pois assim afirma Paulo Freire em seu livro ação cultural para a libertação: “somente os seres que podem refletir sobre sua própria limitação é que são capazes de libertar-se, desde de que porém, a sua reflexão não se perca numa vaguidade descomprometida, mas se dê no exercício da ação transformadora da realidade”.(P.53). Marivania da Silva Medrado
O conceito de Cidade Educadora tem na sua gênese a ideia de que educar é uma responsabilidade de toda a sociedade, e de que a Educação não se deve centrar exclusivamente na Escola, sendo um direito de todos e ao longo de toda a vida, para que assim se possa construir um mundo melhor. Assim como no texto, que apresenta uma comunidade que sonha em preservar e valorizar seu patrimônio, e deixa bem claro que é preciso educar para fazer a vida coincidir com as ideias, a vida que a gente quer: grande, bonita e preservada. A cidade educadora não só é uma cidade “perfeita” como também busca melhorar as imperfeições e os problemas que surgem diante dela, tendo objetivo permanente de aprender, permutar, partilhar, cuidar e etc. O conceito é aprender na cidade, com a cidade. Onde a comunidade deve ter uma formação sobre os valores e as praticas da cidadania democrática.
A cidade educadora tem como objetivo enriquecer a vida e melhorar a convivência da escola e a comunidade.Para isso é preciso desenvolver ações que possam estimular a coletividade e o respeito.Gorenisce Mattos Moreira
diante da proposta cidade educadora precisa ter iteração entre escola, família e comunidade. para uma boa formação de qualidade precisa unir toda comunidade e principalmente o poder público para que haja cidade democrática e conscientizadora. Telma Mendes.
O projeto, acudes: patrimônio da comunidade de Santa Luzia e o vídeo cidade educadora vem fazer uma abordagem sobre a importância dos valores culturais e educacionais dentro de uma comunidade. No entanto, é necessário a busca de projetos para o beneficio da mesma, mas que todos hajam em função de manter os benefícios alcançados em perfeitas condições, valorizando e preservando-os pois é dever de todo e qualquer cidadão manter o matrimonio público em perfeitas condições. Enfim, devemos não só buscar melhoria para a nossa sociedade, mas, trabalhar em conjunto preservar e conscientizar o outro a fazer a sua parte, assim conseguiremos obter melhores resultados e desfrutar de uma sociedade onde a educação possa fluir mais claramente formando o cidadão mais consciente dos seus deveres vindo a construir mais com o bem estar social e pessoal do individuo. Renata Ferreira.
Observando o vídeo cidade educadora, podemos compreender que tudo que acontece em nossa vida é reflexo da nossa ação praticada no dia a dia. O Projeto juntamente ao vídeo demonstra donos causados pela mau conservação e utilização do patrimônio público. Mais sábio do que aquele que detecta o problema é aquele que procura meios para exterminar ou amenizar tal situação. O individuo precisa muito se auto educar, pois uma população só será bem constituída quando as pessoas tiverem auto controle sobre seus atos. Precisamos respeitar e conservar as nossas raízes; a cultura de um povo que batalharam para os bons princípios e uma boa conduta. Assim, é compreensível que uma cidade educadora é aquela que seus habitantes e governantes trabalham em conjunto com o mesmo objetivo, de manter seus valores e regras, além de batalhar pelo progresso com seus próprios recursos. Jacenilda dos Reis Alves.
Analisando a proposta das duas fontes ( texto e vídeo), observa-se que para acontecer a cidade educadora basta que todos que fazem parte dela, tenham força de vontade e educação para agirem em torno do objetivo de transformar para melhor o espaço em que estão inseridos formando como consequência disso a cidade educadora em si.
Analisando a proposta das duas fontes ( texto e vídeo), observa-se que para acontecer a cidade educadora basta que todos que fazem parte dela, tenham força de vontade e educação para agirem em torno do objetivo de transformar para melhor o espaço em que estão inseridos formando como consequência disso a cidade educadora em si. Maria Iolanda
A escola é um dos fatores primordiais para o desenvolvimento da vida de um indivíduo. Mas para tal instituição ter êxito e uma melhor formação de indivíduos éticos, em sua função educacional, é necessário que aja um trabalho em conjunto com o município, a cidade e até mesmo com a comunidade que a escola esteja inserida. O texto abordado (açudes) e o vídeo apresentado nos dar uma nítida concepção de como isso pode acontecer de fato. Os mesmos exemplos abordados são demonstrações amplas, de como também a cidadania pode ser aprimorada para o beneficio hoje e futuramente, se cada um fizer a sua parte, os resultados serão os melhores.
Na actualidade, a ideia de Cidade Educadora apesar de associada a um movimento de iniciativas e instituições de âmbito internacional, tem vindo a ser reconhecida como uma das vias possíveis para perceber a realidade urbana e melhorar a sua dinâmica em termos de participação e coesão social. Neste sentido, percebe-se a cidade não só como referente fundamental para o desenvolvimento urbano, mas também como agente educativo dinamizador de aprendizagens não formais e informais que permitam aos seus cidadãos desenvolver competências e reforçar os princípios a cidadania Maira dos reis sanatna
O conceito de fato,é ter uma cidade mais evoluída não pelo ambiente escolar,mas pelo ambiente da comunidade como um todo.para ter uma qualidade de vida.Fazer o que você considere certo,não porque é politicamente correto ou porque você atento aos indivíduos ao seu redor.Isto significa ser inserido em uma cidade educadora como cidadão.Paula Roberta Ferreira da Silva
A educação acontece não só em um ambiente escolar,mas em toda parte onde houver pessoas,informações e conhecimentos.O texto e o vídeo nos mostra claramente este contexto indo além dos muros da escola,valorizando as culturas e os patrimônios do município inseridos. No entanto para um município ser educador é necessário esta em união com a escola no processo educativo com o objetivo de formação para e pela cidadania.
Muito se fala sobre possíveis meios de melhoria da educação. A junção escola e comunidade, trabalhando conjuntamente em propósitos comuns é o principal caminho para essa evolução. Quando essas inovações e planejamentos são colocadas em prática por todos, o resultado é a melhoria no setor educativo, cultural, social e etc. Leandra Matos Moreira
Um pequeno trecho da apostila santa luzia mim chamou muita atenção quando falava " A vida de que a gente quer depende do que a gente faz " e no vídeo sobre cidade educadora não é diferente pois para tornar um cidade educadora depende da ação de cada um basta ser consciente de seus ato e assim também trabalhar em parceria. GRACIELE LIMA DE SOUZA
Sabendo que a educação é o suporte para que o ser humano aprenda a conviver em sociedade, e esta para se desenvolver bem é necessário que todos inseridos nela saiba respeitar o outro independente da cor, idade , cultura, posição social e outros, não deixando que seja necessário que o próprio homem estabeleça leis para que os direitos humanos seja respeitado. IVANI SANTOS LOPES LIMA
sabemos que a educação é muito importante para o sr humano viver na sociedade, independente de cor, raça, e religião, para termos uma cidade educadora precisamos nos conscientizar que cada um de nos temos que fazer nossa parte, pois somos agentes transformadores de ações, pois nossas atitudes são reflexo de tudo que acontece em nossas vidas. ROSINEIDE JESUS SANTOS
A cidade educadora não é uma proposta pronta e acabada, mas é um processo continuo que necessita da parceria entre escola e comunidade, pois a escola sozinha não pode ensinar e como bem vimos no vídeo essa cidade só pode acontecer se houver essa parceria, o desempenho e a vontade de mudanças em uma sociedade melhor para todos, auxiliando assim, na construção de uma cidadania ativa e participativa. Georgina Rocha
Estou muito satisfeito com as concepções apresentadas neste espaço, acredito que de agora por diante vocês visualizarão a sua realidade de forma diferenciada, considerando os princípios de um município que educa.
Interessante esse vídeo. Ele nos mostra a importância da parceria entre a escola e a comunidade no qual, juntas podem fazer a diferença tornando um ambiente desagradável em um totalmente diferente onde todos se respeitam e têm a real consciência de um mundo melhor para todos. Seria ótimo se todas as pessoas compreendesse o principal conceito de Cidade Educadora, que é criar políticas públicas e divulgar, essas ações de modo que se tornem modelo para outras cidades. Porém, para que isso venha acontecer é preciso envolvimento total de ambas as partes tanto, Comunidade Escolar, quanto da Comunidade local. DONARIA S. SILVA
Poluição, falta de respeito com o próximo, preconceito... esse vídeo simples nos remete a realidade de nossas cidades/comunidades nos fazendo refletir na transformação desta, numa "cidade educadora", sendo esta um sonho, tal sonho que pode se tornar realidade através da mobilizações e a parceria entre Escola e comunidade, levando em conta que sozinhas não podem fazer nada, é preciso ajuda de todos os órgãos públicos e privados, e principalmente de você, de mim, de nós, pois cada um fazendo sua parte nas mínimas situações do dia a dia, já contribuirá bastante para a construção de uma cidade educadora. DÉBORA RODRIGUES
Vir que antes não era uma cidade organizada porque existia grandes necessidades faltava rampas para cadeirantes pessoas no transito não respeitava pedestre ,rios açudes poluídos com muito lixo é sempre bom percorremos o mesmo trajeto observando quanto á ação humana afeta de forma negativa á natureza foi assim muito interessante quando pessoas se reuniram e começaram fazer sua parte na tentativa de salvar seus rios e açudes coletando lixo nas águas dai por diante suas águas ficaram limpas a´te vimos que já existem aves sobre elas á cidade se tornou bem educadora pois passou á ter rampas adequadas para cadeirantes e passarelas espaço para passeio e comemorações festivas e brincadeiras e um espaço adequado para pratica de esporte. CELESTE HONORIA
Foi vergonhoso á falta de respeito em tudo e com todos como cadeirante o idoso e á sinalização e rios naquela cidade. Que todos os habitantes podem compartilhar das oportunidades da formação de seu município, com igualdade e liberdade. Não deixando á poluição tomando conta do seu município ou seja do seu planeta . Unidos vencerá para desenvolver um bom trabalho tudo necessita de uma organização precisa lutar e tomar conta da cidade. Respeitando por igual á todos não tendo preconceito , mas sozinho não conseguem sem ajuda da população para buscar seus direitos e deveres e o aprendizado da cidade educadora pois tudo pode mudar depende e necessitam de uma Ordem Social e Econômica e Politica sem lutarem não constroem nada. Imaginam que esta sozinho ou perdido no meio da escuridão mas todos juntos constituíram um lugar maravilhoso cheio de sabedorias educadores uma vida nova, para aquele município a paz reinou na Cidade que .Educa renovando á sabedoria e o respeitando os direitos. NORMILZA DA SILVA
Nossa realidade infelizmente é essa, o mundo poluído, falta de respeito com o próximo.... ainda bem que tudo isso pode ser mudado. Numa cidade que educa o professor precisa renovar sua prática pedagógica trabalhando a realidade de cada comunidade, estudando fora dos muros da escola, buscando o progresso e novas técnicas de ensino, para que tais alunos conheçam e construam seus conhecimentos baseado em sua realidade e sua cultura. ISAILDE RODRIGUES DE SOUZA
Sonho. Transformar uma cidade obscura onde se encontra cidadãos egoístas, sem compaixão/respeito pelo outro, sem a sensibilização em seu coração e também com rios poluídos pelos mesmo, o engarrafamento para apimentar o estresse, [...] é o sonho de qualquer pessoa. Sabemos que isso não é uma tarefa fácil de ser realizada mais, também não é IMPOSSÍVEL, não podemos esperar pela atitude dos outros pois, esta deve partir de nós mesmo. O LUGAR QUE QUEREMOS DEPENDE DO QUE FAZEMOS então precisamos fazer, para vê algo acontecer. A escola é uma das peças essenciais para essa transformação, mas como já dizia o mestre Paulo Freire " A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tão pouco a sociedade muda". No entanto a escola precisa de apoio para poder estar desenvolvendo o seu papel com isso, se todos ( escola, famílias, políticos, sociedade em geral) se reunirem em prol da mudança, do bem a realidade seria/será outra. BRUNETE SILVA DE OLIVEIRA
O vídeo Cidade Educadora proposto pelo docente Charles Maicon, nos monstra uma realidade de duas cidades, a primeira onde não se tem respeito pelo direito do outro, da falta de cidadania o desprezo com a cidade e seus espaços que poderiam serem utilizados para serem espaços de aprendizagem , uma cidade empobrecida culturalmente e que infelizmente é a realidade de muitas das nossas cidades brasileiras, a segunda após os seus habitantes se apropriar do conhecimento uma verdadeira cidade educadora que respeita o direito de ir e vim de todos, onde tem a cooperação dos seus cidadãos ao meio ambiente, aos espaços de uso coletivo, as vias publicas viárias e pluviais, o respeito as minorias os idosos, a pessoas com deficiência, as crianças por fim a todos. Uma cidade educadora é o que todos nós que estamos vivendo no chamado mundo da educação sonhamos e buscamos, mas para realizar o sonho e a achar o que procuramos faz-se necessários a dação de todos nós revendo nossas metodologias de ensino, abrindo a nossa mente para o novo, se adaptando as novas ferramentas do mundo tecnológico, e pesquisando e provando, mesmo que o que provamos nossos avôs já tenha uma noção no chamado senso comum. Por Carlos César
Comentário O filme "Eu Robô", traz uma importante reflexão sobre os limites da inteligência humana em relação a criação e desenvolvimento e uso da tecnologia . retratando a evolução futura no ano 2035 nos EUA, esse filme expõe a construção de robôs pelos homens de robôs para ajuda-los nas atividades diárias, porém, tudo dá errado os robôs começam a agir por conta , enfrentando os humanos. Isso nos faz refletir sobre os cuidados e os erros com o uso da tecnologia,pois, quando usado de forma errada e irresponsável e pode trazer grandes prejuízos e maléficos a humanidade. Por Eugenia Sousa Lima.
Esse conceito de cidade educadora auxilia muito na construção de uma sociedade ativa que participa de forma geral e preza pela educação ajudando a escola exercer seu papel de transformadora da realidade saindo assim do comodismo e indo em busca de melhorias e mudanças valorizando os saberes e auxiliando na construção de novos conhecimentos. Liomara dos Santos
ResponderExcluirA cidade educadora propõe uma maneira inovadora de ensinar e também de aprender sendo um trabalho continuo para a formação de uma Educação de qualidade. É um grande desafio, pois para a cidade ser educadora ela precisa ser educada também, daí a suma importância da responsabilidade das escolas por meio de uma educação para a cidadania. Mercia Oliveira
ResponderExcluirA Cidade Educadora traz uma proposta inovadora, onde a escola e a sociedade caminham juntas por uma educação mais justa e igualitária, formando cidadãos conscientes e críticos capazes de tornar o lugar onde habitam em um lugar diferente, com ações que beneficias a existência de todos.Na concepção de Cidade Educadora ambas, escola e sociedade, tem um papel fundamental na formação dos educandos, onde atuando juntas a educação acontece de forma significativa. Adriana Nascimento de Jesus
ResponderExcluirA cidade Educadora nós mostra que é necessário escola e comunidade, ambas trabalharem juntas, que cada cidadão repeito o outro e seus limites, para que a sociedade possa nós proporcionar uma educação renovadora de novos conhecimentos. CEILZA DOS ANJOS SOUZA
ResponderExcluirValquíria Silva: Essa proposta inovadora quer nos mostrar um novo modelo de educação, que ultrapasse os muros das escolas e envolve além dos educandos e educadores, a família, o bairro, a cidade e o poder público, para a construção de uma educação coletiva onde todos tenham participação ativa nesse processo e não atribua essa responsabilidade de educar somente a escola, e assim todos se empenhe em transformar o local onde habita em uma localidade renovadora e educada com direitos e deveres igualitários.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEssa proposta é muito boa, e deveria se exemplo para todas as cidades do Brasil e do Mundo, porque, a Cidade Educadora é uma cidade que busca a educação num sentido mais amplo. Não apenas na formação no ambiente escolar, mas também atender a comunidade como um todo, tendo em vista a melhoria da qualidade de vida comunitária. Para isso a Cidade Educadora desenvolve ações para o bem-estar da coletividade e também estimula atitudes individuais com foco no melhoramento de todos os habitantes.
ResponderExcluirGeovane
ResponderExcluirA proposta da Cidade Educadora de unir instituições como a Escola, a Família e a Comunidade para juntas “trabalharem” pela transformação da sociedade que tem sido tão corrompida pela falta de limites em busca do progresso, é um grande desafio. Porém, se cada um fizer a sua parte, com certeza nossa cidade, nossa Escola, nosso país, enfim o mundo será melhor e todos poderão viver de forma mais justa e igualitária.
Uma Cidade Educadora preza pela educação num sentido mais amplo, onde escola e sociedade ambas, anseiam por uma educação de qualidade, formando cidadãos reflexivos e conscientes, capazes de tornarem o lugar onde vivem, com uma melhor perspectiva de vida e quando o todo junta-se, fica mais fácil desenvolver ações, lutar, conquistar e sanar as dificuldades, pois é o todo lutando coletivamente por um só objetivo. Elinete
ResponderExcluirPara que haja uma mudança é preciso elaborar bons projetos e mobilizar toda a comunidade, o que não é muito fácil pois porque é preciso muita perseverança e comprometimento para que o ser humano se conscientize de cuidar dos bens públicos e das grandes dádivas que foi deixada por Deus para nós, precisamos ter cidadãos conscientes e que respeite os direitos dos outros e da natureza. Começando pela educação, construindo novos espaços de aprendizagem ,onde possam envolver não só a escola mas toda comunidade
ResponderExcluirA ação educativa só acontece quando se parte de determinada intervenção.De nada adiantaria lutar por algo visualizando apenas como mecanismo informal.Na verdade,antes de qualquer ação requer conhecimento disponibilidade conscientização.É preciso termos certeza de que tal e qual projeto esteja na dimensão colaboradora onde todos possam se empenharem de forma coletiva na convicção de que os problemas e as resoluções são absolutamente meus mas de todos nos.Tanto o projeto quanto o vídeo nos faz compreender que não fazemos nada sós ,mas que uma iniciativa faz com que o individuo mude de atitude e se interesse em interagir de forma prazerosa, partindo de sua própria consciência com prendedora.
ResponderExcluirA filosofa Viviane Mosé, afirma que quem educa não é a escola e sim a comunidade em que ela estar inserida. É por meio da interação com comércio local, gráficas, com o pelotão do corpo de bombeiro e com outros atores da comunidade e da sociedade que o processo de educação e cidadania vai acontecer, no âmbito escolar promovendo uma ação transformadora em duplo sentido, ou seja, o individuo é transformado e futuramente ele será um agente transformador da sociedade e da escola em que estar inserido. É no espaço da comunidade que acontece as problemáticas sociais tais como racismo, drogas, fobias sociais, fome, vandalismo entre outros problemas de ordem moral, social e cultural que perturba a ordem e a paz das pessoas que estão inserida nas comunidades. É por meio da ação dos professores cujo a visão futurista e a sensibilidade para os sujeitos da comunidade e seus paradigmas que haverá uma total mudança social, cultural e moral. A parceria escola e comunidade gerarão individuou cujo a visão será mais sensível e empática aos demais indivíduos que ocupam o mesmo espaço na sociedade e na escola, com isto escola e comunidade serão uma só pessoa.
ResponderExcluirJÉSSICA REIS
ResponderExcluirA proposta da cidade educadora é unir escola, e comunidade como um todo, com o objetivo de transformar a sociedade, tornando-a justa e igualitária, construindo um novo modelo de educação, enfatizando a coletividade e mostrando que a educação também de faz fora da escola.
Para que haja uma mudança e preciso elaborar bons projetos e mobilizar toda uma comunidade; O que não e muito fácil pois e preciso muita perseverança e comprometimento para que o ser humano se conscientize de cuidar dos bens públicos e das grandes dádivas que foi deixadas por Deus para nos é preciso ter cidadãos conscientes e que respeite os direitos dos outros e da natureza, e para que isso aconteça precisamos começar pela educação, construam dos nos espaços de aprendizagem, ou que possam envolver não só a escola mas toda à comunidade.
ResponderExcluirUma cidade educadora como o próprio nome diz, trata-se de uma cidade que preza pela educação. Não objetiva apenas a formação no ambiente escolar, mas também atender a comunidade como um todo, visando a melhoria da qualidade de vida. Para isso a Cidade Educadora desenvolve ações para o bem-estar da coletividade e também estimula atitudes individuais com foco nesse bem comum. Quando se abrangem todas as partes interessadas terás sempre um bom resultado.
ResponderExcluirElijane Santos
ResponderExcluirA cidade educadora tem uma grande importância, pois os cidadãos tem o seu desenvolvimento na comunidade com seus direitos e deveres para obter respeito, praticando assim, com uma excelente participação coletiva, onde todos devem ajudar e compartilhar. As escolas e instituições tem a possibilidade de buscar projetos para promover eventos participativos na comunidade. Na verdade para ter uma organização na comunidade é preciso que os cidadãos participe colaborando com uma grande importância na sua vida cotidiana, onde todos devem preservar seu ambiente local com maior responsabilidade para que meio seja agradável.
A cidade educadora é aquela em que conscientiza os seus habitantes a exercerem a sua cidadania sabendo quais são os seus direitos e deveres para exercerem o execício da democracia como saúde, direitos pessoais, sociais e políticos, onde a cidade que educa os seus habitantes possuem as mesmas oportunidades de conhecimento dos valores educacionais do trânsito, do meio ambiente, sabe ajudar a transformar o seu espaço de vivência, enfim, um lugar onde há o respeito mútuo. Portanto, todos os habitantes da cidade tem o direito de refletir e participar da criação de programas educativos e culturais, dispondo dos instrumentos necessários que lhes permitem descobrir os valores e tudo aquilo que permite uma melhor qualidade de vida, de forma civilizada participando, assim, de um mesmo território.
ResponderExcluirÉ sabido que a Educação muda radicalmente a vida do ser humano e consequentemente modifica a realidade. O vídeo "cidade educadora", revela como a educação transforma o olhar dos sujeitos e desperta a consciência crítica frente às situações de cunho social. Esta visão contribui para a criação de ações governamentais, tais como aparece no vídeo, que resultam em gestos de solidariedade as quais, por sua vez, favorece o desenvolvimento pleno de todas as pessoas. Quando isto acontece, compreende-se, então, o verdadeiro significado do termo "cidade educadora", caracterizado nos pequenos gestos dos cidadãos que conscientemente assumem atitudes concretas que são capazes de transformar o meio em que estão inseridos e, assim, transformar o mundo.
ResponderExcluirÉ sabido que a Educação muda radicalmente a vida do ser humano e consequentemente modifica a realidade. O vídeo "cidade educadora", revela como a educação transforma o olhar dos sujeitos e desperta a consciência crítica frente às situações de cunho social. Esta visão contribui para a criação de ações governamentais, tais como aparece no vídeo, que resultam em gestos de solidariedade as quais, por sua vez, favorece o desenvolvimento pleno de todas as pessoas. Quando isto acontece, compreende-se, então, o verdadeiro significado do termo "cidade educadora", caracterizado nos pequenos gestos dos cidadãos que conscientemente assumem atitudes concretas que são capazes de transformar o meio em que estão inseridos e, assim, transformar o mundo.
ResponderExcluirO exemplo mostrado no vídeo é uma demonstração ampla do que realmente significa uma cidade ou um município educador, tendo em vista a melhoria da qualidade de vida não só de uma pessoa, uma família ou uma comunidade, mas refere-se às mudanças mais amplamente referentes à cidadania e à garantia do direito de cada um, o que acaba por consequente sendo um direito de todos. A preocupação inclusive de cada membro integrado num mesmo convívio social, é aparente também no que se pode considerar como ações para a garantia do progresso e convivência saudável tanto para os dias atuais como para as gerações futuras. Todos passam a partir de então a viver num ambiente saudável, propício a melhorias e preocupados com a preservação da vida e do meio ambiente em geral. Transformações essas adquiridas principalmente através da educação significativa.
ResponderExcluirTanto neste vídeo quanto no texto, a escola representa o principal instrumento de mudanças e transformações radicais na vidas das pessoas. As transformações ocorridas são percebidas em cada ponto de acesso dos cidadãos, onde as práticas tanto individuais quanto coletivas se fazem presentes em cada momento demonstrado. Todos ao mesmo tempo engajados pela mesma causa: promover melhorias para a população em geral. Um direito garantido através do processo educativo aos quais esses indivíduos têm acesso. Mudanças essas que são de responsabilidade de todos e não apenas de um grupo ou de um indivíduo isoladamente.
ResponderExcluirEssa proposta tem a finalidade de fazer com que nosso povo acorde que os governante acorde que a população em geral percebe a importância de se educar.o nome A CIDADE EDUCADORA mostre que nosso BRASIL hoje tem um grande desafio pela frente procurar fazer com que nossa educação em todos os sentidos faça valer, uma educação de qualidade ampla que a população em geral possa trabalhar com união e coletividade visando o bem estar de todos .Será que podemos um dia sonhar com essa cidade que educar que se preocupa que vive em união e para o bem de todos? SIDNA VANESSA
ResponderExcluirA proposta da cidade educadora é ótima tem a finalidade de conscientizar as pessoas a exercerem a cidadania ,mas para que isso aconteça é necessário que a sociedade reveja seus atos a cada dia.Nessa concepção que a cidade educadora nos traz,a escola em conjunto com a sociedade tem o papel fundamental na formação dos educadores e é um grande desafio, quem sabe um dia podemos visualizar essas transformações e uma sociedade totalmente educada .
ResponderExcluiro texto e vídeo mostra de forma semelhante a necessidade da mobilização coletiva e individual para a preservação dos patrimônios existentes na comunidade.
ResponderExcluira escola educadora visa exatamente isso a luta de todos ao mesmo tempo na busca de um mesmo ideal, havendo uma interação entre educação e comunidade, a escola por sua vez deve criar projetos que desenvolva atitudes e praticas para que todos possam alcançar os objetivos proposto, buscando também resgatar valores e memória do mesmo. Marileide Mria.
CLEOMAR VILAS BOAS
ResponderExcluirUma cidade educadora, depende de todos os indivíduos que nela convive. A comunidade deve está caminhando lado a lado com a escola, ajudando, conscientizando as pessoas, buscando melhorias para a população em todas as áreas, dando a todos direitos igualitário, focadas em um só objetivo, tornando o mesmo, um processo de transformação continuo na sociedade.
A cidade educadora visa a interação entre educação e comunidade, essa é uma proposta inovadora mais que terá grande exito se houver a mudança de praticas e atitudes individuais e coletivas sendo todos responsáveis pela educação,e todos lutem juntos na busca de um mesmo ideal. valdiziane Matos dos Santos.
ResponderExcluirTornar uma cidade educadora é um processo difícil e desafiador, pois exige antes de tudo a conscientização da população do seu papel enquanto cidadão, já que as pessoas associam que ser cidadão é simplesmente exercer o direito de votar, sendo que o significado de cidadania vai muito mais além. O texto e o vídeo analisados mostram a importância da participação popular na garantia dos seus direitos, todos devem está atento a tudo o que acontece a comunidade procurando cobrar do poder público melhorias de vida a população, no entanto cruzar os braços e apenas esperar soluções não é suficiente, mas sim todos devem se envolver no processo de transformação, caso contrário a população ficará sempre alienada nas mãos dos governantes que na maioria das vezes fazem o que querem. Portanto uma cidade só poderá ser mudada quando todos seus moradores participarem do processo da educação junto a escola ajudando a sanar os problemas existentes na mesma. pois assim afirma Paulo Freire em seu livro ação cultural para a libertação: “somente os seres que podem refletir sobre sua própria limitação é que são capazes de libertar-se, desde de que porém, a sua reflexão não se perca numa vaguidade descomprometida, mas se dê no exercício da ação transformadora da realidade”.(P.53). Marivania da Silva Medrado
ResponderExcluirTornar uma cidade educadora é um processo difícil e desafiador, pois exige antes de tudo a conscientização da população do seu papel enquanto cidadão, já que as pessoas associam que ser cidadão é simplesmente exercer o direito de votar, sendo que o significado de cidadania vai muito mais além. O texto e o vídeo analisados mostram a importância da participação popular na garantia dos seus direitos, todos devem está atento a tudo o que acontece a comunidade, procurando cobrar do poder público melhorias de vida a população, no entanto, cruzar os braços e apenas esperar soluções não é suficiente, mas, todos devem se envolver no processo de transformação, caso contrário, a população ficará sempre alienada nas mãos dos governantes que na maioria das vezes fazem o que querem. Portanto, uma cidade só poderá ser mudada quando todos seus moradores participarem do processo da educação junto a escola ajudando a sanar os problemas existentes na mesma. pois assim afirma Paulo Freire em seu livro ação cultural para a libertação: “somente os seres que podem refletir sobre sua própria limitação é que são capazes de libertar-se, desde de que porém, a sua reflexão não se perca numa vaguidade descomprometida, mas se dê no exercício da ação transformadora da realidade”.(P.53). Marivania da Silva Medrado
ResponderExcluirO conceito de Cidade Educadora tem na sua gênese a ideia de que educar é uma responsabilidade de toda a sociedade, e de que a Educação não se deve centrar exclusivamente na Escola, sendo um direito de todos e ao longo de toda a vida, para que assim se possa construir um mundo melhor. Assim como no texto, que apresenta uma comunidade que sonha em preservar e valorizar seu patrimônio, e deixa bem claro que é preciso educar para fazer a vida coincidir com as ideias, a vida que a gente quer: grande, bonita e preservada.
ResponderExcluirA cidade educadora não só é uma cidade “perfeita” como também busca melhorar as imperfeições e os problemas que surgem diante dela, tendo objetivo permanente de aprender, permutar, partilhar, cuidar e etc. O conceito é aprender na cidade, com a cidade. Onde a comunidade deve ter uma formação sobre os valores e as praticas da cidadania democrática.
A cidade educadora tem como objetivo enriquecer a vida e melhorar a convivência da escola e a comunidade.Para isso é preciso desenvolver ações que possam estimular a coletividade e o respeito.Gorenisce Mattos Moreira
ResponderExcluirdiante da proposta cidade educadora precisa ter iteração entre escola, família e comunidade.
ResponderExcluirpara uma boa formação de qualidade precisa unir toda comunidade e principalmente o poder público para que haja cidade democrática e conscientizadora. Telma Mendes.
O projeto, acudes: patrimônio da comunidade de Santa Luzia e o vídeo cidade educadora vem fazer uma abordagem sobre a importância dos valores culturais e educacionais dentro de uma comunidade.
ResponderExcluirNo entanto, é necessário a busca de projetos para o beneficio da mesma, mas que todos hajam em função de manter os benefícios alcançados em perfeitas condições, valorizando e preservando-os pois é dever de todo e qualquer cidadão manter o matrimonio público em perfeitas condições.
Enfim, devemos não só buscar melhoria para a nossa sociedade, mas, trabalhar em conjunto preservar e conscientizar o outro a fazer a sua parte, assim conseguiremos obter melhores resultados e desfrutar de uma sociedade onde a educação possa fluir mais claramente formando o cidadão mais consciente dos seus deveres vindo a construir mais com o bem estar social e pessoal do individuo. Renata Ferreira.
Observando o vídeo cidade educadora, podemos compreender que tudo que acontece em nossa vida é reflexo da nossa ação praticada no dia a dia. O Projeto juntamente ao vídeo demonstra donos causados pela mau conservação e utilização do patrimônio público.
ResponderExcluirMais sábio do que aquele que detecta o problema é aquele que procura meios para exterminar ou amenizar tal situação. O individuo precisa muito se auto educar, pois uma população só será bem constituída quando as pessoas tiverem auto controle sobre seus atos. Precisamos respeitar e conservar as nossas raízes; a cultura de um povo que batalharam para os bons princípios e uma boa conduta.
Assim, é compreensível que uma cidade educadora é aquela que seus habitantes e governantes trabalham em conjunto com o mesmo objetivo, de manter seus valores e regras, além de batalhar pelo progresso com seus próprios recursos. Jacenilda dos Reis Alves.
Analisando a proposta das duas fontes ( texto e vídeo), observa-se que para acontecer a cidade educadora basta que todos que fazem parte dela, tenham força de vontade e educação para agirem em torno do objetivo de transformar para melhor o espaço em que estão inseridos formando como consequência disso a cidade educadora em si.
ResponderExcluirAnalisando a proposta das duas fontes ( texto e vídeo), observa-se que para acontecer a cidade educadora basta que todos que fazem parte dela, tenham força de vontade e educação para agirem em torno do objetivo de transformar para melhor o espaço em que estão inseridos formando como consequência disso a cidade educadora em si. Maria Iolanda
ResponderExcluirA escola é um dos fatores primordiais para o desenvolvimento da vida de um indivíduo. Mas para tal instituição ter êxito e uma melhor formação de indivíduos éticos, em sua função educacional, é necessário que aja um trabalho em conjunto com o município, a cidade e até mesmo com a comunidade que a escola esteja inserida. O texto abordado (açudes) e o vídeo apresentado nos dar uma nítida concepção de como isso pode acontecer de fato. Os mesmos exemplos abordados são demonstrações amplas, de como também a cidadania pode ser aprimorada para o beneficio hoje e futuramente, se cada um fizer a sua parte, os resultados serão os melhores.
ResponderExcluirNa actualidade, a ideia de Cidade Educadora apesar de associada a um movimento de iniciativas e
ResponderExcluirinstituições de âmbito internacional, tem vindo a ser reconhecida como uma das vias possíveis para
perceber a realidade urbana e melhorar a sua dinâmica em termos de participação e coesão social.
Neste sentido, percebe-se a cidade não só como referente fundamental para o desenvolvimento
urbano, mas também como agente educativo dinamizador de aprendizagens não formais e informais
que permitam aos seus cidadãos desenvolver competências e reforçar os princípios a cidadania
Maira dos reis sanatna
O conceito de fato,é ter uma cidade mais evoluída não pelo ambiente escolar,mas pelo ambiente da comunidade como um todo.para ter uma qualidade de vida.Fazer o que você considere certo,não porque é politicamente correto ou porque você atento aos indivíduos ao seu redor.Isto significa ser inserido em uma cidade educadora como cidadão.Paula Roberta Ferreira da Silva
ResponderExcluirA educação acontece não só em um ambiente escolar,mas em toda parte onde houver pessoas,informações e conhecimentos.O texto e o vídeo nos mostra claramente este contexto indo além dos muros da escola,valorizando as culturas e os patrimônios do município inseridos.
ResponderExcluirNo entanto para um município ser educador é necessário esta em união com a escola no processo educativo com o objetivo de formação para e pela cidadania.
Muito se fala sobre possíveis meios de melhoria da educação. A junção escola e comunidade, trabalhando conjuntamente em propósitos comuns é o principal caminho para essa evolução. Quando essas inovações e planejamentos são colocadas em prática por todos, o resultado é a melhoria no setor educativo, cultural, social e etc.
ResponderExcluirLeandra Matos Moreira
Um pequeno trecho da apostila santa luzia mim chamou muita atenção quando falava " A vida de que a gente quer depende do que a gente faz " e no vídeo sobre cidade educadora não é diferente pois para tornar um cidade educadora depende da ação de cada um basta ser consciente de seus ato e assim também trabalhar em parceria. GRACIELE LIMA DE SOUZA
ResponderExcluirSabendo que a educação é o suporte para que o ser humano aprenda a conviver em sociedade, e esta para se desenvolver bem é necessário que todos inseridos nela saiba respeitar o outro independente da cor, idade , cultura, posição social e outros, não deixando que seja necessário que o próprio homem estabeleça leis para que os direitos humanos seja respeitado. IVANI SANTOS LOPES LIMA
ResponderExcluirsabemos que a educação é muito importante para o sr humano viver na sociedade, independente de cor, raça, e religião, para termos uma cidade educadora precisamos nos conscientizar que cada um de nos temos que fazer nossa parte, pois somos agentes transformadores de ações, pois nossas atitudes são reflexo de tudo que acontece em nossas vidas. ROSINEIDE JESUS SANTOS
ResponderExcluirA cidade educadora não é uma proposta pronta e acabada, mas é um processo continuo que necessita da parceria entre escola e comunidade, pois a escola sozinha não pode ensinar e como bem vimos no vídeo essa cidade só pode acontecer se houver essa parceria, o desempenho e a vontade de mudanças em uma sociedade melhor para todos, auxiliando assim, na construção de uma cidadania ativa e participativa. Georgina Rocha
ResponderExcluirEstou muito satisfeito com as concepções apresentadas neste espaço, acredito que de agora por diante vocês visualizarão a sua realidade de forma diferenciada, considerando os princípios de um município que educa.
ResponderExcluirInteressante esse vídeo. Ele nos mostra a importância da parceria entre a escola e a comunidade no qual, juntas podem fazer a diferença tornando um ambiente desagradável em um totalmente diferente onde todos se respeitam e têm a real consciência de um mundo melhor para todos. Seria ótimo se todas as pessoas compreendesse o principal conceito de Cidade Educadora, que é criar políticas públicas e divulgar, essas ações de modo que se tornem modelo para outras cidades. Porém, para que isso venha acontecer é preciso envolvimento total de ambas as partes tanto, Comunidade Escolar, quanto da Comunidade local. DONARIA S. SILVA
ResponderExcluirPoluição, falta de respeito com o próximo, preconceito... esse vídeo simples nos remete a realidade de nossas cidades/comunidades nos fazendo refletir na transformação desta, numa "cidade educadora", sendo esta um sonho, tal sonho que pode se tornar realidade através da mobilizações e a parceria entre Escola e comunidade, levando em conta que sozinhas não podem fazer nada, é preciso
ResponderExcluirajuda de todos os órgãos públicos e privados, e principalmente de você, de mim, de nós, pois cada um fazendo sua parte nas mínimas situações do dia a dia, já contribuirá bastante para a construção de uma cidade educadora.
DÉBORA RODRIGUES
Vir que antes não era uma cidade organizada porque existia grandes necessidades faltava rampas para cadeirantes pessoas no transito não respeitava pedestre ,rios açudes poluídos com muito lixo é sempre bom percorremos o mesmo trajeto observando quanto á ação humana afeta de forma negativa á natureza foi assim muito interessante quando pessoas se reuniram e começaram fazer sua parte na tentativa de salvar seus rios e açudes coletando lixo nas águas dai por diante suas águas ficaram limpas a´te vimos que já existem aves sobre elas á cidade se tornou bem educadora pois passou á ter rampas adequadas para cadeirantes e passarelas espaço para passeio e comemorações festivas e brincadeiras e um espaço adequado para pratica de esporte. CELESTE HONORIA
ResponderExcluirFoi vergonhoso á falta de respeito em tudo e com todos como cadeirante o idoso e á sinalização e rios naquela cidade. Que todos os habitantes podem compartilhar das oportunidades da formação de seu município, com igualdade e liberdade. Não deixando á poluição tomando conta do seu município ou seja do seu planeta . Unidos vencerá para desenvolver um bom trabalho tudo necessita de uma organização precisa lutar e tomar conta da cidade. Respeitando por igual á todos não tendo preconceito , mas sozinho não conseguem sem ajuda da população para buscar seus direitos e deveres e o aprendizado da cidade educadora pois tudo pode mudar depende e necessitam de uma Ordem Social e Econômica e Politica sem lutarem não constroem nada. Imaginam que esta sozinho ou perdido no meio da escuridão mas todos juntos constituíram um lugar maravilhoso cheio de sabedorias educadores uma vida nova, para aquele município a paz reinou na Cidade que .Educa renovando á sabedoria e o respeitando os direitos. NORMILZA DA SILVA
ResponderExcluirNossa realidade infelizmente é essa, o mundo poluído, falta de respeito com o próximo.... ainda bem que tudo isso pode ser mudado. Numa cidade que educa o professor precisa renovar sua prática pedagógica trabalhando a realidade de cada comunidade, estudando fora dos muros da escola, buscando o progresso e novas técnicas de ensino, para que tais alunos conheçam e construam seus conhecimentos baseado em sua realidade e sua cultura.
ResponderExcluirISAILDE RODRIGUES DE SOUZA
Sonho. Transformar uma cidade obscura onde se encontra cidadãos egoístas, sem compaixão/respeito pelo outro, sem a sensibilização em seu coração e também com rios poluídos pelos mesmo, o engarrafamento para apimentar o estresse, [...] é o sonho de qualquer pessoa. Sabemos que isso não é uma tarefa fácil de ser realizada mais, também não é IMPOSSÍVEL, não podemos esperar pela atitude dos outros pois, esta deve partir de nós mesmo.
ResponderExcluirO LUGAR QUE QUEREMOS DEPENDE DO QUE FAZEMOS então precisamos fazer, para vê algo acontecer. A escola é uma das peças essenciais para essa transformação, mas como já dizia o mestre Paulo Freire " A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tão pouco a sociedade muda". No entanto a escola precisa de apoio para poder estar desenvolvendo o seu papel com isso, se todos ( escola, famílias, políticos, sociedade em geral) se reunirem em prol da mudança, do bem a realidade seria/será outra.
BRUNETE SILVA DE OLIVEIRA
O vídeo Cidade Educadora proposto pelo docente Charles Maicon, nos monstra uma realidade de duas cidades, a primeira onde não se tem respeito pelo direito do outro, da falta de cidadania o desprezo com a cidade e seus espaços que poderiam serem utilizados para serem espaços de aprendizagem , uma cidade empobrecida culturalmente e que infelizmente é a realidade de muitas das nossas cidades brasileiras, a segunda após os seus habitantes se apropriar do conhecimento uma verdadeira cidade educadora que respeita o direito de ir e vim de todos, onde tem a cooperação dos seus cidadãos ao meio ambiente, aos espaços de uso coletivo, as vias publicas viárias e pluviais, o respeito as minorias os idosos, a pessoas com deficiência, as crianças por fim a todos.
ResponderExcluirUma cidade educadora é o que todos nós que estamos vivendo no chamado mundo da educação sonhamos e buscamos, mas para realizar o sonho e a achar o que procuramos faz-se necessários a dação de todos nós revendo nossas metodologias de ensino, abrindo a nossa mente para o novo, se adaptando as novas ferramentas do mundo tecnológico, e pesquisando e provando, mesmo que o que provamos nossos avôs já tenha uma noção no chamado senso comum.
Por Carlos César
Comentário
ResponderExcluirO filme "Eu Robô", traz uma importante reflexão sobre os limites da inteligência humana em relação a criação e desenvolvimento e uso da tecnologia . retratando a evolução futura no ano 2035 nos EUA, esse filme expõe a construção de robôs pelos homens de robôs para ajuda-los nas atividades diárias, porém, tudo dá errado os robôs começam a agir por conta , enfrentando os humanos. Isso nos faz refletir sobre os cuidados e os erros com o uso da tecnologia,pois, quando usado de forma errada e irresponsável e pode trazer grandes prejuízos e maléficos a humanidade.
Por Eugenia Sousa Lima.