O
que fazer com os computadores na escola?
RISCHBIETER, Luca. O que fazer com computadores na escola.
In___: Pátio Revista
Pedagógica. Porto Alegre: Artes Médicas Sul. V. 1, n. 47, ago/out. 2008.
Resumo[1]
Por:
Adelma
Lima, Cleomar Santos, Elijane Santos, Graciele Sousa, Ivaní Lopes, Marivânia
Medrado, Rosineide de Jesus, Rutineia Matos e Simone Honorato[2]
Segundo
as informações contidas no texto “o que fazer com os computadores na escola”,
da Revista Pedagógica Pátio, afirma que os computadores devem servir para que a
escola melhore a qualidade do seus processos de ensino, as aprendizagens
fundamentais e as diferentes áreas do conhecimento. Para que esse
desenvolvimento educacional aconteça é necessário que haja sensibilidade por
parte do corpo administrativo inclusive o professor em adequar suas práticas
educativas integrando da melhor forma possível os alunos aos meios tecnológicos
possíveis, incentivando a descobrir e aprimorar suas habilidades necessárias ao
seu desenvolvimento. Uma formação que busca a construção da cidadania,
radiografando o raciocínio do aluno ensinando-o a pensar, servindo como uma
moderna ferramenta de aprendizagem, pois mesmo os softwares (programas de
jogos) mais simples e elementares podem produzir e trazer resultados
surpreendentes. Portanto, a tecnologia é
entendida como um instrumento que ao implantar mais unidades de ensino não
busca apenas levar conhecimento de informática e sim tornar a tecnologia um
elemento importante e útil no dia-a-dia, que possibilita aos alunos a
investigação de problemas, a definição das soluções, e por fim a sua superação.
A utilização dos computadores como ferramenta no processo educativo, é uma forma bastante inovadora, que possibilita o saber usando meios tecnológicos. Essa integração/junção entre ambiente escolar e tecnologia, é uma forma de fazer com que haja uma afloração no prazer dos alunos em aprender, utilizando aparelhos e ferramentas nunca antes usado para estes fins. Tendo em vista que os computadores é um aliado no desenvolvimento das pessoas, pois trazem em sua formatação e composição, ferramentas atuais que favorecem a expansão do conhecimento e das habilidades de quem faz uso delas.
ResponderExcluirA mera presença dos computadores em sala de aula não significa mudança, uma vez que o computador sozinho não faz nada, necessita-se formar adequadamente os professores para a cultura digital. Muitos professores não sabem como fazer uso dessas tecnologias em suas práticas docentes e esse é maior desafio, incentivar professores a inovarem, para saber escoltar a geração z.
ResponderExcluirO texto ressalta a real necessidade da utilização de recursos tecnológicos a favor da aprendizagem, recursos esses, que podem contribuir e muito para uma aprendizagem significativa. Esses instrumentos deve ser utilizados visando levar ao aluno novas possibilidades de aquisição de conhecimento, onde ao mesmo tempo torna-os conhecedores dos recursos tecnológicos da atualidade. Adriana Nascimento de Jesus
ResponderExcluirA única forma que o homem tem para acompanha o mundo é se apartando a ele, daí a importância de não só trazer os computadores para dentro da sala de aula mas também dar aos professores a chance de melhor se informar para poder formar os alunos em relação ao uso crítico dos mesmo, pois não importa apenas ter mas é preciso saber usar e passar isso para os alunos.
ResponderExcluirLIOMARA DOS SANTOS SILVA
Geovane
ResponderExcluirÉ do conhecimento de todos que muitas escolas possuem laboratórios de informática, e que deveria servir para favorecer o desenvolvimento da Educação. No entanto, eles geralmente ficam parados sem uso, pois para que possam ser usados é preciso que todos (direção, coordenação, professores)saiam de suas zonas de conforto, requer busca pelo novo, pela inovação, porém é mais cômodo continuar com antigas metodologias. Assim, é necessário que a tecnologia sirva não só para equipar as escolas, mas para que possibilite a expansão do conhecimento das habilidades de todos envolvidos no processo educativo.
Valquíria Silva:O uso do computador nas escolas tem provocado uma revolução na forma de educar e aprender devido à sua capacidade facilitadora de acesso à informação e também pelas muitas possibilidades de utilização de novas técnicas de ensino. Os computadores, quanto adotados nas escolas, devem se integrar ao currículo como uma ferramenta multidisciplinar, constituindo-se em algo mais que o educador pode contar para realizar o seu trabalho. O bom resultado do uso de computadores na escola depende do que se faz dele, de como e com que finalidade ele é usado. Não se pode esperar que o computador faça tudo sozinho. O computador não é um substituto do educador, mas uma ferramenta capaz de auxiliá-lo de diversas formas, na transformação da sala de aula em um local que estimule os educandos a melhorar seus conhecimentos e suas habilidades cognitivas.
ResponderExcluirCom a presença dos computadores no meio educativo, no entanto, a função do mesmo, é inovar a qualidade de ensino, por parte do corpo administrativo, incentivando o alunado a primorar o seu conhecimento no dia- a- dia. Ceilza dos Anjos Souza
ResponderExcluirTem-se que olhar com uma atenção especial quando se fala do computador nas escolas,pela questão do contexto metodológico em que este se encontra. A ideia é interessante no que diz respeito as perspectivas almejadas com isso , mas tem que se levar em conta a preparação daqueles que iram manusea-los e mediar o conhecimento que ali se encontra .
ResponderExcluirIOLANDA CARNEIRO
A tecnologia proporciona possibilidades de inovar a prática, de atribuir sentido ao que estuda, onde vem ganhando força e sendo a maior esperança de um ensino diferenciado nas escolas, é o uso do computador na sala de aula para que realmente aconteça um grande avanço na aprendizagem dos alunos.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNo texto trabalhado pelos alunos do curso de pedagogia do 6º período da Faculdade Regional do Jacuipe(FARJ) uma palavra merece destaque “integração”, essa palavra resume bem o que precisa ser feito com computadores e espaços reservados para eles. Percebe-se que as escolas de fato estão cada vez mais equipada com ferramentas e mecanismo tecnológicos, porém que muitos desses equipamentos estão desintegralizado das salas de aulas, com isto o que vemos são laboratórios de informáticas separados das salas de aulas. O espaço sala de informática são o que chamamos de espaço de lazer e a as salas de aulas, espaço de disciplina. É extremamente nociva essa concepção de separação, de sala em um lugar e laboratório num outro, ambos devem acontecer no mesmo espaço com a finalidade de promover o processo de transmissão do saber e na formação de cidadãos capazes de serem enquanto Ser, indivíduos dotados da capacidade de criticidade.
ResponderExcluirJÉSSICA REIS
ResponderExcluirO uso de computadores como ferramenta pedagógica, é uma prática inovadora na educação, que visa levar o alunado a uma aprendizagem, prazerosa e significativa. A utilização dessa ferramenta deve ter como finalidade auxiliar no ensino e aprendizagem, expandindo o conhecimento e as habilidades do alunado no processo educativo.
O uso correto e adequado de computadores e outros meios tecnológicos é uma proposta na qual deve se pensar principalmente na aplicação e utilidade dos mesmos dentro e fora da escola. O que se vê por aí é o contrário do que se pensa. Está cheio de alunos que vão e que vêm com seus aparelhos nas mãos mas não sabem explorá-los devidamente. me deparo sempre com alunos que usam o tempo todo o celular, o computador (no facebook), mas quando é pra realizar uma pesquisa ou fazer um trabalho é um "Deus nos acuda", não sabem pra onde vai, geralmente pagam por um trabalho pronto e bonitinho. É preciso mudar essa situação agora para evitar problemas futuros!
ResponderExcluirDiante desse avanços tecnológico é necessário o uso adequado desses computadores na sala de aula! ele vem proporcionando ao aluno buscar suas informações adequada de acordo com o seu cotidiano e seu modo de viver, trazendo seus conhecimentos e suas aprendizagens. Cabe aos educadores se adaptarem a essa nova tecnológia
ResponderExcluirtodo e qualquer aparelho tecnológico se utilizado da maneira correta traz grandes benefícios, o que fazer com os computadores da escola? em primeiro lugar o professor deve saber como manusear o mesmo, e saber a maneira certa de integrar o computador como instrumento pedagógico. Marileide Maria.
ResponderExcluirO computador aparece como a descoberta mais significativa e transformacional da era moderna, o uso do mesmo na educação vem se tornando cada vez mais indispensáveis na escola, quando usados corretamente, além desse aparelho tecnológico mudar a ordem dos exercícios, viabiliza também a resolução de varias maneiras para o mesmo exercício. Para que isso aconteça é preciso da participação afetiva dos professores no processo de ensino e aprendizagem, quando os computadores são usados para um aprendizado da transformação de informação em conhecimento.
ResponderExcluirO uso do computador é uma forma de motivação, que tem como objetivo preparar os futuros cidadãos para o trabalho e a vida, na sociedade da informação, sem contar nos papeis que o mesmo oferece no processo de ensino e aprendizagem.
O computador tem sido utilizado fundamentalmente em dois campos: na gestão escolar e como instrumento de trabalho no próprio processo educativo.
Diante de tantos avanços tecnológicos o uso de computadores vem se tornando um instrumento pedagógico cada vez mas utilizado nas escolas por professores e alunos Por isso é de suma importância que as escolas implante maquinas e se adapte a essa nova tecnologia para uma boa formação dos seus alunos .
ResponderExcluirMércia Oliveira: Com certeza, os computadores na escola devem servir para melhorar a qualidade de ensino das escolas, mas muitas vezes eles estão sendo apresentados para resolver problemas sendo que sozinhos não solucionam os desafios existentes na educação. É necessária a intervenção do professor para que se faca um uso coerente e educativo desses meios
ResponderExcluiro computador hoje na escola é uma necessidade tanto para o quandro administrativo quanto para o alunado. porém o que se ver ainda são os chamados Info-centros, que, que deveriam está disponíveis aos alunos, infelizmente em algumas escolas não funcionam, levando os alunos as lan houses , o que pode prejudicar ao invés de pesquisarem o que estava proposto, acabam se desvinculando por falta de acompanhamento por profissionais da ária. Cristina Rita.
ResponderExcluirConvenhamos que os computadores contribua para um ensino de qualidade, desde que os mesmos seja utilizados de maneira correta por um profissional capacitado, incentivando o individuo a descobrir suas habilidades e assim contribuindo com o seu desenvolvimento. Renata Fereira.
ResponderExcluirO computador na escola é uma ferramenta fundamental para o ensino-aprendizagem tanto dos alunos que utilizarão para desenvolver seus conhecimentos quanto para o corpo administrativo. O professor precisa incluir em seus planejamentos pedagógicos, ações metodológicas que inclua o uso desses aparelhos pois facilitarão na aprendizagem e no desenvolvimento dos educandos. Jacenilda Alves.
ResponderExcluirO uso dos computadores na educação não pode mais ser questionado, porém não se deve adotá-lo como uma solução única para os problemas educacionais. Se a realidade atual mostra grandes transformações em todas as áreas da vida humana, os movimentos e as práticas educacionais não estão, e nem poderiam estar, ausentes a esses fatos. Nos últimos anos o sistema de ensino tem vindo a repensar os seus objetivos e modelos de funcionamento, procurando renovar-se e adaptar-se às novas exigências da sociedade atual. Entre os fatores que têm tornado necessário um repensar da escola, contam-se os rápidos desenvolvimentos tecnológicos a que estamos a assistir na sociedade e que, de alguma forma, esta repercutindo na prática educativa trazendo sempre um melhor funcionamento no desenvolvimento humano.
ResponderExcluirDiante das informações contida no texto observa-se que muitos desses computadores que é para ser usado na sala, fica guardado na secretária. Enquanto os alunos ficam na espera aguardando a sensibilidade por parte do corpo administrativo, principalmente por parte de alguns professores que não se adequá as informações para levar esses computadores aos seus alunos. Telma Mendes.
ResponderExcluirCom o avanço tecnologico se tornou uma luta para o professor conquistar a atenção dos alunos e com isso o educador deve tirar proveito das situações que acontece, utilizando o uso do computador com métodos inovadores incentivando a busca de conhecimento.
ResponderExcluirPrecisa ter envolvimento dos professores e de toda escola, pois além da implementação dos computadores é necessário observar o que acontece e como aconteçe essas práticas para que o uso dos mesmos sejam utilizados para o desenvolvimento dos seus conhecimentos.GORENISCE
ResponderExcluirO mundo está literalmente conectado a tecnologia, tudo encontrar-se ligado ao computador, a utilização do mesmo na sala de aula é de grande importância nem só para utilizar no processo educativo como também para prepara o aluno para uma sociedade em que a principal ferramenta de conhecimento é o computador.
ResponderExcluirSabendo manusear o computador tanto traz conhecimento como também lazer, fazendo assim com que o aluno divirta-se aprendendo e dando meios e métodos diferenciados aos mestres.
GEORGINA ROCHA LIMA
O reconhecimento de uma sociedade cada vez mais tecnológica deve ser acompanhado da conscientização da necessidade de incluir nos currículos escolares as habilidades e competências para lidar com as novas tecnologias. No contexto de uma sociedade do conhecimento, a educação exige uma abordagem diferente em que o componente tecnológico não pode ser ignorado.
ResponderExcluirVALDIZIANE MATOS DA SILVA
O computador é uma ferramenta tecnológica que possibilita que a escola melhore a qualidade de ensino. Apenas precisa ser visto pelo aluno como algo que acrescente e aprimore suas habilidades. As nossas crianças por crescerem em uma sociedade permeada de recursos tecnológicos dominam-os com maior rapidez do que os seus próprios professores. Por isso o uso da tecnologia na escola precisa ser monitorado de perto pelo orientador. Vale lembrar que o computador não substitui o papel do professor, é apenas uma ferramenta de grande utilidade.
ResponderExcluirCom o avanço da tecnologia , percebemos que cada vez mais o computador vem sendo inserido em sala de aula e em toda sociedade e esta cada vez mais liderado pelas tecnologias, proporcionado busca e conhecimentos para melhorar a infraestrutura das escolas. Maira dos reis santana
ResponderExcluirA inserção dos computadores na escola é, hoje, uma realidade constante e, como tal, merece atenção especial no que se refere ao uso dessa ferramenta como recurso metodológico. Equipar a escola com tais instrumentos significa voltar o olhar para a realidade dos educandos e ampliar o universo do conhecimento, levando em consideração o espaço desses sujeitos e os recursos nele presente a fim de melhorar a qualidade do ensino. Assim sendo, é imprescindível o uso dos computadores na escola, pois além de incluir os alunos no mundo informatizado, estimula-os para a participação ativa e interativa nas aulas despertando o interesse pelo novo.
ResponderExcluirO texto é bom pois os computadores são necessários em sala de aula porque vai ajudar muito o alunos como fazer contas na calculadora, jogos de memorização e o principal vai estar ajudando a avançar na vida social das tecnologias.Marina Carneiro Freitas Neta
ResponderExcluirDesde o seu inventor, o computador tem sido um elemento essencial para a sociedade, e por seu grande prestigio o mesmo é usado hoje no meio educacional, como fermenta incentivadora de aprimora e descobrir habilidades de alunos. Mas por parte do professor deve haver uma sensibilidade para que essa ferramenta importante seja usada de forma coerente, para alcançar os objetivos propostos pelo sistema educacional.
ResponderExcluirOs computadores na escola é um instrumento fundamental no processo de ensino, porque a aprendizagem de todos é fundamental nas diferentes áreas do conhecimento. É preciso que haja uma interação entre direção da escola e os professores educativas para que os alunos sentam-se seguras para usarem de forma correta os meios tecnológicos.
ResponderExcluirODETE TEREZINHA - PEDAGOGIA/ PEREIRA-BA