O USO ÉTICO E LEGAL DA
TECNOLOGIA DENTRO E FORA DA SALA DE AULA.
PECK, Patrícia; SLEIMAN, Cristina. O uso ético e legal da tecnologia dentro e
fora da sala de aula. In___: Pátio Revista Pedagógica. Porto Alegre: Artes
Médicas Sul. V. 1, n. 44, nov. 2007/jan. 2008.
Resumo[1]
Por:
Adriana
Moreira, Georgina Rocha, Landival Reis, Liomara Marques, Marina Carneiro, Mércia
Oliveira, Natan Marques, Paula Roberta.[2]
Um dos principais problemas enfrentados pelos professores
nas escolas é a disputa desigual entre a atenção do aluno para as suas aulas e
o uso dos meios tecnológicos dos quais a maioria não mais consegue se afastar,
além da utilização desenfreada e irresponsável, ficando os mesmos expostos a
qualquer tipo de transtorno que venha ocorrer a partir do uso inadequado e sem
controle. Professores travam uma batalha com possibilidades improváveis de
chegar a um possível acordo, onde as salas de aula estão quase que tomadas
pelos aparelhos tecnológicos e de acesso à internet. Vale então tentar aliar-se
a essas novidades no intuito de favorecer a aprendizagem e conscientizar a
todos para o uso responsável desses instrumentos. O mais importante é saber o
que e como esses meios de informação estão sendo usados para que isso não traga
problemas futuros envolvendo família, escola, e até mesmo a comunidade. A
privacidade das pessoas está ameaçada a todo o momento e os crimes e irresponsabilidade
no uso desses instrumentos é um dos maiores problemas enfrentados simplesmente
pelo mau uso dos mesmos. Várias situações como assédio sexual, racismo,
cyberbullying, etc., são os mais comuns, aonde as informações chegam às pessoas
numa velocidade impressionante e descontrolada, o que acaba tornando-os alvos
fáceis e indefesos. É claro que a tecnologia é uma grande aliada no intuito de
se adquirir mais e mais informações a respeito de tudo no mundo, inclusive foi
o principal instrumento que tornou real a tão falada globalização. No entanto,
o uso desses meios implica em saber como este uso está sendo feito, se de forma
responsável ou não. As pessoas muitas vezes não têm noção do perigo ao entrar
em contato com estranhos e sites maliciosos sem se dar conta de suas verdadeiras
intenções. Nesse sentido a escola tem um papel fundamental na orientação e no
procedimento diante das tecnologias, conscientizando alunos e pais para que
surta o efeito desejado. Crianças por exemplo, com acesso livre e sem
acompanhamento, vão aceitando tudo sem o conhecimento de causa, o que poderá
condicionar às vezes problemas e situações constrangedoras e irreversíveis. Todos
esses problemas e situações apontadas no texto fazem parte de uma série de
fatos que tenta nos deixar alerta para esse risco, “o perigo virtual”, e muitos
ainda resistem achando tudo isso que foi relatado, não passa de uma grande
bobagem, há ainda aqueles que querem mesmo é serem expostos e virarem notícia,
seja boa ou ruim, mas devemos estar seguros e prevenidos para a utilização
correta dos meios tecnológicos, os quais foram criados no intuito de fazer as
notícias e conteúdos importantes chegarem mais rápidos a qualquer destino,
encurtando distâncias e prestando serviços por meio da informação.
Muito se fala sobre as dificuldades que os professores passam em sala de aula, onde o uso desencadeado e desenfreado da internet, ofusca e desnorteia a utilização dos meios tecnológicos para o espaço/mundo educativo.
ResponderExcluirÉ de extrema admiração educadores que conseguem aliar-se a estes meios, mostrando ao alunado a possibilidade de aprender mediante o uso destes instrumentos tecnológicos. É de fundamental importância que os mediadores da educação esclareçam de forma bem consciente, as consequências trazidas pelo uso indevido dos acessos a internet e dos meios tecnológicos em uma forma geral.
Vivemos em um momento um tanto difícil de apreender a atenção dos alunos na sala de aula, pois estes se deixam influenciar exageradamente pelos meios tecnológicos alunos os principalmente pela internet, é necessário que os educadores procurem sensibilizar os seus alunos para o uso consciente e responsável desses instrumentos alertando sobre seus benefícios e malefícios, pois a internet, é um ótimo meio de informação, mas, é preciso saber discernir essas informações, procurando usar aquelas necessárias no desenvolvimento de sua aprendizagem. Marivania da Silva Medrado.
ResponderExcluirCLEOMAR VILAS BOAS
ResponderExcluirA tecnologia tem seu lado positivo e negativo. Desde cedo a criança já tem o livre acesso a internet e a rede sociais, é dever dos pais dialogar com seus filhos, tornado-os conhecedor dos perigos e armadilhas, que o uso indevido traz ao sujeito. A escola também tem o papel de conscientizar seu aluno orientando para o uso correto do mesmo, de uma forma saudável e responsável.
Sabendo dos perigos que há no mau uso da internet, cabe aos educadores se capacitarem para fazer uso das ferramentas de tecnologia para ensinar e ao mesmo tempo conscientizar seus educandos dos perigos que pode haver na rede, já que, acredita-se que esses meios de informação tecnológicos se tornarão essenciais para o processo educativo, uma vez que seu uso estimula a aprendizagem dessa geração que já nasceram mergulhados em tecnologia.
ResponderExcluirA tecnologia na sala de aula e de suma importancia na escola desde quando os usuarios saibam usa-los, o uso inadequado e prejudicial para o aprendizagem do aluno é preciso que o professor venha ter conhecimento e ao mesmo tempo conscientiza-los o bem e mau uso da internet. Rosineide de jesus santos
ResponderExcluirVivemos num período considerado por todos na era da tecnologia, há uma grande disputa para se conseguir a usufruir bem dela, na escola é um bom espaço para se explicar e orientar os educandos a usa-los esses meios tecnológicos com seriedades e responsabilidades para o bem de todos. Porem é um grande desafio na educação para os educadores lutarem buscando resultado positivo nesta área.Ivani santos lopes lima
ResponderExcluirGeovane
ResponderExcluirO principal papel do professor é mediar conhecimentos, sendo ele o agente transformador no processo de formação do cidadão. E neste mundo globalizado e desenfreado, faz-se necessário a preocupação em mostrar ao alunado a importância e os meios para utilização dos aparelhos tecnológicos e o uso da internet. Assim sendo, é urgente que os educadores tentem conscientizar seus alunos sobre as graves consequências ocasionadas pelo uso indevido da internet.
O texto ressalta a questão da tecnologia na atualidade, onde muitas vezes o professor disputa a tenção dos alunos em sala de aula com os aparelhos tecnológicos. O jeito então, é aliar-se a essa tecnologia, utilizando-á a favor da aprendizagem, e ao mesmo tempo chamando a atenção dos alunos para o uso correto desses recursos, já que muitas vezes são utilizados incorretamente.Adriana Nascimento de Jesus
ResponderExcluirA tecnologia a cada dia vem avançando mas e mas nas sala de aula, fazendo com que os alunos viaje pelo mundo virtual, mas para que essa tecnologia não acabe distanciando o aluno da escola,devemos orienta-los quais os benefícios e malefícios trabalhando assim essa realidade, mas também com a participação dos pais.Graciele Lima de Souza.
ResponderExcluirUltimamente está sendo difícil trabalhar em sala de aula, onde os alunos estão sempre em busca da tecnologia digital, o professor não deve se acomodar nas aulas,
ResponderExcluirdeve ajudar o seu aluno a interagir com as novas tecnologias. A família também tem seu papel de orientar e preparar seus filhos para esse mundo virtual. Elijane santos
Sabemos que a tecnologia tem o seu lodo bom e ruim, porém o mesmo, chega a tirar atirar a atenção dos alunos dentro da sala de aula. Então, cabe aos pais e professores saberem lidar com esses meios, conscientizando a todos o uso desse instrumento, para que não cheguem a prejudica-lós futuramente.
ResponderExcluirCEILZA DOS ANJOS SOUZA
Diante dos avanços tecnológicos, o uso da mesma tem seu lado negativo e positivo vai depender da maneira que vai ser usada, pode favorecer ou não o processo de aprendizagem. Hoje é um grande desfio do educador, conscientizar o educando dos perigos e malefícios do uso indevido da tecnologia.
ResponderExcluirValquíria Silva: O grande desafio atual dos educadores, dos pais e dos estabelecimentos de ensino é conseguir delimitar claramente quais são os valores que devem controlar o uso pelos alunos da tecnologia da informação e comunicação. Cabe aos educadores orientar os educandos sobre essas situações, a postura que devem tomar o que precisam evitar o que é ético, o que é legal, e alertá-los de que tais situações podem refletir até mesmo para os pais ou responsáveis legais e que isso implicara no seu desenvolvimento cognitivo do educando.
ResponderExcluirÉ imprescindível o cuidado e a responsabilidade que os meios tecnológicos exigem de quem os utiliza, pois estes estão “para tudo” eles permitem a busca rápida e instantânea de qualquer que seja o assunto e é aí onde mora o perigo. Pais, responsáveis e demais têm por obrigação e eu diria ainda mais que isso têm que vigiar religiosamente o uso dos meios tecnológicos aos quais seus filhos ou responsáveis têm acesso e também estar bem informados para no caso de qualquer coisa estranha saber como lidar com a situação e como e a quem recorrer.E ainda antes de tudo isso desde já educar seus filhos para o uso saudável da tecnologia em si.
ResponderExcluirIOLANDA CARNEIRO
É importante entendermos que o processo tecnológico que se dar no mundo não estar acontecendo de uma hora para a outra, era eminente o advento das tecnologias das maquinas e das mídias de informação. A problemática que envolve a educação versos tecnologia, se dar devido à escola ainda conserva um modelo tradicional de educação, ou seja, a escola a atual apesar de estar no século XXI ainda conserva os padrões e métodos educacional de uma escola do século XIV, ela precisa se aproximar mais da realidade de seus alunos e das novas tecnologias em que eles estão inseridos como usuários. A escola precisa se tornar interessante para seus alunos, estabelecendo uma proposta integracionista ao invés de criar leis e regras para conter a entrada da tecnologia. É preciso que a escola como mediadora do saber e das praticas sociais promova um dialogo com as famílias buscando estabelecer um acordo familiar no uso das chamadas mídias tecnológicas em seus espaços. Pois o problema que acontece dentro do muro da escola advém das famílias e acontece nas salas de aula. A escola precisa saber determinar o que é cotidiano dela do cotidiano tecnológico dos indivíduos que estão sob seus cuidados. A escola pode fazer uso das chamadas mídias social para postar, discutir, debater, compartilhar e curti os temas interdisciplinares, com os próprios educandos. Com isto ela estará não só mediando o ensino como também interagindo com os mesmo.
ResponderExcluirJÉSSICA REIS
ResponderExcluirO grande desafio para pais e educadores hoje, é concorrer com os avanços tecnológicos, principalmente com o uso desenfreado da internet, em casa e na sala de aula. O educador tem o principal papel, de mediador do conhecimento, sendo assim, cabe ao mesmo a responsabilidade, de alerta os educandos que a internet pode oferecer perigos se não for utilizada de forma adequada, conscientizando que tudo tem seu lado bom e ruim e que com a tecnologia não é diferente.
Sabemos que o perigo é constante diante de tanto avanços tecnológico, cabe a nós como educadores tira um aproveito dessa situação.Tentar passar para o aluno uma aprendizagem ampla e rica em conhecimentos mostrando seus pontos positivos e negativos.
ResponderExcluirNos dias de atuais encontramos uma grande dificuldade na concorrência com os meios tecnológicos, que à cada dia é mais frequente nas salas de aula. O uso desenfreado da internet tem causado muitos transtornos a jovens e familiares, por isso precisamos de uma conscientização da melhor maneira de usar as tecnologias ao nosso favor deixando claro os pontos positivos e os negativos que esses beneficíos podem nos trazerem.
ResponderExcluirEducar na sociedade digital não é apenas ensinar como usar os aparatos tecnológicos no ambiente escolar e fora dele. Educar é preparar indivíduos adaptáveis e criativos com habilidades que lhe permitam lidar facilmente com a rapidez na fluência de informações, acompanhando as transformações e sendo parte delas, de modo responsável, ético e legal. É preparar cidadãos digitais para um novo mercado de trabalho que exige postura adequada, segurança da informação, respeito às leis, inclusive na Internet.
ResponderExcluirEstamos diante de uma sociedade conectada, com o mundo virtual, por isso os pais devem estar atentos e conscientizando seus filhos dos perigos que estão na internet.
Temos, enquanto educadores, o compromisso de orientar o educando para a vida, pois os mesmos precisam aprender sobre a responsabilidade de seus atos na sociedade digital.
Estamos na era digital, onde praticamente tudo é tecnológico, a escola por sua vez não poderia ficar de fora, praticamente todos os alunos tem de certa forma um contato direto com algum aparelho tecnológico, porém como relata as colegas o seu mal uso dentro e fora de sala de aula pode causar vários riscos que poderá afetar grivamento a aprendizagem e o psicológico da pessoa, para amenizar os problemas que tais pode gerar é necessário que se entenda os riscos que poderá está correndo diante do mesmo, porque os mesmos também trazem muitos benefícios se utilizado da forma correta. Marileide Maria.
ResponderExcluirA tecnologia está ai acessível a todos, basta que se tenha a consciência de usa-los esses meios tecnológicos com responsabilidades e seriedade, com isso acaba sendo um dos papéis e um desafio para a escola de conscientizar seu aluno de como usa esse recurso mostrando os dois lados o positivo e o negativo .
ResponderExcluirproibição não é o termo para resolver algo, o que prevalece mesmo é o dialogo. Dessa forma é possível sim manter o uso tecnológico na sala de aula mas, para isso o educador deve se conscientizar e se preparar para desenvolver o seu papel, levando o seu tempo, o momento certo, o que é correto e que toda essa inovação pode ser usada para enriquecer seus conhecimentos ; mesmo porque o novo estará sempre em evidência. Cristina Rita.
ResponderExcluirPais e professores devem está aliados na incentivação do uso ético e legal das novas tecnologias. Todas essas preocupações devem ser abordados quando consideramos as consequências das mudanças socioeconômicas decorrentes da presença da tecnologia digital em nossa sociedade. contudo se o individuo for incentivado a fazer o uso correto dessas tecnologias e coloca-lo em pratica terá um bom desenvolvimento na sua educação pessoal e profissional. Renata Fereira.
ResponderExcluirO desafio atual dos professores, dos pais e dos estabelecimentos de ensino é conseguir delimitar claramente quais são os valores que devem reger o uso pelos alunos da tecnologia da informação e comunicação dentro do ambiente escolar e fora dela. O mau uso da tecnologia ou a idade imprópria para seu uso também gera desconforto e até mesmo ameaça para escola, família e sociedade. Contudo, devemos nos ater à tecnologia digital como uma estratégia pedagógica adicional e, portanto, não é necessário que esteja em todas as aulas. Mas, para isso o profissional precisa conhecer quais são os mais diversos meios de comunicação existente em nosso meio e os mais utilizados pela nossa sociedade. É preciso ficar atento pois fazer uso da tecnologia não se restringe apenas ao computador é muito ampla e vai além de nossa imaginação.
ResponderExcluirA escola precisa conscientizar os nossos alunos sobre as consequências do mau uso da tecnologia, os danos causados por irresponsabilidades dos usuários. A internet é uma fonte rica para o estudo e precisa, portanto a escola tem o dever de orientar como proceder diante das tecnologias para que surta o efeito desejado e se falando do uso legal fora da escola o dever de acompanhar os jovens ou as crianças é responsabilidade da família, pois só assim escola e família empenhados nessa missão poderão formar jovens conscientes e responsáveis. Jacenilda Alvez.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA escola, como uma instituição educadora, deve conscientizar os alunos sobre as consequências dos maus usos dessa nova tecnologias onde precisa ser informado, as possibilidades de desenvolver sua habilidades de forma coerente e com responsabilidade. Telma Mendes.
ResponderExcluirOs avanços tecnológicos trouxeram impactos gigantescos em nossa vida e esse novo cenário requer muitos cuidados por parte da escola e da sociedade.Esses jovens tão conectados precisa saber usar essas novas tecnologias para enriquecer seus conhecimentos de forma segura,responsável e legal.GORENISCE
ResponderExcluirÉ de fundamental importância termos cuidado ao postar fotos ou comentários na internet, pois na maioria das vezes temos a nossa privacidade invadida e a irresponsabilidade dos usuários são constante e nem sempre é usada com ética e legalidade. Neste caso é momento de pais e professores estarem próximos e acompanhando seus filhos e alunos nos acessos à internet. Aluna Rutinha
ResponderExcluirA chegada das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na escola trazem desafios e problemas. Lévy (1993, p. 7) lembrava já naquela época, que teríamos que inventar como gostaríamos que esta nova sociedade da informação fosse, do mesmo modo que inventamos a sua tecnologia. O espaço escolar é um dos mais adequados para a criação de soluções e adequação do sujeito a essa nova realidade levando-o a desenvolver habilidades e competências para informar-se, não para ser civilizado ou alfabetizado apenas, mas para melhorar a si mesmo, ativando funções críticas autônomas de avaliação de tais sistemas, por aquilo que fazem e pelo modo como fazem. (RAMOS, 1996, p. 6).
ResponderExcluirVALDIZIANE MATOS DA SILVA
É bom esta atualizado a ter a internet como um bom aliado , em sala de aula para o desenvolvimento do aprendizado lembrando que o bom companheiro pode virá um pesemo aliado é necessário o acompanhar e a orientação dos educandos. Adelma Lima Souza.
ResponderExcluirA tecnologia amplia o mundo da informação e da comunicação favorecendo a interação e a socialização entre os seres humanos. Pensando nisso, a escola deve desenvolver propostas de ensino que envolva a mídia como recurso didático pedagógico, contextualizando-a co a realidade, a fim de intermediar a ação do professor para a conscientização plena e responsável desses instrumentos e favorecer a aprendizagem dos educandos.
ResponderExcluirA tecnologia veio com o objetivo de proporcionar informações e rapidez a respeito de tudo que acontece no mundo, mas, é preciso que as pessoas tenham noção daquilo que é bom ou ruim. Então a escola tem um papel muito importante na orientação do uso da tecnologia e seus procedimentos virtuais, onde devemos saber utilizá-la corretamente estes meios.
ResponderExcluirODETE TEREZINHA - PEDAGOGIA - PEREIRA-BA
É necessário traçarmos um debate sobre o uso ético e legal da internet na atualidade, valorizando sua veracidade e contribuição para o desenvolvimento de novas aprendizagens, para isso é importante temos como filosofia escolar "formato gerenciadores de informações e não meros acumuladores de informações" (CURY, 2013).
ResponderExcluirParabéns todos que se empenharam em colaborar com essa discussão, apresentando seu ponto de vista a respeito da temática exposta acima.